UNIFEI recebe estudantes nigerianos por meio de parceria entre universidades brasileiras e entidades ligadas à pesquisa agrícola

Equipe da DRI da UNIFEI com o aluno de mestrado Uchenna Onu.

O aluno nigeriano Uchenna Onu, que cursa a pós-graduação em Engenharia Elétrica na UNIFEI.

Mesa da solenidade de abertura do I Simpósio ARIFA, realizado na UFV.

Autoridades e organizadores presentes no I Simpósio ARIFA.

Representantes das universidades parceiras no Brasil presentes no evento.

Autoridades e representantes de universidades da Nigéria participantes do simpósio.

Alunos nigerianos de universidades parceiras no Brasil presentes no I Simpósio ARIFA.

Por meio da parceria ARIFA-FARA-TETFund-UFV, a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) recebeu o aluno de mestrado Uchenna Onu, que é da Nigéria, no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, para desenvolvimento de pesquisas na área de concentração em Automação e Sistemas Elétricos Industriais, e aguarda a chegada dos estudantes Geoffrey Onyebuchi Okafor e Mohammed Ghali Aminu, também nigerianos, no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, na área de concentração em Térmica, Fluidos e Máquinas de Fluxo.

Com o objetivo de promover a internacionalização da UNIFEI, a Diretoria de Relações Internacionais (DRI) apresentou detalhes sobre a parceria citada aos programas de pós-graduação que se mobilizaram para ministrar aulas em inglês e apoiar os alunos nigerianos, destacando como fundamental a cooperação dos coordenadores dos programas e professores envolvidos.

Acordo

O acordo entre o Fórum de Pesquisa Agrícola na África – FARA (Forum for Agricultural Research in Africa), o Fundo Fiduciário de Educação Superior da Nigéria – TETFund (Tertiary Education Trust Fund) e a Associação Brasileira de Educação Internacional (FAUBAI) foi assinado durante o I Simpósio do Programa Bolsa de Pesquisa e Inovação Agrícola para a África – ARIFA (Agricultural Research and Innovation Fellowship for Africa), que ocorreu na Universidade Federal de Viçosa (UFV) nos dias 28 e 29 de abril.

O simpósio foi realizado dentro do convênio FARA-TETFund com a UFV, agora aberto para a participação das universidades federais de Itajubá (UNIFEI), Ouro Preto (UFOP), Lavras (UFLA) e Goiás (UFG) e a Universidade Estadual Paulista (UNESP). Dessa forma, essas instituições de ensino superior brasileiras podem receber professores nigerianos para capacitação, como também estender o programa para bolsistas de doutorado, pós-doutorado e treinamento técnico.

A DRI agradeceu os professores da UFV Vladimir Oliveira Di Iorio, diretor de Relações Internacionais, e Francisco Murilo Zerbini Junior, assessor especial da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, pelo convite feito à UNIFEI para participar dessa parceria, que abre possibilidades de inovação dos seus cursos na agricultura e segurança alimentar na Nigéria.

Simpósio

O professor Eduardo Crestana Guardia, coordenador de Relações Internacionais da DRI, representou a UNIFEI durante o I Simpósio do Programa ARIFA. O evento foi aberto pelo embaixador da Nigéria no Brasil, professor Muhammad Makarfi Ahmad, que compôs a mesa juntamente com os professores Yemi Akinbamijo, diretor executivo do FARA; Sonny S. T. Echono, secretário executivo do TETFund, e Raul Narciso Carvalho Guedes, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFV, que representou o reitor, professor Demetrius David da Silva. A condução das atividades foi realizada pelos professores Vladimir Oliveira Di Iorio, Francisco Murilo Zerbini Junior e Abdulrazak Ibrahim.

O Programa ARIFA visa produzir uma nova geração de força de trabalho adequada para fazer a reengenharia do setor agroalimentar africano a fim de suprir os fatores da rápida transformação agrícola que deverá ocorrer nos próximos 10 anos. A meta é formar, pelo menos, 5.000 profissionais nas instituições africanas, universidades, colégios técnicos e comunidades rurais, chamadas de Plataformas de Inovação (IPs). Outras informações sobre o programa estão em: https://faraafrica.org/help/.

O FARA é a organização continental responsável pela coordenação e defesa da Pesquisa Agrícola para o Desenvolvimento (AR4D) na África, atuando como o braço técnico da Comissão da União Africana em assuntos relacionados a ciência, tecnologia e inovação da agricultura. Mais detalhes sobre a entidade estão disponíveis em: https://faraafrica.org/.

O TETFund é uma agência de intervenção criada para fornecer apoio complementar a todos os níveis de instituições públicas de ensino superior com o objetivo principal de usar o financiamento em conjunto com a gestão de projetos para a reabilitação, restauração e consolidação do ensino superior na Nigéria. Mais informações sobre esse fundo podem ser consultadas em: https://tetfundserver.com/.

Para saber mais sobre o simpósio realizado em Viçosa, podem ser acessados os seguintes links:

https://youtu.be/dellSmMjlyA

https://youtu.be/S7aWVnsAPng

https://www2.unesp.br/portal#!/noticia/36832/unesp-amplia-dialogo-com-a-africa-nas-ciencias-agrarias

https://dri.ufop.br/read/1546-ufop-participa-do-i-simposio-arifa-fara-tetfund

Confira também matéria já publicada em outubro de 2021 no site da UNIFEI sobre a parceria:
https://unifei.edu.br/blog/parceria-para-capacitacao-e-promocao-do-desenvolvimento-agricola-de-paises-africanos-acelera-o-processo-de-internacionalizacao-dos-programas-de-pos-graduacao-da-unifei/