Unifei realiza o XIV Semear na Semana do Meio Ambiente

Nos dias 5 e 6 de junho a Unifei realizou o XIV Seminário de Meio Ambiente e Energias Renováveis (Semear).

Equipe organizadora do Semear.

O seminário é promovido pelo Instituto de Recursos Naturais (IRN) e organizado pelo Centro Nacional de Referência em Pequenas Centrais Hidrelétricas (CERPCH).

Nos dias 5 e 6 de junho, a Universidade Federal de Itajubá (Unifei) realizou o XIV Seminário de Meio Ambiente e Energias Renováveis (Semear), promovido pelo Instituto de Recursos Naturais (IRN) e organizado pelo Centro Nacional de Referência em Pequenas Centrais Hidrelétricas (CERPCH). O evento foi sediado no auditório do Centro de Excelência em Eficiência Energética (Excen).

O Semear visa contribuir para a discussão, integração e intercâmbio entre alunos de graduação e pós-graduação, docentes, pesquisadores, consultores e profissionais que atuam na área ambiental, além de permitir a divulgação dos trabalhos desenvolvidos e o acesso a debates sobre temas relevantes apresentados por palestrantes convidados.

Neste ano, os artigos submetidos ao seminário contemplaram os seguintes temas: gestão ambiental, saneamento ambiental, uso de recursos ambientais e impactos sobre o clima, mudanças climáticas e impactos nas florestas; arborização urbana, saúde, resíduos sólidos, energias renováveis, sustentabilidade nas construções, recuperação de áreas degradadas, minimização e controle de poluição e interação clima e ambiente.

No dia 5 de junho, o evento iniciou-se com o credenciamento dos participantes e com a cerimônia de abertura. Logo após, Patrícia Vaz, engenheira agrônoma e ativista ambiental, ministrou uma palestra com o tema “Agrofloresta e sintropia: um caminho de vida”. Ainda no dia 5 foram realizadas as palestras “Energia fotovoltaica: mercado & oportunidades”, ministrada por Denício Coelho e Gustavo Sá, representantes da empresa Conecte Solar, e “Segurança de barragens”, por Adolfo Tribist, CEO da Brazil Hydro. Houve ainda apresentações de alunos da Unifei, do Centro Universitário de Itajubá (Fepi), da Universidade Federal de Alfenas (Unifal) e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UFTPR).

O segundo dia contou com uma palestra do professor Marcelo de Paula Correa, do IRN, com o tema “Unifei na Antártica”. Também foram realizadas diversas apresentações de artigos selecionados para o seminário. Ainda no dia 6, o Semear ofereceu o minicurso sobre Tecnologia dos Sistemas Fotovoltaicos, abordando composição e equipamentos, sistemas isolados versus sistemas conectados, dimensionamentos básicos, preços e regulação e cadeia de atividades.

Semana do Meio Ambiente

Do dia 3 a 7 de junho, aconteceu em Itajubá a Semana do Meio Ambiente, realizada em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho. Esta foi uma iniciativa de vários parceiros como: Unifei, Centro Universitário de Itajubá – Fepi, Emater Minas Gerais, Neurotec, ONG Resgacti, Polícia Militar Ambiental, Prefeitura Municipal de Itajubá e grupo Observadores do Amantikir.

No dia 3 de junho, os alunos da Fepi e da Unifei participaram de um passeio ecológico na Estação de Tratamento de Esgoto, no Aterro Sanitário (Cimasas) e no Horto Florestal Anhumas. Já na terça-feira, dia 4 de junho, os alunos das escolas municipais de Itajubá foram ao Parque da Cidade para o plantio de mudas frutíferas ao redor do lago.

No dia 5, a semana contou com o Semear, como parte de suas atividades, enquanto no dia 6, no Horto Florestal Anhumas, aconteceram várias oficinas práticas educativas do programa Conhecer Para Renovar. E para encerrar a Semana Municipal de Meio Ambiente, na sexta-feira, dia 7 de junho, foi realizada uma gincana aberta ao público na praça Theodomiro Santigo, além de exposições, mesas redondas, orientações sobre práticas ambientais e música ao vivo.

Mais informações sobre o Semear e sobre a Semana de Meio Ambiente podem ser acessadas nos links:

Site da Prefeitura Municipal de Itajubá – http://bit.ly/31JBac9