Curso

Clique aqui para visualizar o resultado do Processo Seletivo para ingresso no 2º Semestre/2022

EDITAL Nº 02/2022 PROCESSO SELETIVO DE CANDIDATOS A BOLSAS DE ESTUDO DE MESTRADO E DOUTORADO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – SEGUNDO SEMESTRE DE 2022

DOUTORADO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Campus Sede Itajubá – Curso Presencial
CAPES – Conceito 4

Título: Doutor em Ciências em Engenharia de Produção
Carga Horária Total Mínima: 540 horas

Coordenador: Prof. Dr. Alexandre Ferreira de Pinho
Email do curso: epr.pg@unifei.edu.br

Horário – 02/2022
Horário – 01/2022
Horário – 02/2021

Previsão para as próximas Assembleias do PPGEP
Dia 29/06/2022 as 14h00
Dia 30/11/2022 as 14h00

 

O Curso

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) da UNIFEI iniciou suas atividades com o Mestrado em Engenharia de Produção em fevereiro de 1994 e já titulou, até maio de 2021 cerca de 400 mestres. O curso de DOUTORADO foi iniciado em 2011 e já titulou até maio de 2021, 59 doutores. Os dois cursos estão entre os mais concorridos dos processos seletivos de pós graduação da UNIFEI, pela sua tradição e qualidade comprovada ao longo dos anos, tendo por base a competência e dedicação de seu corpo docente e discente e os inúmeros casos de sucesso de nossos egressos reconhecidos na sociedade.

A missão do PPGEP é “formar pesquisadores que atuem nas organizações como agentes responsáveis por mudanças tecnológicas nas áreas de gestão de sistemas produtivos”. A nossa visão é: “ser referência na região sudeste, até 2025, como um dos melhores cursos de Pós-graduação em Engenharia de Produção por meio da formação de mestres e doutores, na geração, divulgação e aplicação de conhecimentos”.

O curso de PPGEP caracteriza-se como uma Engenharia de Métodos, Processos e Produtos, que se propõe a planejar, projetar, implantar e controlar sistemas produtivos visando a integração e otimização dos fatores da produção. Seus métodos e técnicas aplicam-se a todos os tipos de atividades dos setores primário, secundário ou de serviços, nos quais a modelagem matemática permite interpretar, compreender e prever os mais diversos fenômenos no contexto multivariado, resultando no potencial de aperfeiçoamento de produtos e processos na conjuntura dos sistemas produtivos autônomos.

O PPGEP está organizado em três linhas de pesquisa atualmente ativas no programa, frutos da experiência e evolução acumulada pelo programa nesses 27 anos de atuação:

  • Modelagem, Otimização e Controle

Pretende estudar e aplicar em produtos, processos e serviços, métodos de modelagem e otimização e técnicas matemáticas e estatísticas especialmente criadas para o acompanhamento de processos, incluindo monitoramento, aquisição, análise e processamento de sinais.

  • Qualidade e Produtos

Visa o desenvolvimento, aprimoramento e estabelecimento de modelos para o gerenciamento da qualidade, com ênfase na melhoria contínua e nos sistemas de gestão normalizados, bem como os processos de gerenciamento de projetos, desenvolvimento de produtos e inovação, envolvendo métodos de pesquisa quantitativos e qualitativos;

  • Sistemas de Produção e Logística

Possui ênfase às ferramentas computacionais e de modelagem e simulação e apoio à decisão, objetivando a excelência dos sistemas produtivos, de operações e de gestão de cadeias de suprimentos e logística, inclusive aspectos de sustentabilidade.

As atividades do programa estão organizadas em disciplinas, seminários, estudos orientados e orientação de trabalhos visando à formação dos discentes. No curso de Mestrado em Engenharia de Produção, buscamos contribuir para a preparação de profissionais de nível superior das áreas de ciências exatas e administração em áreas do conhecimento já consolidadas, bem como aquelas na fronteira das modernas investigações da tecnologia e gestão de sistemas produtivos. No Doutorado, potencializamos a formação de pesquisadores para atuar especialmente na fronteira do conhecimento das modernas investigações que envolvam a área de Engenharia de Produção. Espera-se dos futuros mestres e doutores que sejam capazes de tomar imediata responsabilidade no planejamento, gestão e operação de sistemas de produção, alicerçada pelo raciocínio científico baseado na objetividade, na racionalidade e na sistematicidade.

Áreas de Concentração / Linhas de Pesquisa

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

  • Modelagem, Otimização e Controle
  • Qualidade e Produtos
  • Sistemas de Produção e Logística

[+] Saiba mais sobre as áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa deste curso