Unifei realiza o V Simpósio sobre Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade

O Simpósio sobre Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade é organizado pelo PPG DTecS da Unifei.

Neste ano, o tema do evento foi Pluralidades e Desenvolvimento.

Diversos grupos de pesquisa da Unifei, como Neid, Travessia e Gepetec, colaboram para a formação de alunos e o aprimoramento das pesquisas em execução.

Nos dias 15, 16 e 17 de outubro foi realizado na Universidade Federal de Itajubá (Unifei) o V Simpósio sobre Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade. A edição denominada Pluralidades e Desenvolvimento foi organizada pelo Programa de Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade (PPG DTecS) da Unifei.

O evento teve como objetivo discutir e refletir sobre o desenvolvimento em inúmeras facetas, sendo elas econômicas, ambientais e sociais e levando-se em consideração o papel do Estado, do mercado, da sociedade civil e dos movimentos sociais. Além disso, no evento foi discutido o conhecimento dentro das correlações temáticas ligadas a tecnologias e sociedade, levando-se em consideração as pesquisas, e seus resultados, executadas não somente no PPG DTecS, como também as dos participantes envolvidos, as quais servem de subsídio para influenciar políticas públicas, formar quadros profissionais e dinamizar processos de desenvolvimento, em perspectivas locais.

No primeiro dia do Simpósio, durante a Mesa de Abertura, diversos convidados discutiram questões acadêmicas sobre o desenvolvimento brasileiro e a pluralidade tecnológica, social, de corpos e pensamentos. Na sequência, houve a apresentação de sete grupos, nos quais os participantes inscritos discutiram seus trabalhos dentro das seguintes temáticas: Mobilidade Urbana; Cultura e Tecnologias; Agricultura Familiar; Design e Inovação; Educação, Formação e Tecnologias; Meio Ambiente, Saúde e Trabalho e Diversidade e Desenvolvimento.

Durante o evento, ocorreram também minicursos com os temas: Recuperação de Áreas Degradadas com Sistemas Agroflorestais, ministrado por Brunna Araújo, aluna do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Unifei, e Diego Levit, mestre em Engenharia de Energia; Engenharia e Responsabilidade Social, pelo professor Antonio Carlos Zambroni de Souza, do Instituto de Sistemas Elétricos e Energia (ISEE); Entre a Democracia e a Tecnologia, Uma Relação dos Estudos da Técnica com a Sociedade, por Benerina Porfírio Branco e Lucas Gustavo de Souza Fonseca, alunos do PPG DTecS; Pesquisas e Práticas Interdisciplinares nas Ciências Humanas, por André Luiz da Silva e Régis de Toledo Souza, ambos da Universidade de Taubaté (Unitau), e Políticas Públicas para Cidades mais Inteligentes, pelo professor Hélio Lemes Costa Júnior, da Universidade Federal de Alfenas (Unifal). O evento foi finalizado com uma Mesa de Encerramento.

O Simpósio contou com a participação de pesquisadores das universidades federais de Alfenas (Unifal), Pelotas (UFPel), São Paulo (Unifesp) e Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), bem como da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), de Pouso Alegre, e Unitau, entre outras. Diversos grupos de pesquisa da Unifei, como o Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Desenvolvimento (Neid), Travessia e o Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Tecnologia (Gepetec), colaboram também para a formação de alunos e aprimoramento das pesquisas em execução.

Segundo Stefano Maximo Lopes, mestrando do PPG DTecS, o evento tem um caráter colaborativo, procurando integrar pesquisadores de diversas áreas e regiões brasileiras, divulgando as pesquisas realizadas dentro da Unifei e possibilitando a criação de vínculos acadêmicos e trocas de saberes, o que qualifica os trabalhos dos alunos. “O evento buscou fortalecer e divulgar as atividades de pesquisas e consolidar ações do PPG DTecS para que, em breve, possamos ter uma nova opção de doutorado interdisciplinar na Unifei”, afirmou Stefano.

Para mais informações sobre o PPG DTecS e eventos posteriores, os interessados devem acessar: https://www.facebook.com/dtecsunifei/.