IEPG – NEAAD Núcleo de Estudos Avançados para Auxílio à Decisão

A região onde se encontra a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) tem experimentado, nos últimos anos, um grande desenvolvimento tecnológico. Várias empresas, de todos os portes e setores, têm se instalado buscando os diferenciais disponíveis. Entretanto, devido à competitividade de mercado brasileiro e mundial, estas empresas necessitam de um contínuo melhoramento de seus processos produtivos. Sob este aspecto, a UNIFEI tem desempenhado um papel fundamental e até mesmo crescente, pois novas demandas têm surgido ao longo do tempo. Visando atender a esses objetivos, o Instituto de Engenharia de Produção e Gestão (IEPG) vem adotando várias estratégias, principalmente no fortalecimento dos grupos de ensino e pesquisa. Fruto deste trabalho é a criação recente de um grupo multidisciplinar com potencial para, tanto na graduação quanto na pós-graduação, atender às exigências do mercado, quer seja através da melhor preparação profissional dos alunos, quer seja no atendimento aos anseios da comunidade produtiva. Este grupo denominado Núcleo de Estudos Avançados para Auxílio à Decisão (NEAAD). Entre os temas de interesse estudados por este grupo cita-se: projeto de experimentos, otimização e a simulação. Participam deste grupo vários alunos de doutorado, mestrado e iniciação científica, além de 11 professores do IEPG. Este grupo atualmente sobre a coordenação do professor José Arnaldo Barra Montevechi, permitirá subsídios importantes para o desenvolvimento desta área de pesquisa. Devido ao aumento de trabalhos deste grupo o IEPG esta reformando uma área que abrigará a instalação de um laboratório com a finalidade de abrigar estes desenvolvimentos na área de simulação.

Link do grupo cadastrado na base de dados CNPq

Líder: José Arnaldo Barra Montevechi

: neaad@unifei.edu.br