Laboratório de Fundição e Solificação- LFS

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3160593582268323
Email: rrisso@unifei.edu.br
Telefone: (035)3629 1063
Local onde o laboratório está instalado: Bloco L2.1.10.
Área do laboratório em m²: 38,4 M²
O laboratório se classifica como: Ensino e Pesquisa
O laboratório Pertence a algum centro:
Multiusuário: Sim
Presta serviços externos: Não
Empresas/Instituições Parceiras: Não há no momento

Descrição de serviços prestados:
O Laboratório de Fundição e Solidificação está sendo implementado para atender o ensino de graduação dos cursos de EME, EPR, EMT, EMA, em as aulas práticas de disciplinas eletivas ou optativas. Quanto às atividades de pesquisa e pós graduação o laboratório pode atender discentes de graduação em projetos de iniciação científica e alunos de pós graduação em atividades relacionadas à fundição e solidificação constantes em seus planos de trabalho de mestrado e doutorado. Quanto às atividades de extensão, pretende-se propor cursos na área mencionada dirigidos para o público interno e externo à UNIFEI. O estabelecimento de relações de parceria com empresas fundidioras da região, como a Mahle, Imelb, Amsted-Maxion, Mangels e outras, pode levar à prestação de serviços de assessoria e consultoria. O LFS pode produzir moldes em areia com diversos tipos de aglomerantes, realizar ensaios diversos nas areias de fundição, produzir protótipos fundidos em metal, além de apresentar capacidade para realizar experimentos relacionados com os vários aspectos envolvidos na solidificação.

ARTIGOS CIENTÍFICOS COM MAIOR RELEVÂNCIA, DERIVADOS DO USO DO LABORATÓRIO NO ÚLTIMO QUADRIÊNIO,
PUBLICADOS EM REVISTAS CIENTÍFICAS ARBITRADAS:
Nome do Artigo publicado em periódicos Nome da revista de Publicação DOI (LINK DA PUBLICAÇÃO)
PENHA, R. N. ; SILVA, L. B. ; MENDONÇA, C. S. P. ; MOREIRA, T. C. ; MELO, M. L. N. M. . Effect of ageing time on microstructureand mechanical properties of SAF 2205duplex stainless steel.  ARCHIVES OF MATERIALS SCIENCE AND ENGINEERING, v. 1, p. 23-30, 2018. http://dx.doi.org/10.5604/01.3001.0012.1382
SIQUEIRA, M. L. ; SILVA, A. ; MELO, M. L. N. M. ; RODRIGUES, G. . Mechanical Properties Analysis of Al2024 alloy Submitted to Different Aging Time and different Cold Plastic Deformation degree. Materials Research-Ibero-american Journal of Materials, v. 4, p. 1-10, 2019. http://dx.doi.org/10.1590/1980-5373-mr-2018-0598

NÚMERO DE PESSOAS QUE UTILIZARAM O LABORATÓRIO NO ÚLTIMO BIÊNIO
Doutorado: 3
Mestrado: 2

PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO ÚLTIMO QUADRIÊNIO
Teses de Doutorado 3
Dissertações de Mestrado 2

DISCIPLINAS DE GRADUAÇÃO OU PÓS-GRADUAÇÃO QUE UTILIZAM O LABORATÓRIO.
Sigla: Nome da disciplina Carga Horária anual Número de turmas Nível: Graduação / Pós Número de alunos
EME001 Introdução aos Processos de Manufatura 44 4 Graduação 60
EME003 Processos de Fabricação II 70 4 Graduação 220