Registro de Extensão – Curta Duração

REGISTRO SIMPLIFICADO DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO NA UNIFEI – CONCEITO, PROCESSO, DOCUMENTOS E REGISTROS

As atividades de extensão, que podem ser assim classificadas e registradas com o Formulário Simplificado na Unifei, são aquelas que se enquadram na norma específica para este fim.

Os servidores docentes e técnico-administrativos podem registrar e, posteriormente, elaborar o relatório final de suas atividades de extensão pelo sistema SIGAA (clique aqui para acessar a página de login desse sistema), sejam essas atividades com recursos financeiros ou não.

Tutorial para registro e relatórios parcial e final de atividades de extensão no modo simplificado

Fluxograma do Processo

Matriz RACI

Para as atividades de extensão já registradas na Proex por meio do SIPAC, utilizando os formulários de registro, o relatório final, sejam as atividades registradas com ou sem recursos financeiros, deve ser preenchido por meio dos modelos a seguir, e instruídos a partir da secretaria da Unidade Acadêmica ou Administrativa do Coordenador, pelo sistema SIPAC.

Modelo de Formulário para Relatório Final de Atividades de Extensão com Recursos Financeiros

Modelo de Formulário para Relatório Final de Atividades de Extensão sem Recursos Financeiros

Para auxiliar os coordenadores dos projetos simplificados de atividades de extensão em planejar e, posteriormente, prestar contas dessas atividades, estão disponíveis a seguir duas planilhas eletrônicas (uma para o campus de Itajubá e outra para o campus de Itabira), cujo intuito é facilitar os cálculos necessários. Essas planilhas podem, posteriormente, ser anexadas nos campos adequados de registro da atividade de extensão no sistema SIGAA.

Planilha de Auxílio para Cálculos de Valores Financeiros – Campus Itajubá

Planilha de Auxílio para Cálculos de Valores Financeiros – Campus Itabira

Como aprovar um projeto de extensão

A formalização em processo SIPAC e a aprovação pela Unifei, de acordo com os procedimentos e normas estabelecidos, é a institucionalização oficial e, consequentemente, a autorização de realização da Atividade de Extensão no modo Simplificado. Certificados e Declarações somente serão emitidos para atividades com Registro e Relatório Final aprovados na PROEX. A celeridade na tramitação, desejada por todos, está diretamente relacionada à forma de instrução, legalidade, legitimidade do objeto e interesse da Universidade. Dessa forma, na tentativa de facilitar a tramitação e reduzir o tempo de aprovação, recomendamos que sigam as Normas, Tutoriais, Cartilhas e Planilhas disponíveis nesta página, fornecidos pela PROEX.

PAGAMENTO DE RESSARCIMENTO E RETRIBUIÇÃO

Nos casos em que a atividade é financiada por um ente externo à Universidade, torna-se necessário a apuração dos custos e a avaliação da necessidade de ressarcir a Universidade destes custos incorridos. Sobre as atividades a serem executadas por formulários simplificados de atividade de extensão, deve-se prever ainda a incorporação à conta de recursos próprios da Universidade de uma parcela a título de retribuição, calculado sobre o valor da remuneração do servidor, conforme a carga horária de dedicação utilizada na atividade.

Para a forma de calcular o valor devido de ressarcimento e retribuição das atividades no modo simplificado, verifique a cartilha a seguir.

Cartilha para Pagamento de Ressarcimento e Retribuição

Valor do Ressarcimento Mensal por Metro Quadrado (Campus Itajubá): R$ 23,12 / m2

Valor do Ressarcimento Mensal por Metro Quadrado (Campus Itabira): R$ 19,98 / m2