Unifei sedia último encontro do Projeto Tempus The Crux

Participantes da reunião do Projeto Tempus The Crux na Unifei.

A Unifei foi contemplada com a doação de uma plataforma de testes de um painel fotovoltaico.

Também foi doado à Universidade um túnel de vento para testes de turbinas eólicas.

Entre os dias 1º e 3 de julho, aconteceu na Universidade Federal de Itajubá (Unifei) o décimo e último encontro do Projeto Tempus The Crux. Intitulado “Modernização do currículo de engenharia em energias renováveis para graduação e mestrado e melhoria de desenvolvimento de habilidades de alunos de doutorado em universidades da América Latina, considerando o alinhamento com os padrões de qualidade da União Europeia”, o projeto teve início em outubro de 2015 e contou com o financiamento da União Europeia, por meio do Projeto Erasmus Plus.

Além das universidades federais de Itajubá (Unifei) e Bahia (UFBA), do Brasil, participaram do projeto as seguintes universidades latino-americanas e europeias: Universidad de Santander e Universidad Industrial de Santander, da Colômbia; Universidad de Oriente e Universidad Politecnica José Antonio Echeverría, de Cuba; Northumbria University, do Reino Unido; Polytechnic University of Marche, da Itália, e Universidad de Castilla la Mancha, da Espanha, cujos representantes estiveram no evento realizado.

O reitor da Unifei, professor Dagoberto Alves de Almeida, participou de um dos momentos da reunião do projeto. No último dia do encontro, o professor Electo Eduardo Silva Lora, do Instituto de Engenharia Mecânica (IEM) da Unifei, promoveu um workshop sobre energia renovável para alunos de graduação, mestrado, doutorado e para a equipe acadêmica.

No final do evento, foram apresentados os principais resultados do projeto, como inserção de disciplinas sobre diferentes tecnologias renováveis e seus aspectos econômicos e ambientais na grade da graduação – em diversas engenharias – e da pós-graduação (mestrado e doutorado); criação de um repositório com materiais docentes para cursos em energias renováveis; pesquisa (survey) com as empresas dos países participantes, a fim de definir prioridades da formação em energias renováveis; doação de equipamentos de laboratório para todas as universidades latino-americanas participantes; publicações conjuntas em revistas internacionais e cursos presenciais; seminários científicos no último dia de cada uma das reuniões realizadas e discussão sobre novos projetos.

A Unifei foi contemplada com a doação de uma plataforma de testes de um painel fotovoltaico e um túnel de vento para testes de turbinas eólicas. Durante os dias do evento, também foi elaborado o relatório final do projeto.