Como tudo começou?
Em consequência do cenário econômico de crise dos anos 1990 no Brasil, uma grande quantidade de grupos procurou caminhos alternativos para gerar trabalho e renda. E a partir daí, surgiram inúmeras associações e cooperativas, com propostas de organização autogestionária do trabalho, construindo um modelo diferente de gestão não hierárquica.
O surgimento dessas experiências fazem com que a partir dos anos 2000 ganhem força no Brasil as políticas públicas voltadas para o fortalecimento da Economia Solidária. Essas políticas procuravam oferecer suporte a esse grande contingente de organizações associativas e cooperativas que emergiram no país. E através dessas políticas convencionou-se chamar de Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) à essas associações, cooperativas ou grupos informais que visavam organizar suas atividades produtivas, financeiras ou comerciais a partir dos princípios da autogestão, da cooperação e da solidariedade.</p?
Curiosidade: Segundo o mapeamento feito pelo Sistema de Informação em Economia Solidária (SIES), os dados de 2009 a 2014 indicam que existem no país mais de 6 mil EES.
Essas políticas se ergueram e sustentaram ao longo dos anos através da constante articulação entre os grupos, gestão pública, instituições de fomento e assessoria e empresas parceiras. O trabalho de fortalecer a Economia Solidária, de capacitar os empreendimentos e de viabilizar sua sustentabilidade se mostrou muito complexo e desafiador, e a articulação dessa rede de atores tem sido imprescindível para encontrar soluções criativas aos obstáculos colocados.
É nesse cenário que aparecem as incubadoras tecnológicas de cooperativas populares, vinculadas às universidades ou prefeituras municipais, com o objetivo de fomentar ações de Economia Solidária e oferecer assessoria técnica e de gestão aos empreendimentos, contribuindo para sua consolidação.
Então, em 2006 a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares de Itajubá (Intecoop) foi criada por iniciativa da Pró Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), em parceria com a Prefeitura Municipal de Itajubá, visando construir assessoria aos grupos associativos do Município.
E como está hoje?
Atualmente, através de seu Programa de Incubação, a Intecoop oferece apoio a formação e consolidação de EES do Município de Itajubá, capacitando os empreendimentos para a gestão autônoma de seus negócios. Podem participar do Programa de incubação grupos de pessoas físicas ou jurídicas, formalizadas ou não, que queiram estruturar associações ou cooperativas populares de Economia Solidária.
A Intecoop oferece a seus incubados apoio em diferentes frentes de formação e desenvolvimento, incluindo: orientação em gestão e administração às novas associações/cooperativas e seus empreendedores, para que os produtos e processos possam ser comercializados visando sua sustentabilidade; apoio estratégico e Network; incentivo à busca de fomento e incentivos financeiros governamentais destinados às cooperativas e associações; incentivo à participação de eventos promocionais (feiras empresariais; workshop, seminários, etc.); amplo programa de capacitação, assessoria e mentoria; interação permanente com a Universidade.
Para mais informações sobre o trabalho a Intecoop, entre em contato através dos links:
www.intecoop.webnobe.com.br
https://www.facebook.com/Intecoop.Itajuba/
intecoopitajuba@gmail.com