Conheça o IMC

Informações sobre o IMC                          

O IMC  (Instituto de Matemática e Computação) foi criado a partir da divisão do ICE (Instituto de  Ciências Exatas). Possui atualmente 48 docentes, sendo 29 da área de Matemática e 19 da  Computação, além de 6 servidores técnico-administrativos. A diretoria do IMC é constituída pelos professores Rodrigo Duarte Seabra (Diretor) e Mariza Stefanello Simsen (Vice-diretor).

O professor Rodrigo Duarte Seabra é Doutor em Ciências pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2009) e Bacharel em Ciência da Computação pelo Centro Universitário Eurípides de Marília (2003). Realizou Doutorado-Sanduíche (11/2006 a 02/2007) na Universidade do Minho, em Portugal. É Professor Adjunto II em regime de dedicação exclusiva no Instituto de Matemática e Computação da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), sendo, atualmente, Diretor deste Instituto (2017 – ). Foi Coordenador do curso de Ciência da Computação (05/2015 a 11/2016) e atua como docente permanente no Programa de Mestrado em Ciência e Tecnologia da Computação (POSCOMP) nessa mesma instituição. Em sua produção bibliográfica, publicou 69 trabalhos completos distribuídos em periódicos especializados, anais de eventos e capítulos de livros. Possui 3 softwares (2 registrados) e outros 6 itens de produção técnica. Orientou 4 dissertações de mestrado, 6 monografias de especialização, 31 trabalhos de conclusão de curso e 10 estágios nas áreas de Ciência da Computação e Sistemas de Informação. Participou de mais de 150 bancas, contemplando trabalhos de doutorado, mestrado, cursos de especialização, TFGs, estágios e concursos públicos. Recebeu 6 prêmios e/ou homenagens. Participou de 30 eventos no Brasil. Atua nas áreas de Ciência da Computação e Sistemas de Informação, desenvolvendo pesquisas em Informática na Educação, Interação Humano-Computador, Usabilidade, Realidade Virtual e Engenharia de Software.

 

A professora Mariza Stefanello Simsen é docente associada da Universidade Federal de Itajubá. Possui doutorado em Matemática pela Universidade Federal de São Carlos (2006), mestrado em Matemática pela Universidade Federal de São Carlos (2002) e graduação em Matemática Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (2000). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Análise\EDP, atuando principalmente no estudo de equações diferenciais que envolvem o operador p(x)-Laplaciano e a equação de Schrödinger.

Cursos de Graduação:

Cursos de Pós-graduação

Além dos cursos abrigados no Instituto, o IMC atende disciplinas de Matemática e Computação do Ciclo Básico de todos os cursos de graduação oferecidos pela UNIFEI, campus Itajubá, como por exemplo:

  • CCO 016 – Fundamentos de Programação
  • MAT 001 – Cálculo 1
  • MAT 002 – Cálculo 2
  • MAT 003 – Cálculo 3
  • MAT 011 – Geometria Analítica e Álgebra Linear
  • MAT 012 – Cálculo numérico
  • MAT 013 – Probabilidade e Estatística
  • MAT 021 – Equações diferenciais I
  • MAT 022 – Equações diferenciais II

Os docentes do IMC além de atuarem nos cursos de Graduação, também colaboram com a Pós-graduação e possuem atuação expressiva em Pesquisa, sendo uma das Unidades Acadêmicas com a maior produção científica da UNIFEI. Nossos pesquisadores são conhecidos e respeitados internacionalmente.