Projetos sem financiamento 2018

4ª Arte

É um projeto realizado na Unifei de Itabira, que tem como objetivo incentivar a experimentação artística por meio da produção e realização de espetáculos, abrindo espaço para a vivência de palco e de público. Os espetáculos ocorrem todas as quartas-feiras no campus e, eventualmente, em espaços públicos da região. A ideia é promover a arte como ferramenta de reflexão e transformação social.

Facabook: https://www.facebook.com/4arteunifei/

Coordenador: Prof. Fernando Neves Lima
E-mail: lima.fernando@unifei.edu.br 

Agricultura familiar e orgânica em Itabira

O projeto dá suporte aos produtores da agricultura familiar da região de Itabira-MG, os quais enfrentam diversos entraves no processo produtivo relacionados à estrutura, transporte, meios de escoamento da produção, capacitação etc. Busca-se auxiliá-los na melhoria da produção por meio de aprimoramento da gestão, utilização de tecnologia de baixo custo, planejamento do escoamento da produção e incentivo ao contato direto entre produtor e consumidor.

Coordenador: Prof. Juliano Monte-Mor
E-mail: jmontemor@unifei.edu.br

Astroworkshop: introdução a ferramentas da Astrofísica para alunos de graduação

 É um evento didático-científico com o objetivo de atrair graduandos para os cursos de pós-graduação na área de Exatas. Para isso, as atividades no evento são orientadas por pesquisadores atuantes nas linhas de pesquisa em Astrofísica e Astronomia da Unifei. Em última instância, busca-se estimular e enriquecer as atividades ligadas às ciências da natureza e suas tecnologias no sul de Minas Gerais.

Site: https://sites.google.com/site/astroworkshopunifei2016/

Coordenador: Prof. Hektor S. A. Monteiro
E-mail: hmonteiro@unifei.edu.br

Bateria Calangodum

Por meio da música, o projeto visa estimular a criatividade, a memória, a concentração, a disciplina e a socialização dos estudantes e servidores da Unifei. Com isso, busca-se um ambiente universitário ativo em produção e circulação artística e cultural. O projeto também prevê o desenvolvimento de ações na comunidade, a exemplo de oficinas para escolas públicas, apresentações nas ruas de Itabira-MG e em instituições da cidade, ações sociais em comunidades carentes e participação em passeatas.

Facebook: https://www.facebook.com/bateriacalangodum/

Coordenador: Prof. João Lucas da Silva
E-mail: joaolucas.silva@unifei.edu.br

Conflitos rurais do Alto e Médio Rio Doce (MG): estratégias para identificação e análise visando à integração entre Unifei e atores do campo

O projeto se propõe a desenvolver uma metodologia de registro, análise e divulgação dos conflitos rurais que ocorrem na região do Alto e Médio Rio Doce, com articulação de pesquisadores e lideranças de movimentos sociais, sindicais e ambientais da região. Espera-se, assim, auxiliar na criação de políticas públicas voltadas à preservação do meio ambiente, à melhoria das condições de trabalho e do modo de vida camponês, e ao fortalecimento comunitário na região da bacia do Rio Doce.

Coordenador: Prof. Leonardo Ferreira Reis
E-mail: leofreis@gmail.com

Curso Assistencial Amigos de Itajubá

O CAAI é um curso pré-vestibular, com o objetivo de promover o acesso ao ensino superior àqueles que não têm renda para custear os próprios estudos. Conta com aproximadamente 60 voluntários, todos estudantes das instituições de ensino superior da cidade, e oferta até 140 vagas por ano. Além de aulas no período noturno, há monitorias no período da tarde e atividades extracurriculares optativas aos sábados. Desde o início, já atendeu cerca de 1.200 alunos de 15 municípios da região e teve mais de 700 aprovações.

Facebook: https://www.facebook.com/caaioficial/

Coordenador: Paulo César Gonçalves
E-mail: paulo@unifei.edu.br

Defesa pessoal utilizando técnicas de Jiu-Jitsu

Ensinar os princípios de defesa pessoal baseada no Jiu-Jitsu é a proposta deste trabalho, que busca também difundir o esporte no meio acadêmico e entre a comunidade itajubense. Seu público-alvo são mulheres, crianças e idosos. Além de defesa, as artes marciais diminuem o estresse, aumenta o bem-estar físico e mental, melhora a capacidade cardiovascular e respiratória, além de promover o respeito ao próximo, a persistência e a capacidade de lidar com a pressão do dia a dia.

Coordenadora: Pâmela de Cássia Brandão
E-mail: pamelabrandao@unifei.edu.br

Economia Solidária na Peroba – Itajubá-MG: fortalecendo as práticas de comercialização da agricultura familiar

Ao fortalecer os processos produtivos e de geração de renda dos moradores do bairro Peroba, em Itajubá-MG, este projeto visa auxiliar na emancipação econômica e social desta comunidade. Numa primeira fase, foi criado um grupo de mulheres produtoras de doces, geleias e conservas. O próximo passo consiste em promover a capacitação e o acesso do grupo a novos mercados para comercialização de seus produtos, pautando-se pelos princípios da Economia Solidária.

Coordenadora: Profª Viviane Guimarães Pereira
E-mail: vivianeguimaraespereira@unifei.edu.br

Educação Financeira para professores do ensino médio da rede estadual de Minas Gerais: formação em serviço

A escola pode contribuir de maneira significativa para levar a educação financeira a seus alunos. Para isso, no entanto, é preciso que os professores estejam preparados e capacitados no tema. Neste contexto, este projeto se propõe a oferecer, acompanhar e avaliar um curso de capacitação em Educação Financeira para 150 professores da rede pública de Itajubá. Espera-se, assim, que os docentes possam ajudar os alunos a realizarem os seus sonhos individuais e coletivos.

Coordenador: Prof. José Gilberto da Silva
E-mail: gilbertosilva@unifei.edu.br

Emissão de alertas de evento meteorológico, com capacidade para causar acidentes náuticos e aeronáuticos, para as cidades no entorno do lago de furnas

Esta é uma iniciativa para informar a população das cidades adjacentes ao lago de Furnas sobre a iminência de ocorrência de um evento meteorológico severo associado a acidentes fatais. Para isso, o grupo se propõe a emitir boletins informativos sobre as condições atmosféricas com algumas horas de antecedência, como maneira de evitar perdas humanas e materiais.

Coordenador: Prof. Arcilan Trevenzoli Assireu
E-mail: arcilan@unifei.edu.br

“Engenheiros do Futuro”: uma pesquisa-ação visando a difusão da Ciência e Engenharia de Materiais no ciclo fundamental e ensino do método científico

Atrair alunos para as áreas de ciências e engenharia não é tarefa fácil. Uma das razões é o fato de que a ciência, no ensino fundamental, é ensinada sem a sua alma: o pensamento científico. Assim, esta pesquisa-ação pretende responder a hipótese de que é possível ensinar a estrutura do método científico e conceitos de engenharia de materiais para alunos do ensino fundamental, desmistificando também o trabalho de cientistas e engenheiros.

Coordenador: Prof. Márcio Roberto de Freitas
E-mail: marcio_freitas@unifei.edu.br

Escola Livre de Agroecologia (ELA) em Belo Ramo – Pedralva –MG: plantio da extensão universitária

O propósito deste trabalho é seguir com a construção de um espaço – chamado ELA – que permita e intensifique o intercâmbio de conhecimentos e saberes sobres as práticas agroecológicas entre a comunidade Belo Ramo e os estudantes universitários. Procura também disseminar as técnicas e práticas agroecológicas entre os agricultores familiares da região, contribuindo, assim, com processos sustentáveis no cenário socioambiental.

Coordenador: Prof. Luiz Felipe Silva
E-mail: lfelipe@unifei.edu.br 

#INCLUDE – Ambiente Virtual de Aprendizagem

A Educação a Distância (EaD) vem sendo impulsionada pela crescente necessidade de capacitação, atingindo um público que não tem condições de fazê-lo presencialmente. Neste contexto, a proposta é promover e ampliar o uso do #INCLUDE, um ambiente virtual de aprendizagem implementado pelos alunos do curso de Engenharia da Computação de Itabira. A intenção é usar a ferramenta para ofertar minicursos de tecnologia para a comunidade regional.

Coordenador: Prof. Sandro Carvalho Izidoro
E-mail: sandroizidoro@unifei.edu.br 

Lego Lean Training

Liderado pelo grupo PET Engenharia de Produção, o projeto trabalha conceitos de Lean Manufacturing por meio da montagem interativa de blocos do tipo Lego para simular a linha de produção de uma fábrica. Seu público-alvo são alunos de escolas públicas de Itajubá, havendo a intenção de estendê-lo também para os cursinhos pré-vestibulares da cidade. Espera-se, dessa forma, divulgar a Engenharia de Produção e atrair alunos para esta área.

Facebook: https://www.facebook.com/petproducaounifei/

Coordenador: Prof. Carlos Henrique Pereira Mello
E-mail: carlos.mello@unifei.edu.br 

Maré Empreendedora

O objetivo desta ação é incentivar o empreendedorismo social entre os moradores do distrito de Senhora do Carmo de Itabira-MG, especialmente entre as mulheres. Busca-se introduzir práticas que incentivem o artesanato como atividade de lazer e, ao mesmo, de renda alternativa, por meio de uma cooperativa. A ideia surgiu após conversas e relatos das pessoas da comunidade sobre ociosidade, carência de atividades recreativas e depressão entre os moradores.

Coordenador: Prof. Márcio Tsuyoshi Yasuda
E-mail: marcioya@unifei.edu.br 

Metodologias Ativas (MA) e Novas Tecnologias Educacionais no ensino de Ciências e Matemática

As MA são novas abordagens teórico-pedagógicas que procuram incentivar os alunos a aprenderem de maneira autônoma e participativa a partir de problemas e situações reais. Nesta linha, este projeto oferece oficinas de formação para o uso dessas metodologias aos professores de Ciências e Matemática da Educação Básica que atuam na rede pública das cidades que compõem a microrregião de Itajubá. Procura-se, assim, impactar as práticas pedagógicas e melhorar o aprendizado dos estudantes.

Coordenadora: Profª Denise Pereira de Alcântara Ferraz
E-mail: deferraz@unifei.edu.br 

Motus: uma nova forma de movimentação

Motus é o nome dado a um equipamento mecânico automatizado e sensorizado, desenvolvido para pessoas com alguma limitação motora, capaz de reeducar o movimento dos membros superiores e inferiores. Este projeto visa implementar esta Tecnologia Assistiva em clínicas de reabilitação, possibilitando, além da recuperação dos movimentos, a reconquista da autonomia e confiança dos pacientes. Além disso, o Motus auxilia na obtenção eficaz de dados para realização de diagnósticos mais precisos e dinâmicos.

Coordenador: Prof. Antônio Carlos Ancelotti Júnior
E-mail: ancelotti@unifei.edu.br 

 O jogo de xadrez, esporte educacional, como agente transformador da sociedade

O xadrez é considerado uma ferramenta educacional, pois é sustentado pela lógica e pela matemática, exigindo o uso de raciocínio e estratégia. Pensando nisso, esta iniciativa se propõe a promover o ensino e a prática do xadrez nas escolas públicas de Itajubá, visando desenvolver nas crianças e adolescentes participantes habilidades como concentração, raciocínio lógico, autocontrole, entre outras competências cognitivas e sociais.

Coordenadora: Profª Maria Elena Leyva González
E-mail: mariae@unifei.edu.br

Oficina Piloto de Engenharia Química (OPEQ)

A OPEQ consiste na realização de palestras, exposições, dinâmicas de grupo, workshops e feiras de ciências voltadas à rede pública de educação básica de Itajubá. Seu propósito é permitir aos alunos aprender conceitos básicos da Engenharia Química, por meio da troca de experiências com graduandos da Unifei. Procura-se, assim, auxiliá-los na escolha de uma carreira e na geração de conhecimento na área de Ciências.

Coordenador: Prof. Hugo Perazzini
E-mail: perazzini@unifei.edu.br 

Por trás das câmeras…e dos posts!

O projeto cria e gerencia materiais digitais do blog e canal de vídeo “Ergonomia da Atividade”, que tem como foco temas da área de saúde e segurança no trabalho. A intenção é que estes conteúdos sejam utilizados como metodologias ativas, que ultrapassem os métodos clássicos de ensino-aprendizagem. Está prevista também a produção de um livro com charges e textos escritos por pesquisadores de saúde e segurança.

Coordenador: Prof. Raoni Rocha Simões
E-mail: raoni@unifei.edu.br

Promoção da saúde por meio do esporte

O projeto estimula a prática esportiva pelos discentes da Unifei ao incentivar sua participação em campeonatos de alta expressividade estadual e nacional. O objetivo é promover o esporte, aumentando a participação de discentes nos treinamentos, com consequentes melhorias de saúde e de qualidade de vida. A iniciativa surge num cenário de aumento do sedentarismo frente à atratividade das redes sociais e jogos eletrônicos, com crescente redução de alunos nas atividades esportivas da instituição.

Coordenador: Ricardo de Melo Dias
E-mail: ricardodias@unifei.edu.br  

 Terça Literária

É um evento quinzenal ao longo do período letivo, que procura trazer a visão de vários autores sobre a realidade local. Considerando-se que a comunidade acadêmica tem origem em diversas cidades brasileiras, o projeto estimula a percepção da realidade local por meio da literatura. A partir disso, espera-se contribuir para criar novos discursos, possibilidades, realidades e ações, promovendo também o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo dos discentes.

Facebook: https://www.facebook.com/tercaliterariaitabira/

Coordenadora: Profª Fernanda Rodrigues da Silva
E-mail: fernandasilva@unifei.edu.br

Time Enactus Unifei

A Enactus é uma organização internacional sem fins lucrativos, presente em 36 países, congregando mais de 72 mil universitários e professores em mais de 1.700 campi. O objetivo é desenvolver propostas que melhorem as condições de vida das comunidades locais, promovendo o comportamento empreendedor dos estudantes e estimulando-os a pensar soluções criativas e inovadoras. Na primeira etapa, o foco de atuação é o Centro de Assistência Psicossocial de Itajubá – Álcool e Drogas, com oficinas de artesanato, gastronomia e marcenaria a dependentes químicos.

Facebook: https://www.facebook.com/enactusunifeiitj/

Coordenador: Prof. Luiz Eugênio Veneziani Pasin
E-mail: luizpasin@unifei.edu.br 

Unifei Sintrópica

O projeto dá continuidade ao desenvolvimento do Sistema Agroflorestal (SAF), instalado nas dependências do campus de Itajubá. Este sistema harmoniza a produção de alimentos com a dinâmica natural de uma floresta. Segue, assim, a proposta da agricultura sintrópica, modelo sustentável que promove o cultivo orgânico e, ao mesmo tempo, a recuperação da vegetação nativa. As atividades de manutenção do SAF são feitas por discentes, docentes e servidores da instituição. São feitas também atividades com a comunidade local, a exemplo de palestras, workshops, visitas de escolas e mutirões de trabalho.

Facebook: https://www.facebook.com/unifeisintropica/

Coordenador: Prof. Alan Bendasoli Pavan
E-mail: alan@unifei.edu.br