
A UNIFEI realizou no final de 2022 o 24º Encontro da RMPI.

O evento, que aconteceu de forma híbrida, contou com a presença do reitor da UNIFEI, professor Edson da Costa Bortoni, e de outras autoridades acadêmicas.

A coordenação administrativa do NITE da UFOP apresentou o caso de sucesso de sua instituição.

O caso de sucesso do IFNMG foi apresentado por Norimar de Melo Verticchio, coordenador do NIT do Instituto.

O pró-reitor de Administração do INFMG, professor João Leandro, proferiu uma palestra sobre Valoração.

A procuradora-chefe adjunta da UFSS, Rochele Vanzin, fez palestra sobre Prestação de Serviços.

A conversa sobre Conflito de Interesse foi conduzida pela coordenadora da comissão empresarial da ANPEI, Patrícia Gestic.

Leopoldo Muraro proferiu palestra sobre Transferência de Tecnologia.

Rodrigo Pereira, do INPI, falou sobre Tratado de Cooperação em Matéria de Patentes.

A conversa sobre Parceria Público-Privada foi feita com as participações do professor Marcos Aurélio, do secretário Fernando Bissacot e do diretor Maurício Bitencourt.
A Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) realizou o 24º Encontro da Rede Mineira de Propriedade Intelectual (RMPI), associação sem fins lucrativos que apoia as instituições científicas e tecnológicas de Minas Gerais na área de propriedade intelectual e de gestão da inovação, o que fortalece o desenvolvimento da proteção do conhecimento científico e tecnológico no Estado.
O evento, que aconteceu de forma híbrida, contou com a presença do reitor da UNIFEI, professor Edson da Costa Bortoni; do pró-reitor de Extensão da UNIFEI, professor Guilherme Sousa Bastos; do coordenador da RMPI, Rodrigo Gava, da Universidade Federal de Viçosa (UFV); da representante da coordenação da RMPI, professora Juliana Crepalde, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e do chefe da Auditoria da UNIFEI, Leonardo Vaz Ribeiro.
Após a composição da mesa, houve a apresentação do caso de sucesso da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), realizada pela coordenadora administrativa do Núcleo de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo (NITE), Izabel Cristina da Silva. Em seguida, foi a vez do coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Norimar de Melo Verticchio, apresentar o caso de sucesso de sua instituição. E para finalizar os eventos da manhã, o pró-reitor de Administração do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), professor João Leandro Cássio de Oliveira, proferiu uma palestra sobre Valoração.
No período da tarde, houve uma palestra sobre Prestação de Serviços, feita pela procuradora-chefe adjunta da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFSS), Rochele Vanzin Bigolin. Na sequência, foi realizada uma conversa sobre Conflito de Interesse, conduzida pela coordenadora da Comissão Empresarial da Associação Nacional de Pesquisa em Empresas Inovadoras (ANPEI), Patrícia Gestic. E a última atividade do primeiro dia foi uma Sala de Prosa, com o desafio dos NIT’s, um espaço aberto para compartilhamentos.
No segundo dia, durante a manhã, foi realizada uma plenária reservada aos coordenadores membros da RMPI. À tarde, o coordenador do Fórum de Procuradores-Chefes e da Câmara de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leopoldo Gomes Muraro, proferiu uma palestra sobre Transferência de Tecnologia. Na sequência, Rodrigo de Paula Pereira, do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), falou sobre Tratado de Cooperação em Matéria de Patentes.
A última atividade do 24º Encontro da RMPI foi uma conversa realizada no Auditório Aureliano Chaves, do Instituto de Engenharia de Produção e Gestão (IEPG) da UNIFEI, sobre Parceria Público-Privada, que contou com a presença do professor Marcos Aurélio de Souza, do Instituto de Engenharia Mecânica (IEM); do secretário municipal de Ciências, Tecnologia, Indústria e Comércio de Itajubá, José Fernando Grassi Bissacot, e do diretor executivo da Associação Itajubense de Inovação e Empreendedorismo (INOVAI), Maurício Pinho Bitencourt.
Sobre a RMPI
A RMPI foi criada em julho de 2003 por iniciativa dos dirigentes das instituições de ensino e pesquisa de Minas Gerais, que se reuniram na Reitoria da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e assinaram o protocolo de intenções.
No dia 17 de abril de 2007, a RMPI passou a integrar o conjunto de redes credenciadas e fomentadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) por meio do programa de apoio a redes, evidenciando a busca constante pelo aumento do número de suas atividades, sempre com qualidade, de modo a auxiliar no fomento e na consolidação da prática da propriedade intelectual no Estado e consequentemente no Brasil.
Atualmente, a rede é composta por 26 membros filiados, entre instituições científicas e tecnológicas, e seis membros afiliados. A UFMG e a Universidade Federal de Viçosa (UFV) são responsáveis pela sua coordenação.
A RMPI atua nas instituições científicas e tecnológicas, auxiliando na definição de políticas de proteção intelectual, na implantação dos núcleos de inovação tecnológica, na capacitação de recursos humanos para atuarem na gestão da proteção do conhecimento e na transferência de tecnologia.
Além disso, a rede promove eventos com o intuito de discutir e disseminar o aprendizado de temas relativos à propriedade intelectual, evidenciando a relevância do assunto para as instituições científicas e tecnológicas, para o Estado de Minas Gerais e para a sociedade brasileira.
Os objetivos da RMPI são potencializar e difundir o papel das universidades e dos centros de pesquisa nas atividades de cooperação com o setor empresarial, estimular a capacitação profissional na área de propriedade intelectual, mapear e divulgar as atividades e indicadores de propriedade intelectual e inovação tecnológica no Estado, apoiar eventos e cursos de interesse de seus membros e promover a articulação e o intercâmbio entre os seus membros, entre outros.