Vice-reitor da Unifei é nomeado para compor comissão de acompanhamento de processo de investimentos em Itabira

No dia 13 de agosto, o prefeito de Itabira entregou pessoalmente a portaria de nomeação ao professor Marcel.

Cópia da portaria de nomeação da Comissão de Acompanhamento do Processo de Investimentos de Empresas Chinesas em Itabira, da qual faz parte o professor Marcel, vice-reitor da Unifei.

No dia 7 de agosto, o professor Marcel Fernando da Costa Parentoni, vice-reitor da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), foi nomeado pelo prefeito municipal de Itabira – MG, Ronaldo Lage Magalhães, para compor a Comissão de Acompanhamento do Processo de Investimentos de Empresas Chinesas em Itabira.

No dia 13 de agosto, o prefeito entregou pessoalmente a Portaria nº 136 ao professor Marcel, que esteve em Itabira acompanhado pelos professores Rodrigo Silva Lima, pró-reitor de Graduação; Vanessa Silveira Barreto Carvalho, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, e Élcio Franklin de Arruda, vice-diretor do Campus de Itabira.

Pela Prefeitura de Itabira, estiveram presentes Celso Matosinho da Silva, assessor de Gestão, Programas e Metas, e José Wilson Campos, assessor de Projetos e Captação de Recursos, respectivamente presidente e membro da citada comissão, que é composta ainda por mais oito integrantes, além do vice-reitor.

Os investimentos de empresas chinesas em Itabira, que deverão ser de, ao menos, US$ 100 milhões, se destinam a custear as obras de instalação do Campus da Unifei, do Parque Tecnológico e do Aeroporto, conforme já amplamente divulgado na mídia itabirana: https://defatoonline.com.br/itabira-e-china-formalizam-intencao-de-parceria-e-prefeito-fala-em-ate-um-ano-para-vencer-burocracia/

Na oportunidade, o professor Marcel destacou que com sua nomeação, a Unifei passa a ser a única instituição externa à Prefeitura de Itabira a participar oficialmente do acompanhamento desse processo de investimento no município. “Ser nomeado para uma comissão que trata de um assunto de tamanha relevância me deixa muito orgulhoso, pois demonstra a confiança e o reconhecimento que o Prefeito de Itabira tem no trabalho que venho desenvolvendo. Acredito que um fato de tanta notoriedade como este reforça, ainda mais, a importância e a responsabilidade que a Unifei tem para com o projeto como um todo”, manifestou-se o vice-reitor.

Segundo a professora Vanessa Silveira, a reunião com a Prefeitura de Itabira foi extremamente positiva. “Ficou claro que o campus avançado da Unifei tem um papel fundamental no projeto para a transformação de toda uma região”, destacou a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unifei.

E de acordo com o professor Rodrigo Lima, a Unifei desempenha um papel muito importante em Itabira. “Isso ficou evidenciado na reunião que a equipe da Universidade teve com a Prefeitura do município. Nesse encontro, foram dados importantes passos para o projeto de expansão das atividades do campus de Itabira. A Prefeitura apoia totalmente o projeto e é a grande parceira da Universidade para sua concretização”, disse o pró-reitor de Graduação.