Unifei sedia o lançamento oficial da Associação Itajubense de Inovação e Empreendedorismo – Inovai

No início do evento, o reitor da Unifei, professor Dagoberto Alves de Almeida, deu as boas-vindas aos participantes e falou sobre a participação da Universidade na criação da Inovai.

O prefeito de Itajubá, Rodrigo Riera, destacou que a cidade possui muitas condições que fazem dela um centro atrativo para investimentos.

Durante o evento, Maurício de Pinho Bitencourt apresentou o painel Ecossistema de Inovação e Empreendedorismo de Itajubá.

A professora Juliana Caminha Noronha, da Unifei, apresentou algumas reflexões sobre um ecossistema empreendedor.

O professor Marcos Aurélio de Souza fez a apresentação dos aspectos jurídicos da Inovai.

O evento We Inovai Conference aconteceu no auditório do Excen, no campus sede da Unifei.

O objetivo do evento foi apresentar à comunidade local o escopo de atuação da Inovai, bem como conceitos e reflexões sobre o ecossistema de empreendedorismo e inovação de Itajubá.

 

 A Universidade Federal de Itajubá (Unifei) sediou no dia 04 de abril, no auditório do Centro de Excelência em Eficiência Energética (Excen), o evento We Inovai Conference, durante o qual foi feito o lançamento da Associação Itajubense de Inovação e Empreendedorismo (Inovai), criada em agosto de 2017, por um consenso entre entidades dos governos federal, estadual e municipal de Itajubá, bem como associações de classe dos setores da indústria, do comércio e de serviços e instituições de ensino, por entenderem que Itajubá possui mecanismos de geração de renda e de empregos baseados na ciência, tecnologia e inovação.

 A associação tem como sócios fundadores a Universidade Federal de Itajubá (Unifei); a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Itajubá (Aciei); a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Itajubá; a Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Sul de Minas (Facesm); a Prefeitura Municipal de Itajubá; a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Governo de Minas Gerais (Sedectes) e o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Itajubá (Simmmei).

 Essa primeira iniciativa da Inovai teve como objetivo apresentar à comunidade local o seu escopo de atuação, bem como conceitos e reflexões sobre o ecossistema de empreendedorismo e inovação de Itajubá. O evento também procurou ampliar o conhecimento e a compreensão a respeito do processo de inovação, sua lógica e os impactos do desenvolvimento científico e tecnológico sobre a sociedade. Além disso, teve a intenção de fortalecer a interação entre as instituições de ciência, tecnologia e inovação de Itajubá em todos os níveis.

 A Inovai nasceu para catalisar a interação entre os principais agentes de desenvolvimento do ecossistema, propondo rotas, explorando potencialidades e gerando oportunidades. A associação se propõe a gerir, de forma colaborativa, as ações e atividades de inovação e empreendedorismo, como incubação de empresas de base tecnológica, aceleradoras, parque científico tecnológico, transferência tecnológica e gestão de projetos de ciência, tecnologia e inovação, dentre outras atividades que possam gerar negócios em Itajubá, consolidando-a como uma cidade com inteligência tecnológica.

Abertura

 No início do evento, o reitor da Unifei, professor Dagoberto Alves de Almeida, deu as boas-vindas aos participantes e falou sobre a participação da Universidade na criação da Inovai e o quanto é importante a interação dos diversos atores do ecossistema de empreendedorismo da cidade. Segundo ele, as instituições fundadoras entenderam que é um grande negócio e vocação desenvolver Itajubá na sua vertente de ciência, tecnologia e inovação. “Já temos uma base instalada, agentes importantíssimos e entidades que atuam nessa área e que, de alguma forma, contribuem para esse desenvolvimento”, defendeu o reitor.

 Em sua fala, o prefeito municipal de Itajubá, Rodrigo Imar Martinez Riera, destacou que a cidade possui muitas condições que fazem dela um centro atrativo para investimentos. “Temos uma perspectiva muito boa para a Inovai porque, pela primeira vez em décadas, conseguimos a adesão e o comprometimento das principais entidades do município. Todas, sem exceção, estão confiantes no sucesso dessa associação. Planejamos colocar em prática muitas ações que, tenho certeza, irão contribuir para o desenvolvimento de Itajubá, o que trará reflexos positivos para nossa região e para o Estado”, disse o prefeito.

Apresentações

 Durante o evento, o diretor executivo da Inovai, Maurício de Pinho Bitencourt, apresentou o painel Ecossistema de Inovação e Empreendedorismo de Itajubá.  Para ele, é preciso entender os três grandes agentes nesse ecossistema, a chamada tríplice hélice. “Há a participação dos governos, que são fomentadores, reguladores e promotores; tem a indústria, que é um agente transformador; e há a universidade, um agente gerador e promotor de ciência, tecnologia e inovação”, detalhou Bitencourt, que é vice-presidente da Rede Mineira de Inovação e consultor do Inovativa Brasil.

 Em seguida, a professora Juliana Caminha Noronha, do Instituto de Engenharia de Produção e Gestão (IEPG) da Unifei, apresentou algumas reflexões sobre um ecossistema empreendedor. Ela leciona Empreendedorismo e Marketing e coordena Projetos no Centro de Empreendedorismo da Unifei (CEU), entre eles o LAB 001, programa de Pré-Aceleração de Startups de Hardware e Hard Sciences. Também atua como curadora da Campus Party, é pesquisadora e entusiasta de inovação aberta, movimento maker, startups e tendências, além de conselheira da Inovai.

 Após a fala da professora, houve a apresentação dos aspectos jurídicos da Inovai pelo professor Marcos Aurélio de Souza, do Instituto de Engenharia Mecânica (IEM) da Unifei. Segundo ele, a ideia básica da Inovai é ter uma estrutura que possa dar legalidade e transparência e responder aos anseios de todas as instituições que atuam na área de inovação e empreendedorismo da cidade.

 A We Inovai Conference foi finalizada com o lançamento do site da associação, por Maurício Bitencourt e, na sequência, foi oferecido um coffee breake para que os participantes pudessem conversar e partilhar suas experiências.

Presenças

 Participaram do evento de lançamento da Inovai os professores Marcel Fernando da Costa Parentoni, vice-reitor da Unifei; Edson de Oliveira Pamplona, pró-reitor de Extensão e membro do Conselho de Administração da Inovai, e José Arnaldo Barra Montevechi, chefe de Gabinete da Reitoria. Também estiveram presentes o vice-prefeito de Itajubá, Christian Gonçalves Tiburzio e Silva; os secretários municipais de Ciências, Tecnologia, Indústria e Comércio, José Fernando Grassi Bissacot, e de Comunicação Social, Francisco Tomazoli da Fonseca, e o vereador Carlos Eduardo Correa Molina.

 Outros participantes foram: Aline Aparecida Diniz, representante da Sedectes; Henrique Sérgio de Paula, presidente do Simmmei; André Luiz Martins Gesualdi, presidente da Fiemg Regional Sul; Georges Kallás, presidente da CDL de Itajubá; Tatiana Bastos, do Sebrae Regional Sul, e Clemens Darvin Gneiding, vice-diretor do Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA).