Curso

DOUTORADO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Campus Sede Itajubá – Curso Presencial
CAPES – Conceito 4

Título: Doutor em Ciências em Engenharia de Produção
Carga Horária Total Mínima: 540 horas

Coordenador: Prof. Dr. Renato da Silva Lima
Email do curso: epr.pg@unifei.edu.br

Horário – 01/2021
Horário – 02/2020

VAGAS REMANESCENTES – EDITAL DAI/MAI CNPQ – 2021.1

As inscrições para as vagas/bolsas remanescentes do Edital DAI/MAI CNPq, para ingresso no primeiro semestre 2021 foram reabertas.
Informações completas no Edital de Seleção disponível direto na área de inscrição no SIGAA:

https://sigaa.unifei.edu.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf?nivel=S&aba=p-stricto

Estão abertas, de 15/01/2021 a 31/01/2021, as inscrições para o processo seletivo Processo seletivo para Doutorado Acadêmico Industrial (DAI) e Mestrado Acadêmico Industrial (MAI) no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção(PPGEP) da Universidade Federal de Itajubá (Acadêmico – Campus Itajuba)

Se você tem interesse em cursar doutorado ou mestrado em Engenharia de Produção, o PPGEP está oferecendo 2 vagas de Doutorado e 4 de Mestrado, para início em 2021, com bolsa do CNPq e em parceria com as empresas TruckPad, B2ML e FlexSim. As vagas fazem parte de um novo processo seletivo para início das atividades em março/2021, com seleção de alunos para os projetos específicos desenvolvidos com cada uma das empresas (detalhamento dos projetos no edital).

Informações completas no Edital de Seleção disponível direto na área de inscrição no SIGAA:

https://sigaa.unifei.edu.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf?nivel=S&aba=p-stricto

No edital seletivo conjunto EDITAL Nº 001/2021, nos editais de ENGENHARIA DE PRODUCAO:

– DOUTORADO ACADÊMICO PARA INO VAÇÃO (DAI)/CNPQ;
– MESTRADO ACADÊMICO PARA INOVAÇÃO (DAI)/CNPQ.

Mas atenção que os prazos de inscrição são curtos: 15 a 31 de janeiro/2021

Dúvidas / informações complementares no email: epr.pg@unifei.edu.br

Atenciosamente,

Prof. Dr. Renato da Silva Lima
Professor Titular
Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

Edital / Inscrições / Resultados – Processo Seletivo DAI/MAI 2021/1

PROCESSSO SELETIVO REGULAR 2021/1 (encerrado)
Edital / Inscrições / Resultados – Processo Seletivo 2021/1

O Curso

Caracteriza-se como uma Engenharia de Métodos, Processos e Produto, que se propõe a planejar, projetar, implantar e controlar sistemas produtivos visando à integração e otimização dos fatores da produção. Seus métodos e técnicas aplicam se a todos os tipos de atividades dos setores primário, secundário ou de serviços, embora sua implementação ocorra principalmente no setor industrial e na prestação de serviços.

As atividades do programa estão organizadas em disciplinas, seminários e orientação de trabalhos visando à pesquisa e dissertação científica. O objetivo do Programa de Mestrado em Engenharia de Produção é contribuir para a preparação de profissionais de nível superior das áreas de ciências exatas e administração em áreas do conhecimento já consolidadas, bem como aquelas na fronteira das modernas investigações da tecnologia e gestão de sistemas produtivos. Já o objetivo do Programa de Doutorado em é formar pesquisadores para atuar na fronteira das modernas investigações de modelagem, otimização e controle.

O resultado final esperado é permitir aos futuros mestres e doutores tomarem imediata responsabilidade no planejamento, gestão e operação de sistemas de produção, bem como fornecer os fundamentos para a pesquisa científica nas áreas do programa. A Pós-graduação em engenharia de produção foi implantada na Universidade Federal de Itajubá em 1994, inicialmente em nível de mestrado e a partir de 2012, também como doutorado, tendo formado até julho de 2013, 01 doutor e XXX mestres em Engenharia de Produção.

A seleção para o mestrado é feita uma vez por ano, em geral a inscrição ocorre nos meses de julho a dezembro, mediante Comissão de Seleção nomeada para esse fim, por meio:

  • Teste ABEPRO, que é um exame nacional, realizado pela Associação Brasileira de Engenharia de Produção, para ingresso em programas de pós-graduação;
  • Análise de currículo (modelo Lattes);
  • Submissão de Pré-projeto de dissertação (formulário próprio).

A seleção para o doutorado é feita por meio de fluxo continuo, em geral a inscrição ocorre nos meses de janeiro a dezembro, mediante Comissão de Seleção nomeada para esse fim, por meio:

  • Análise do Projeto de Pesquisa

A Comissão também classificam os candidatos aceitos em ordem de prioridade para a concessão de bolsas de estudo. A notificação sobre a aceitação ou não dos postulantes é feita normalmente até o final do mês de janeiro para o mestrado e para o doutorado no final de cada período (meses de janeiro, maio e agosto). Diversas agências de fomento de pesquisa e pós-graduação, concedem bolsas de estudo aos melhores colocados no processo de seleção, que se dedicarem em período integral ao Programa.

As bolsas mais frequentes são concedidas pela CAPES, pelo CNPq e pela FAPEMIG (Fundação de Apoio a Pesquisa de Minas Gerais). Além dessas, podem também ser alocadas bolsas conferidas por empresas dentro de projetos de pesquisa específicos. Alunos estrangeiros podem concorrer a bolsas de estudos (PEC-PG) previstas exclusivamente para eles, tendo para tanto que procurar a Embaixada Brasileira ou um Consulado Brasileiro em seu país de origem, antes de se deslocarem até o Brasil.

Áreas de Concentração / Linhas de Pesquisa

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

  • Modelagem, Otimização e Controle
  • Qualidade e Produtos
  • Sistemas de Produção e Logística

[+] Saiba mais sobre as áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa deste curso

Matrículas em disciplinas isoladas

“A quem interessar possa,
Gostaria de informá-los que teremos no próximo semestre a oportunidade de alguns alunos cursando disciplinas isoladas em Programas de Pós-Graduação na UNIFEI, inclusive no o Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
As disciplinas isoladas são uma oportunidade de preparação e “adiantar disciplinas” que poderão ser contabilizadas ao histórico quando, eventualmente, se tornarem alunos regulares no programa. O interessado pode fazer no máximo 2 por semestre.
Caso tenham interesse, devem verificar entre as disciplinas que serão ofertadas no próximo semestre (anexo) para escolha e entrar em contato com o professor para pedir autorização para cursar a mesma.
Na sequência, devem fazer a inscrição, por meio do formulário disponível no link abaixo, até o dia 10/08:
https://unifei.edu.br/prppg/ra/matriculas-iniciais/matriculas-em-disciplinas-isoladas/
Em síntese, o processo envolve:
1- Escolha da disciplina (anexo as disciplinas a serem ofertadas em 02/2020)
2- Autorização do professor
3- Preenchimento do formulário de matrícula em disciplina isolada.

As vagas são limitadas.

Atenciosamente,
Prof. Dr. Renato da Silva Lima
Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

Divulgação Etapa 2 – Recursos