Comissão de Ética

Comissão de Ética da UNIFEI

O Decreto n.º 1.171, de 22/06/1994 aprovou o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal. Por força do art. 2.º desse Decreto, os órgãos e as entidades da Administração Pública Federal, direta e indireta, as autarquias e as fundações, deveriam implementar, em 60 dias, as providências necessárias à plena vigência do Código de Ética, inclusive mediante a constituição de suas respectivas Comissões de Ética, a serem integradas por 3 servidores ou empregados titulares de cargo efetivo ou emprego permanente.

A Comissão de Ética da Universidade Federal de Itajubá foi criada pela Portaria n.º 1120, de 20/11/2009, com caráter consultivo de dirigentes e servidores da UNIFEI. Ela faz parte do Sistema de Gestão de Ética, instituído no Poder Executivo Federal por meio do Decreto n. 6029/2007, o qual congrega todas as Comissões de Ética dos órgãos públicos do Executivo Federal, sob coordenação, avaliação e supervisão da Comissão de Ética Pública (CEP) da Presidência da República.

A Comissão de Ética tem como tarefa orientar e aconselhar sobre a ética profissional do servidor no trato com as pessoas e com o patrimônio público, competindo-lhe conhecer concretamente de imputação ou de procedimento suscetível de censura.

Compete-lhe, também, atuar como instância consultiva de dirigentes e servidores no âmbito de seu respectivo órgão ou entidade e aplicar o Código de Ética do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal.

Incumbe, ainda, à Comissão de Ética, fornecer aos organismos encarregados da execução do quadro de carreira dos servidores os registros sobre sua conduta ética, para efeito de instruir e fundamentar promoções e para todos os demais procedimentos próprios da carreira do Servidor.

Composição da Comissão de Ética da Unifei

StatusMembroLotação
TitularProf. Fábio Nakagomi (presidente)ICPA (Campus de Itabira)
TitularProf. João Guilherme de Carvalho Costa (presidente substituto)ISEE (Campus de Itajubá)
TitularMaria Alice BarbosaDPE
SuplenteProf. Aldo Peres Campos e LopesICPA (Campus de Itabira)
SuplenteAlice Cristina FigueiredoCampus de Itabira
SuplenteLuciana da Silva CarettiDAE
Tabela com a composição atual dos membros da Comissão de Ética da Universidade Federal de Itajubá: Portaria Nº 1.827, de 08 de novembro de 2019.

Regimento da Comissão de Ética da Universidade Federal de Itajubá

Regimento (Título XIX do Regimento da ADM Central)

Código de Ética dos Servidores em Exercício na Universidade Federal de Itajubá


Fale Conosco

comissaodeetica@unifei.edu.br