Centro Histórico Eletromecânico

O Centro Histórico Eletromecânico é formado pelo Laboratório Thermo-Hydroelectro (LTHE), o Laboratório de Máquinas Elétricas (LME) e o Museu de Ciência e Tecnologia.

Laboratório Thermo-Hydroelectro (LTHE)

O LTHE foi pioneiro na sua modalidade na América Latina, tendo inclusive se tornado modelo ao capacitar profissionais de outras instituições de ensino superior interessadas em adquirir e montar instalações similares. Abrigado desde a sua inauguração, em 1928, em um dos edifícios da antiga sede da Unifei, o laboratório ocupa uma área de aproximadamente 570m², sendo 300m² no primeiro pavimento e 270m² no segundo pavimento. É constituído de equipamentos originais importados da Suíça, que compõem uma central hidroelétrica, a qual pode ser colocada em paralelo à rede local. O LTHE envolve quatro laboratórios no mesmo espaço físico: no térreo, estão localizados o Laboratório de Simulação de Centrais Hidrelétricas e o de Central Termelétrica, o qual conta com um motor Diesel marítimo da Sulzer, o mais antigo desta fabricante em operação no mundo. No segundo piso, estão os Laboratórios de Mecânica dos Fluídos (água) e Mecânica dos Fluídos (ar).

Chefe: Profº Carlos Barreira Martinez

LHTE

Laboratório de Máquinas Elétricas (LME)

O LME foi inaugurado em 10 de dezembro de 1967, desativado na inauguração do campus da Unifei em 1973, e, por fim, restaurado e reinaugurado em 23 de novembro de 2010. A maioria das máquinas e instrumentos desse antigo Laboratório foram fabricados na Europa, e ainda permanecem instalados no local, em bom estado de conservação, o que permite inclusive a operação normal do laboratório. Os equipamentos e painéis foram montados de forma a possibilitar diversas alternativas de funcionamento e testes nas aulas práticas de eletricidade. Hoje despertam grande interesse dos alunos, ex-alunos e comunidade nas visitas guiadas pelo Complexo.

LME

Museu de Ciência e Tecnologia

O Museu de Ciência e Tecnologia tem o propósito de ser um museu interativo, em que alunos e professores possam utilizar a tecnologia disponível para fins de ensino, pesquisa e extensão. Conta com duas mesas touchscreen e um videowall.

Coordenador do Centro: Profº Roberto Alves de Almeida (IRN)
E-mail: roberto4772@unifei.edu.br

Museu de Ciência e Tecnologia