
No dia 10 de outubro, a UNIFEI recebeu a visita de membros da Technische Universität Bergakademie Freiberg (TUBAF).

Entre os visitantes estavam o professor Matthias Reich, uma pesquisadora e quatro alunos da instituição de ensino alemã.

O grupo da Alemanha pôde conhecer a estrutura da UNIFEI e alguns de seus projetos.

Os visitantes foram recebidos no NUSEC pelos professores Marcos Aurélio, Fernando Barca, Marcelo Pirani e Andreas Nascimento e pelo UNIFEI SPE Student Chapter.

Os visitantes também estiveram no CTPB, na área de expansão da UNIFEI.

Depois de seus compromissos na UNIFEI e no CTPB, os visitantes participaram de um happy hour no Parque Municipal de Itajubá.
A Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) recebeu, em outubro, visitantes do Instituto de Engenharia de Perfuração e Fluido de Minas da Technische Universität Bergakademie Freiberg (TUBAF), instituição pública de ensino alemã focada em tecnologia. A visita foi organizada pelo professor Andreas Nascimento, do Instituto de Engenharia Mecânica (IEM), e a delegação foi recebida pelos professores Edson da Costa Bortoni, reitor, e Tales Cleber Pimenta, diretor de Relações Internacionais (DRI).
A UNIFEI e a TUBAF possuem um acordo de cooperação de foco técnico-científico e em mobilidade vigente desde abril de 2023, que permite a troca de experiências e o intercâmbio de conhecimento entre os estudantes e servidores de ambas as instituições e oportuniza espaço para capacitação docente e representação institucional, além de estreitar e fortalecer suas relações com grandes corporações técnico-científicas e acadêmicas estrangeiras.
Entre os visitantes estavam o professor Matthias Reich, chefe da Cátedra de Engenharia de Perfuração e coordenador acadêmico do acordo de cooperação; a pesquisadora assistente em Engenharia de Perfuração Dra. Silke Röntzsch, e alunos da ênfase de Engenharia de Petróleo, Christian Gläser, Jona Wabner, Lars Ewert e Telma da Silva, que, eventualmente, poderão pleitear intercâmbio para a UNIFEI.
Visita
Entre 8h30 e 9h30, os professores Bortoni, Tales e Andreas recepcionaram os visitantes com uma breve apresentação sobre a UNIFEI e os projetos nela desenvolvidos, destacando a recente inauguração do Centro de Hidrogênio Verde (CH2V). Os integrantes da universidade alemã se mostraram entusiasmados e interessados pelas atividades desenvolvidas na Universidade, em especial as dos Projetos Acadêmicos de Competição Tecnológica, como a Uai!rrior e a Black Bee Drones.
Em seguida, os professores Marcos Aurélio de Souza, Luiz Fernando Barca e Marcelo José Pirani, do Instituto de Engenharia Mecânica (IEM), juntamente com estudantes que integram o núcleo estudantil da Society of Petroleum Engineers (SPE) na UNIFEI, acompanharam os visitantes durante sua passagem pelo Núcleo de Separadores Compactos (NUSEC) e também pelo Centro Tecnológico para o Pré-sal Brasileiro (CTPB), que fica na área de expansão da Universidade.
À tarde, os visitantes puderam conhecer melhor as estruturas da Universidade, como seus laboratórios, blocos e áreas de convivência. Também lhes foram apresentadas as oportunidades para intercâmbio, desenvolvimento de projetos conjuntos, além das iniciativas da UNIFEI e da TUBAF em ações envolvendo o setor energético e áreas afins.
Na oportunidade, o engenheiro Jose Francisco Toesca Baldassim, ex-aluno da Instituição, fundador e diretor executivo da RZX Tecnologia, uma das startups da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (INCIT) da UNIFEI, apresentou suas iniciativas na área de perfuração e performance operacional.
Depois desses compromissos, os visitantes participaram de um happy hour no Parque Municipal de Itajubá.
Cooperação
A visita realizada faz parte do acordo de cooperação entre as duas instituições. Na UNIFEI, o coordenador acadêmico dessa parceria é o professor Andreas Nascimento, do IEM. O docente mantém uma relação próxima com o professor Matthias Reich, desenvolvendo ações conjuntas, desde junho de 2022, quando visitou a TUBAF, para realizar atividades técnico-científicas, conforme registrado em matéria veiculada no site da UNIFEI: https://unifei.edu.br/blog/professor-da-unifei-realiza-visita-tecnico-cientifica-a-instituicoes-da-alemanha-que-desenvolvem-pesquisas-sobre-petroleo-e-hidrogenio/
Segundo o professor Matthias Reich, a TUBAF está aberta e interessada em estreitar os laços com a UNIFEI, intensificando a mobilidade na área de tecnologia de perfuração. “Infelizmente, o interesse por essa área tem diminuído nos últimos anos, justificando-se a importância de ações que incentivem a capacitação e a formação de recursos humanos. A exemplo, em conjunto com o professor Andreas, registramos a solicitação de um apoio financeiro para o desenvolvimento de projeto temático, via Alexander von Humboldt/CAPES, para fins de viabilizar uma estada dele na TUBAF para o ano de 2024”, disse Matthias Reich.
De acordo com o professor Andreas, a equipe da DRI tem sido parceira e essencial à manutenção da internacionalização dentro da UNIFEI e, por meio da visita realizada, foi possível ratificar a importância e avançar com uma disciplina extremamente importante no momento atual de transição energética: a Engenharia de Perfuração. “Ela também exerce um papel importante no acesso a muitos recursos naturais hoje em eminência, de forma que o conhecimento da indústria petrolífera pode ser aplicado para esta finalidade, viabilizando o acesso ao hidrogênio nativo, a sistemas geotérmicos e a poços de armazenamento, dentre outros”, completou o professor Andreas.