Unifei realiza reformas em seu Centro de Educação Física e Esportes

Visão geral do interior do ginásio após as reformas realizadas. Antes da instalação do placar.

Novo placar instalado.

O professor Dagoberto Alves de Almeida acompanhou as reformas realizadas no Cefe juntamente com os profissionais nelas envolvidos.

Para a reforma da quadra foi necessária a demolição de um palco antes existente no local.

Concretagem da parte da quadra onde antes havia um palco.

Após a retirada do palco, foram colocados novos tacos de madeira para a reconstrução da quadra.

Depois da reforma do piso, foram feitos a demarcação da quadra, o desenho do logotipo da Unifei no seu centro e a readequação das redes de proteção.

O telhado do ginásio também passou por reforma.

Calçada do ginásio poliesportivo antes das reformas realizadas.

Calçada no entorno do ginásio poliesportivo já concluída, depois das reformas.

Recentemente, a Universidade Federal de Itajubá (Unifei) realizou algumas reformas em seu Centro de Educação Física e Esportes (Cefe). A principal delas foi a da quadra do ginásio poliesportivo, que foi readequada para melhor atender alunos e servidores da instituição.

Devido a uma forte chuva de granizo que causou danos ao telhado do ginásio e ocasionou goteiras, danificando o piso de madeira da quadra, ela foi interditada desde o dia 19 de outubro de 2016, porém a obra somente teve início no dia 29 de dezembro, sendo concluída e entregue provisoriamente em 03 de junho deste ano. Atualmente, a quadra tem como finalidade exclusiva a ambientação de práticas físico-esportivas, atendendo de forma oficial a quatro modalidades esportivas diferentes: basquete, futsal, handebol e vôlei.

Servidores do Cefe e da Diretoria de Obras (DOB) da Unifei estiveram envolvidos na reforma, que contemplou: substituição do piso das calçadas no entorno do ginásio, melhorando a mobilidade; troca das telhas de policarbonato por telhas metálicas, mais resistentes às intempéries; demolição do palco para ampliação da quadra, possibilitando atender às dimensões oficiais de futsal e handebol; instalação de gradil na parte onde foi retirado o palco para divisa com a arquibancada; execução de laje para complementação da quadra; instalação de taco; lixamento do piso e nova pintura com tinta epóxi para demarcação poliesportiva.

Além dessas obras, foram realizados outros serviços pela equipe de infraestrutura da DOB: reinstalação do placar eletrônico em local de maior visibilidade; remoção e descarte das antigas estruturas de basquete que representavam risco aos usuários; aquisição de novo par de tabelas oficiais de basquete com estrutura móvel e estofado de proteção; construção dos novos receptáculos dos postes de vôlei devido à mudança do centro da quadra; nova pintura das traves de futsal; readequação das redes de proteção ao público; pintura das paredes internas da quadra; pintura da logomarca da Unifei acima do placar eletrônico; instalação de carpete sob as bases das traves de futsal e handebol para proteger o piso durante o manuseio; reforma para aumento da calçada da fachada do ginásio, construção de patamar em frente aos guichês, escada e rampa de acesso para usuários da quadra e troca de lâmpadas do sistema de iluminação da quadra.

Segundo o coordenador do Cefe, Rafael de Paiva Pereira Thiers Vieira, em julho já foram realizadas algumas atividades para testar a nova estrutura, como o treinamento das equipes que disputaram os Jogos Universitários Mineiros, em Uberlândia – MG, no mesmo mês. Contudo, a liberação para uso comum da quadra ocorrerá a partir do dia 9 de agosto, paralelamente ao início dos projetos físico-esportivos ofertados pelo Cefe no segundo semestre, pois foram necessários alguns retoques na pintura.

Com relação às obras realizadas, o engenheiro Ederson da Silva Teixeira, responsável pela DOB, informou que a parte licitada ficou no valor de R$ 178.233,61 e que ainda há áreas no Cefe que precisam ser reformadas, como, por exemplo, vestiários e banheiros, além do sistema de iluminação e ventilação. No entanto, isso depende da disponibilidade de recursos para que uma nova reforma possa acontecer no local.

Quanto às novas obras a serem feitas no Cefe, o coordenador Rafael Vieira disse que já encaminhou uma relação de necessidades futuras de reformas e construções à sua chefia imediata, com ordenação de prioridades em função do desenvolvimento da educação física e dos esportes na instituição, a qual seria posteriormente encaminhada ao Comitê Gestor de Infraestrutura (CGInfra) da Unifei.