Unifei reestrutura o NAI e se prepara para inauguração do Centro de Inclusão

A visita do reitor, professor Dagoberto, e dos responsáveis pela DAC, PRGP e Dobi ao NAI aconteceu no início de abril.

Para garantir a participação plena e efetiva dos alunos com deficiência em todas as atividades acadêmicas, o NAI recebeu o novo espaço.

O objetivo da visita foi conhecer a organização física do NAI e planejar o suprimento das necessidades de infraestrutura e de equipamentos que a equipe atual apresentou.

Durante a visita, foi apresentado o organograma do NAI.

Organograma do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) em 2018.

O reitor da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), professor Dagoberto Alves de Almeida, esteve visitando o novo espaço onde está instalado o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), que fica próximo ao Centro de Esportes e Educação Física (Cefe). Também participaram da visita o professor Rogério Frauendorf de Faria Coimbra, pró-reitor de Gestão de Pessoas; Tiago Vitoi Esaú Ribeiro, da Diretoria de Assuntos Comunitários (DAC), e Ederson da Silva Teixeira, da Diretoria de Obras e Infraestrutura (Dobi).

Em 2018, dez alunos com deficiência iniciaram seus cursos de graduação no campus sede Unifei. Para acolhê-los de forma respeitosa e com equiparação de oportunidades educacionais, a Reitoria, com apoio da DAC e da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PRGP), está reestruturando o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI).

Antes disso, a Unifei já vinha se preparando para essa sua nova fase por meio de ações afirmativas, como eliminação de barreiras arquitetônicas e formação, desenvolvimento e pesquisa em tecnologias assistivas, por intermédio do NAI e do Núcleo de Estudos em Formação Docente, Tecnologias e Inclusão (Nefti).

Agora, com o objetivo de garantir a participação plena e efetiva dos alunos com deficiência em todas as atividades acadêmicas, o NAI recebeu novo espaço – o antigo “Postinho” – para recepção dos discentes, diálogo com os professores, preparação e disponibilização de materiais pedagógicos adaptados e para realização de diversas atividades ligadas à inclusão.

A visita do reitor e das chefias da DAC, PRGP e Dobi ao novo espaço do NAI teve a finalidade de consolidar esse local como uma referência a toda a comunidade. O objetivo foi conhecer a organização física do Núcleo e planejar o suprimento das necessidades de infraestrutura e de equipamentos que a equipe atual apresentou. A culminância de todas essas iniciativas será a inauguração do Centro de Inclusão, prevista ainda para este ano.

O NAI da Unifei é coordenado pela professora Paloma Alinne Alves Rodrigues Ruas, do Instituto de Física e Química (IFQ), que é a responsável pelas atividades de formação pedagógica para a comunidade Unifei. As ações de comunicação e divulgação do núcleo ficam por conta da professora Betânia Mafra Kaizer, também do IFQ. Já as ações de orientação pedagógica aos docentes e alunos estão sob a responsabilidade da servidora técnica e pedagoga Cibele Faria Cunha, e as ações administrativas são realizadas pela administradora Eliane Fowler.

O Núcleo conta também com as presenças de estagiários que atuam nas áreas de propaganda e marketing e de administração, além de bolsistas de iniciação científica e de uma responsável pela monitoria inclusiva para adaptação de material didático.