Curso

DOUTORADO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Campus Sede Itajubá – Curso Presencial
CAPES – Conceito 4

Título: Doutor em Ciências em Engenharia de Produção
Carga Horária Total Mínima: 540 horas

Coordenador: Prof. Dr. Renato da Silva Lima
Email do curso: epr.pg@unifei.edu.br

Horário – 02/2021
Horário – 01/2021

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) FAZ SABER que estarão abertas, no período de 11 de outubro de 2021 até 21 de novembro de 2021, as inscrições para processo seletivo de ingresso de alunos regulares nos curso de mestrado e doutorado para ingresso no 1º semestre de 2022.

Informações, edital e inscrições disponíveis no SIGAA e na PRPPG pelos links:

https://sigaa.unifei.edu.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf
https://unifei.edu.br/prppg/editais/em-andamento/editais-de-pos-graduacao/

O curso

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) da UNIFEI iniciou suas atividades com o Mestrado em Engenharia de Produção em fevereiro de 1994 e já titulou, até maio de 2021 cerca de 400 mestres. O curso de DOUTORADO foi iniciado em 2011 e já titulou até maio de 2021, 59 doutores. Os dois cursos estão entre os mais concorridos dos processos seletivos de pós graduação da UNIFEI, pela sua tradição e qualidade comprovada ao longo dos anos, tendo por base a competência e dedicação de seu corpo docente e discente e os inúmeros casos de sucesso de nossos egressos reconhecidos na sociedade.

A missão do PPGEP é “formar pesquisadores que atuem nas organizações como agentes responsáveis por mudanças tecnológicas nas áreas de gestão de sistemas produtivos”. A nossa visão é: “ser referência na região sudeste, até 2025, como um dos melhores cursos de Pós-graduação em Engenharia de Produção por meio da formação de mestres e doutores, na geração, divulgação e aplicação de conhecimentos”.

O curso de PPGEP caracteriza-se como uma Engenharia de Métodos, Processos e Produtos, que se propõe a planejar, projetar, implantar e controlar sistemas produtivos visando a integração e otimização dos fatores da produção. Seus métodos e técnicas aplicam-se a todos os tipos de atividades dos setores primário, secundário ou de serviços, nos quais a modelagem matemática permite interpretar, compreender e prever os mais diversos fenômenos no contexto multivariado, resultando no potencial de aperfeiçoamento de produtos e processos na conjuntura dos sistemas produtivos autônomos.

O PPGEP está organizado em três linhas de pesquisa atualmente ativas no programa, frutos da experiência e evolução acumulada pelo programa nesses 27 anos de atuação:

  • Modelagem, Otimização e Controle

Pretende estudar e aplicar em produtos, processos e serviços, métodos de modelagem e otimização e técnicas matemáticas e estatísticas especialmente criadas para o acompanhamento de processos, incluindo monitoramento, aquisição, análise e processamento de sinais.

  • Qualidade e Produtos

Visa o desenvolvimento, aprimoramento e estabelecimento de modelos para o gerenciamento da qualidade, com ênfase na melhoria contínua e nos sistemas de gestão normalizados, bem como os processos de gerenciamento de projetos, desenvolvimento de produtos e inovação, envolvendo métodos de pesquisa quantitativos e qualitativos;

  • Sistemas de Produção e Logística

Possui ênfase às ferramentas computacionais e de modelagem e simulação e apoio à decisão, objetivando a excelência dos sistemas produtivos, de operações e de gestão de cadeias de suprimentos e logística, inclusive aspectos de sustentabilidade.

As atividades do programa estão organizadas em disciplinas, seminários, estudos orientados e orientação de trabalhos visando à formação dos discentes. No curso de Mestrado em Engenharia de Produção, buscamos contribuir para a preparação de profissionais de nível superior das áreas de ciências exatas e administração em áreas do conhecimento já consolidadas, bem como aquelas na fronteira das modernas investigações da tecnologia e gestão de sistemas produtivos. No Doutorado, potencializamos a formação de pesquisadores para atuar especialmente na fronteira do conhecimento das modernas investigações que envolvam a área de Engenharia de Produção. Espera-se dos futuros mestres e doutores que sejam capazes de tomar imediata responsabilidade no planejamento, gestão e operação de sistemas de produção, alicerçada pelo raciocínio científico baseado na objetividade, na racionalidade e na sistematicidade.

Áreas de Concentração / Linhas de Pesquisa

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

  • Modelagem, Otimização e Controle
  • Qualidade e Produtos
  • Sistemas de Produção e Logística

[+] Saiba mais sobre as áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa deste curso