Enade

Prezados(as) estudantes concluintes da Unifei Campus de Itabira,

No dia 23 de novembro de 2014, às 13h (horário oficial de Brasília), vocês realizarão a prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). O Enade é um dos pilares da avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), criado pela Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação e é o responsável pela organização e aplicação do Enade. Todas as informações a respeito do exame estão disponíveis em www.inep.gov.br.

O Enade é um exame anual, com ciclo avaliativo trienal, ou seja, avalia cada curso a cada três anos. O objetivo é aferir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares; as habilidades e competências úteis à atualização permanente e os conhecimentos sobre a realidade brasileira e mundial. Este ano, serão avaliadas as engenharias e licenciaturas. PORTANTO, A SUA PARTICIPAÇÃO NESSE PROCESSO AVALIATIVO É MUITO IMPORTANTE PARA O CURSO E PARA A NOSSA INSTITUIÇÃO!

A prova terá duração de quatro horas e constará de 40 questões divididas entre formação geral, comum aos cursos de todas as áreas, e componentes específicos de cada curso avaliado. Os locais de prova do Enade 2014 estarão disponíveis somente após o preenchimento do Questionário do Estudante na página http://portal.inep.gov.br.

Sobre o questionário a ser preenchido pelo(a) estudante:

A participação na pesquisa desenvolvida por meio do Questionário do Estudante é de grande relevância para o conhecimento do perfil do(a) estudante avaliado(a) pelo Sinaes. Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, constituem-se insumos fundamentais para o cálculo dos indicadores de qualidade da educação superior. Esses indicadores são medidas da qualidade dos cursos e das instituições do país, utilizados, tanto para o desenvolvimento de políticas públicas para a educação superior, quanto como fonte de consultas pela sociedade.

O preenchimento do questionário, assim como a realização da prova SÃO OBRIGATÓRIOS. Caso o(a) estudante não preencha o questionário, ficará em situação de irregularidade perante o Enade.

Não deixe de acessar os demais links no menu à direita. Lá estão informações importantes sobre o exame.

A Unifei Campus de Itabira deseja a todos vocês uma ótima avaliação!

Perguntas e respostas – Enade 2014

É obrigatória minha participação no Enade?

SIM. O Enade é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, conforme determina a Lei do SINAES (nº. 10.861/2004).
É importante destacar que no histórico escolar do estudante fica registrada a situação de regularidade em relação a essa obrigação. Ou seja, ficará atestada sua efetiva participação ou, quando for o caso, a dispensa oficial pelo Ministério da Educação, na forma estabelecida em regulamento. O concluinte que não responder ao Questionário do Estudante ficará em situação irregular junto ao Enade.

 

E seu eu não realizar a prova do Enade ou deixar de responder ao Questionário do Estudante?

O aluno que não realizar a prova ou deixar de responder ao Questionário do Estudante ficará em situação irregular no curso.

O estudante que não tenha participado do Enade por motivos de saúde, mobilidade acadêmica ou outros impedimentos relevantes de caráter pessoal, devida e formalmente justificados perante a instituição, terá no histórico escolar a menção “estudante dispensado de realização do Enade, por razão de ordem pessoal”.

 

Quando será a prova do Enade?

A prova ocorrerá n o dia no dia 23 de novembro de 2014, às 13h (horário oficial de Brasília). Os locais de provas .

 

Como obter informação do local de provas?

Por força da obrigatoriedade do preenchimento do Questionário do Estudante, estabelecida pela Portaria Normativa nº 40/2007, em sua atual redação, o concluinte selecionado para participar do Enade 2014 conhecerá a informação sobre seu local de prova somente após terminar de responder todo o Questionário; neste momento, poderá ser feita a impressão do Cartão de Informação do Estudante.

 

O que é o Questionário do Estudante?

É parte integrante do Enade e deve ser respondido por todos os concluintes inscritos no Exame. Caso o estudante não o preencha, ficará em situação de irregularidade perante o Enade.

 

Por que devo responder ao Questionário do Estudante?

O Questionário do Estudante é um importante instrumento de coleta de informações do Enade. Os resultados obtidos permitem:
– coletar subsídios para a elaboração do perfil socioeconômico dos estudantes e, ainda,
-para a construção de políticas de educação superior relacionadas aos processos formativos em nível de graduação.

 

Qual o prazo para responder ao Questionário do Estudante?

O Questionário do Estudante estará acessível durante o período de 21 de outubro a 23 de novembro de 2014 e poderá ser respondido pelos concluintes dos cursos avaliados em 2014, exclusivamente, por meio da página http://portal.inep.gov.br.

Como é a prova do Enade?

O exame tem por referência os conteúdos programáticos previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais de seus respectivos cursos de graduação.
Ele avalia as habilidades do estudante para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e também suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.
As provas anteriores (de 2011) estão disponíveis para acesso em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/enade/provas-e-gabaritos-2011.
Caso tenha alguma dúvida com relação às questões, cada curso da Unifei disponibilizou um docente. Fique à vontade para contatá-lo e esclarecer sua dúvida:

EMB: Cláudio Ernani Martins Oliveira
EME: Eduardo Miguel da Silva
ECA: Dair José de Oliveira
EEL: Rafael Emílio Lopes
ESS: Anna Rita Tomich M. Felippe
EAM: Anderson de Assis Morais
EMT: Mercês Coelho da Silva
ECO: Walter Aoiama Nagai
EPR: Ana Carolina Oliveira Santos

 

Quando é divulgado o resultado do Enade?

O estudante receberá comunicado do Enade sobre o seu resultado na avaliação. O resultado é individual e sigiloso, somente, o aluno terá acesso a sua nota.

 

FIQUE ATENTO ao Calendário do Enade:

Atividades
Data
Período para resposta eletrônica ao Questionário do Estudante e consulta ao local de prova
21/10/2014 a 23/11/2014
Aplicação das provas do Enade 2014
23/11/2014

 

Mais informações, consulte o Manual do Enade: http://download.inep.gov.br/educacao_superior/enade/manuais/manual_enade…