• Este evento já passou.

Colóquios Interdisciplinares – Propriedades Físicas das Galáxias Ativas Distantes

8 novembro - 17:45

Palestrante: Murilo Marinello (Observatório Nacional)

Título: Propriedades Físicas das Galáxias Ativas Distantes

Resumo: Galáxias ativas (AGN) são os objetos mais luminosos e intrigantes do universo. Diferente das galáxias comuns, as AGN apresentam enorme brilho na região central, o qual não pode ser atribuído exclusivamente à luz das estrelas que as compõem. Acredita-se que no centro de cada galáxia ativa existe um buraco negro supermassivo com massas podendo atingir 10 bilhões de massas solares que acresce matéria ativamente através de um disco de acréscimo seu redor. A matéria neste disco é aquecida e emite uma enorme quantidade de radiação que pode ser observada em todos os comprimentos de onda, do Raio-X ao Rádio. Quando a região central está obscurecida por poeira chamamos estas galáxias de ‘Rádio-Galáxias’. Quando a região central pode ser observada diretamente, as chamamos de Quasares.
Neste seminário será discutido as propriedades dos núcleos ativos de galáxias. Será apresentado resultados recentemente publicados referentes a descoberta da rádio-galáxia mais distante já observada, suas propriedades físicas e sua importância cosmológica. Ainda, será discutido a determinação dos parâmetros físicos dos Quasares, como a massa de seu buraco negro central e sua taxa de acreção. A importância destes parâmetros serão correlacionados no contexto da evolução dos buracos negros e sua importância na estruturas cosmológicas de grande escala.

Data:
8 novembro