Unifei sedia Cerimônia de Primeira Promessa de grupo de escoteiros

Evento reuniu grupo de escoteiros do Sul de Minas e do Estado de São Paulo.
| Fotos: GEARWB / EMA-IEM-Unifei.

O chefe de Gabinete da Reitoria da Unifei, professor José Arnaldo Barra Montevechi, em momento de interação com o público participante. | Fotos: GEARWB / EMA-IEM-Unifei.

Integrantes do GEARWB participando do cerimonial de recebimento do Lenço do Grupo. | Fotos: GEARWB / EMA-IEM-Unifei.

Um dos momentos da Cerimônia de Primeira Promessa do GEARWB.
| Fotos: GEARWB / EMA-IEM-Unifei.

Centenas de escoteiros do Sul de Minas Gerais e do Estado de São Paulo se reuniram no campus sede da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) para participar da Cerimônia de Primeira Promessa do Grupo Escoteiros do Ar Presidente Wenceslau Braz de Itajubá (GEARWB).

A cerimônia contou com as presenças dos professores José Arnaldo Barra Montevechi, chefe de Gabinete da Reitoria, e Patrícia da Silva Lopes Alexandrino, do Instituto de Engenharia Mecânica (IEM), coordenadora adjunta do curso de graduação em Engenharia Mecânica Aeronáutica (EMA), além do secretário municipal de Administração de Itajubá, André Carlos Alves da Silva.

Em parceria com a Unifei, o GEARWB possui apoio técnico de alunos, professores e pesquisadores que ajudam a transmitir o conhecimento básico inicial da área de Aeronáutica aos membros juvenis, de forma prática e divertida.

Segundo os integrantes do grupo, o escotismo é uma organização educacional que incentiva jovens a assumirem seu próprio desenvolvimento, envolvendo-se com a comunidade, preocupando-se com o próximo e com o meio ambiente e visando construir um mundo melhor. Atualmente, com mais de 44 milhões de adeptos em todo o mundo, o escotismo reúne um público bem heterogêneo, considerando as diferenças de seus participantes e celebrando a vida por meio do convívio com a natureza e do aprender fazendo.

O GEARWB proporciona a crianças, adolescentes e jovens a oportunidade de saberem mais sobre o mundo da Aeronáutica a partir de conhecimentos técnicos em Mecânica Aeronáutica, Aeromodelismo, Astronomia e Ornitologia, ajudando a despertar o interesse por essa área, sem deixar de lado o convívio com a natureza em atividades escoteiras básicas.

A presidente do Grupo, chefe Josiane Schumann, recebeu do diretor regional para o Distrito Sul de Minas, chefe Wagner Teixeira, o Lenço do Grupo, que simboliza a identidade da nova unidade escoteira. Em seguida, toda a chefia e os membros infanto-juvenis fizeram sua Promessa Escoteira e receberam o lenço.

Para fazer parte do GEARWB, o membro juvenil deve ter entre 6,5 e 20 anos, ser alfabetizado, ter o comprometimento dos responsáveis legais, os quais devem agendar uma palestra informativa, na qual serão passadas todas a condições de participação no grupo. O membro adulto deve ter mais de 21 anos, podendo atuar como chefe escotista e chefe dirigente, entre outras funções.

Mais informações sobre o GEARWB podem ser acessadas em: http://www.gearwb.org/index.php.