Procedimentos Acadêmicos

Cancelamento de matrícula

Os alunos matriculados em qualquer período podem, a qualquer momento, efetuar cancelamento de sua matrícula na instituição. Para isso, é necessário que o aluno preencha um requerimento de cancelamento de matrícula no SRA e apresente o Nada Consta da Biblioteca, da Coordenação de Pesquisa e da Assistência Estudantil. Ele deverá também devolver a carteirinha de estudante. A partir daí, sua matrícula será cancelada e sua vaga ficará ociosa para posteriormente ser preenchida por meio de processo de transferências interna ou externa.

 

Trancamento de matrícula

O trancamento de matrícula é uma interrupção do curso. Os alunos regularmente matriculados, e que tenham sido aprovados em pelo menos duas disciplinas durante o curso, poderão efetuar trancamento de matrícula por até 4 semestres, podendo somente ser solicitado o trancamento de um semestre por vez. O aluno deve pagar uma Guia de Recolhimento da União (GRU) de R$20,00 no Banco do Brasil, apresentar o recibo e preencher um requerimento de trancamento de matrícula, em que também deverão constar os atestados de Nada Consta da Biblioteca, Coordenação de Pesquisas e Assistência Estudantil. Após o término do período de trancamento, o aluno deverá efetuar a renovação de sua matrícula no período estabelecido em calendário acadêmico.

 

Carteirinhas de estudante

A Unifei fornece a todos os alunos regulares uma carteirinha de estudante, válida como identificação estudantil e utilizada também para empréstimos na Biblioteca. Após a confirmação de todas as matrículas, as carteirinhas são confeccionadas e entregues aos alunos em período predeterminado, geralmente ao final do primeiro semestre de curso. Ao se desligar da universidade, o aluno deverá devolvê-la no SRA. Para solicitar a 2ª via da carteirinha, o aluno deverá procurar o SRA e efetuar o pagamento de uma GRU no valor de R$10,00, conforme norma específica.

 

Processo de equivalências

Todo aluno que seja aprovado em processo seletivo de ingresso inicial ou de transferência, e já tenha estudado em outra instituição de ensino superior, pode solicitar equivalência das disciplinas já cursadas para obter a dispensa delas. Para isso, é necessário que o aluno apresente, na Coordenação Pedagógica, o histórico e as ementas das disciplinas para montagem do processo, que será encaminhado para o Coordenador de Curso, que fará a avaliação e posterior validação das disciplinas no histórico do aluno. Após isso, os processos serão arquivados na pasta física do aluno no SRA.