Projetos financiados em 2016

Acessibilidade cultural: articulações e reflexões na formação de professores

Esse projeto tem por objetivo ofertar um curso de formação com viés cultural acessível aos professores de Itajubá e região, preparando-os pedagogicamente para receberem e/ou atuarem com o público deficiente, possibilitando também que esses profissionais atuem em espaços de educação formal e não formal considerando os aspectos inclusivos.

Site: https://www.nefti.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/neftiunifei
CanalYoutube:
 youtube.com/channel/UCum3jfgAHwRsNDAoNES7IzQ/videos

QuiTrupe em: “A fantástica fábrica da química”

O QuiTrupe, criado por alunos de Licenciatura em Química, busca promover a articulação entre artes cênicas e experimentos de química por meio da criação e produção de peças teatrais adaptadas de obras literárias. O objetivo é divulgar o conhecimento de química em escolas e locais públicos de Itajubá e região.

Facebook: https://www.facebook.com/quitrupeunifei/

A formação de professores em serviço e a educação financeira para alunos do ensino médio

O objetivo deste projeto é oferecer um processo de formação continuada em serviço para docentes do ensino médio, inicialmente da Escola Estadual Prof. Antônio Rodrigues D’Oliveira, de Itajubá/MG, na aplicação do material didático “Educação Financeira nas Escolas”. Espera-se, ao final, modificações no fazer docente; na aprendizagem dos alunos em relação à educação financeira; no espaço escolar; e, consequentemente, na sociedade a partir de uma visão do uso do dinheiro de forma mais consciente.

Site: https://denarius.unifei.edu.br
Facebook: https://www.facebook.com/denarius.unifei

Cultivar-te

O Cultivar-te é um projeto do grupo Universidade Cultural, que leva educação e arte para crianças e adolescentes da entidade Anjo Acolhedor. O objetivo é a criação de espaços que favoreçam o desenvolvimento artístico-cultural desse público – por meio de aulas e oficinas de literatura, música, cinema, teatro e circo –  além de reforço escolar e ensino de noções de sustentabilidade ambiental.
Dentro e fora

O objetivo deste projeto é realizar cirandas de formação acadêmica e pedagógica para a criação e o desenvolvimento de práticas docentes consubstancia-das na interdisciplinaridade para a Educação Básica, especificamente para o Ensino Médio das escolas públicas de Itajubá e região, consolidando, assim, o Espaço de Formação Interdisciplinar Docente – EFID-UNIFEI.
Empreendedorismo e educação financeira aos alunos do ensino médio

A atividade empreendedora pode ser um dos agentes de mudança no país. Porém, é preciso que as instituições de ensino incentivem cada vez mais o desenvolvimento da cultura empreendedora, sob diversas formas, entre os jovens estudantes. Neste projeto, o aluno do ensino médio (protagonista da ação) é estimulado a realizar seu projeto de vida, integrando seu desejo aos diversos fatores que compõem a caminhada para sua realização. 
Quanto vale o dinheiro para os jovens?

Este projeto tem como objetivo construir e consolidar métodos didático-pedagógicos para a construção e consolidação do conhecimento de alunos do ensino médio, em temas relacionados à educação financeira, em escolas públicas de Itajubá/MG. 

Site: https://denarius.unifei.edu.br
Facebook: https://www.facebook.com/denarius.unifei

Tutoria em Robótica Lego

Este projeto visa desenvolver uma estrutura de apoio e aprimoramentos do conhecimento focado em robótica aos alunos da Escola Estadual Silvério Sanches que participam do Torneio de Robótica First Lego League. A utilização de práticas ativas de ensino, como o aprendizado baseado em projeto, serve como ponto de motivação para que estes alunos aprendam, em atividades práticas, habilidades que lhes serão úteis no decorrer de suas carreiras profissionais.