Unifei realiza reformas na Biblioteca Mauá para melhor atender seus usuários

 Desde o início de janeiro de 2017, estão acontecendo as atividades de reforma na Biblioteca Mauá (BIM), no campus sede da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), quando foi iniciada a alteração de leiaute do prédio. A obra inclui ainda a colocação de pisos e divisórias e adequações elétricas.

 No final de 2018, houve a mudança dos acervos de livros e de periódicos, que foram transferidos para o segundo andar da BIM, assim como a secretaria e a área referente ao processamento técnico. O objetivo é a adequação do espaço do Biblioteca para o melhor atendimento aos usuários.

Mudanças

 A diretora da BIM, Cristiane Neli Carvalho Carpinteiro, informou que a mudança dos acervos para a parte superior do prédio foi feita pelo fato de o espaço disponível no andar térreo já não mais comportar a quantidade de livros e periódicos. “Como compram-se livros durante todo o ano, precisávamos de um espaço maior”, explicou a diretora.

 Ela disse que onde funcionava até então o acervo de livros será construído um auditório maior, e as demais áreas do térreo serão destinadas para um melhor aproveitamento pelos alunos, com a ampliação do espaço do salão de leitura e estudos. Também serão construídas salas de estudo em grupo e individuais e haverá uma sala maior com computadores para pesquisas dos usuários da BIM.

 De acordo com o engenheiro Ederson da Silva Teixeira, responsável pela Diretoria de Obras e Infraestrutura (Dobi) da Unifei, o auditório que já existe na BIM, em princípio, será mantido no 2º andar, porém, essa decisão dependerá, também, da execução de um novo auditório previsto no projeto de reforma, o qual terá capacidade para acolher 452 pessoas. “Somente, então, o uso do espaço do Auditório Professor Luiz Goulart de Azevedo será definido. A reforma ou alteração se dará conforme o uso definido para o local”, disse o diretor da Dobi.

 Devido às obras realizadas, a BIM deixou de atender público no dia 07 de janeiro, quando foi iniciada a mudança do acervo. Porém, desde o dia 12 de fevereiro, a BIM está atendendo normalmente de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 21h30.

 A diretora Cristiane informou que, como acordado em reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração (Cepead) da Unifei, com as reformas realizadas, o prédio será destinado exclusivamente para atividades da Biblioteca e como área de estudo para os alunos da Universidade. “Desde que o prédio foi construído, a intenção era que ele fosse todo para a Biblioteca. No entanto, na época, isso não foi possível. Por isso, agora estamos muito felizes que a BIM tenha ganhado um espaço maior, para melhor atender aos alunos, contribuindo, assim, para o ensino e a pesquisa desta Universidade”, concluiu a diretora.

A estrutura da BIM

 A Biblioteca Mauá é um órgão ligado à Reitoria da Unifei e seu principal objetivo é apoiar os programas de ensino, pesquisa e extensão da Instituição, através da prestação de serviços na área de informação científica e tecnológica.

 Ela é uma fonte de recursos de aprendizagem e de informação, estendendo-se no âmbito da cultura e lazer, para favorecer o aprimoramento intelectual de seus usuários. Sua missão é contribuir na geração do conhecimento, preservar e disseminar a informação, em consonância com a missão da Unifei.

 As instalações da BIM traduzem praticidade e conforto, distribuídas em diferentes e amplos espaços: direção, secretaria, processamento técnico, acervo de periódicos, acervo de livros, área de computadores, salão de leitura e espaço para exposições.

 Atualmente, a BIM conta com duas bibliotecárias, sendo uma a diretora do Sistema de Bibliotecas, que inclui a Biblioteca do campus de Itabira. Há ainda quatro servidores que trabalham no acervo de livros, durante três turnos de atendimento, nos horários das 8 às 12 horas e das 13 horas às 21h30.

 A BIM conta também com três servidoras que atuam no processamento técnico, onde todo o material bibliográfico é preparado para ser disponibilizado ao aluno. Há também um servidor responsável pela parte de compras da Biblioteca, uma servidora que atua na seção de periódicos e uma secretária.

 Outras informações sobre a Biblioteca Mauá da Unifei podem ser obtidas em: https://unifei.edu.br/biblioteca-maua/

Área do andar superior da BIM destinada ao acervo de livros.

Visão da área de atendimento aos usuários no acervo de livros.

Área do andar superior da BIM destinada aos usuários para estudos e consultas de livros.

Início da montagem do acervo de livros no andar superior da BIM.

Nova área do acervo de livros, agora localizada no andar superior do prédio da BIM.