Curso

DOUTORADO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Campus Sede Itajubá – Curso Presencial
CAPES – Conceito 4

Título: Doutor em Ciências em Engenharia de Produção
Carga Horária Total Mínima: 540 horas

Coordenador: Prof. Dr. Renato da Silva Lima
Email do curso: epr.pg@unifei.edu.br

O Curso

Caracteriza-se como uma Engenharia de Métodos, Processos e Produto, que se propõe a planejar, projetar, implantar e controlar sistemas produtivos visando à integração e otimização dos fatores da produção. Seus métodos e técnicas aplicam se a todos os tipos de atividades dos setores primário, secundário ou de serviços, embora sua implementação ocorra principalmente no setor industrial e na prestação de serviços.

As atividades do programa estão organizadas em disciplinas, seminários e orientação de trabalhos visando à pesquisa e dissertação científica. O objetivo do Programa de Mestrado em Engenharia de Produção é contribuir para a preparação de profissionais de nível superior das áreas de ciências exatas e administração em áreas do conhecimento já consolidadas, bem como aquelas na fronteira das modernas investigações da tecnologia e gestão de sistemas produtivos. Já o objetivo do Programa de Doutorado em é formar pesquisadores para atuar na fronteira das modernas investigações de modelagem, otimização e controle.

O resultado final esperado é permitir aos futuros mestres e doutores tomarem imediata responsabilidade no planejamento, gestão e operação de sistemas de produção, bem como fornecer os fundamentos para a pesquisa científica nas áreas do programa. A Pós-graduação em engenharia de produção foi implantada na Universidade Federal de Itajubá em 1994, inicialmente em nível de mestrado e a partir de 2012, também como doutorado, tendo formado até julho de 2013, 01 doutor e XXX mestres em Engenharia de Produção.

A seleção para o mestrado é feita uma vez por ano, em geral a inscrição ocorre nos meses de julho a dezembro, mediante Comissão de Seleção nomeada para esse fim, por meio:

  • Teste ABEPRO, que é um exame nacional, realizado pela Associação Brasileira de Engenharia de Produção, para ingresso em programas de pós-graduação;
  • Análise de currículo (modelo Lattes);
  • Submissão de Pré-projeto de dissertação (formulário próprio).

A seleção para o doutorado é feita por meio de processo seletivo, mediante Comissão de Seleção nomeada para esse fim.

Diversas agências de fomento de pesquisa e pós-graduação, concedem bolsas de estudo aos melhores colocados no processo de seleção para bolsistas, que se dedicarem em período integral ao Programa.

As bolsas mais frequentes são concedidas pela CAPES, pelo CNPq e pela FAPEMIG (Fundação de Apoio a Pesquisa de Minas Gerais). Além dessas, podem também ser alocadas bolsas conferidas por empresas dentro de projetos de pesquisa específicos. Alunos estrangeiros podem concorrer a bolsas de estudos (PEC-PG) previstas exclusivamente para eles, tendo para tanto que procurar a Embaixada Brasileira ou um Consulado Brasileiro em seu país de origem, antes de se deslocarem até o Brasil.

 

Áreas de Concentração / Linhas de Pesquisa

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

  • Modelagem, Otimização e Controle
  • Qualidade e Produtos
  • Sistemas de Produção e Logística

[+] Saiba mais sobre as áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa deste curso

Processos Seletivos

“ATENÇÃO” –  EDITAL DE SELEÇÃO – MESTRADO E DOUTORADO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PARA INGRESSO EM 2020

A coordenação do programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção informa que os editais para a seleção de ingressantes em 2020 para os cursos de mestrado e doutorado em Engenharia de Produção estão em fase final de análise nos trâmites internos jurídicos da UNIFEI e serão publicados nos próximos dias. Cabe salientar que o processo seletivo fará uso dos resultados do Teste ABEPRO (http://portal.abepro.org.br/sobre-nos-2/), exigindo nota mínima de 60 % para o doutorado e de 55% para o mestrado. Serão validos resultados obtidos desde a edição de outubro/2017 (inclusive). Assim, recomenda-se ao interessados que ainda não tem nota suficiente ou que desejam tentar obter uma pontuação maior que se inscrevam no site da ABEPRO para realizar o teste na edição de outubro de 2019.

Matrículas Iniciais