Curso


MESTRADO EM DESENVOLVIMENTO, TECNOLOGIAS E SOCIEDADE
Campus Sede Itajubá – Curso Presencial
CAPES – Conceito 3

Título: Mestre em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade
Carga Horária Total Mínima: 360 horas

Coordenador: Profa. Dra. Daniele Ornaghi Sant Anna

Email do curso: dtecs.pg@unifei.edu.br

O Curso 

Caracteriza-se como um espaço de pesquisa, no qual se propõe intercâmbios e trocas de experiências para a realização de estudos que contribuam à compreensão dos problemas característicos de diferentes regiões em processo de desenvolvimento, com a finalidade de subsidiar políticas socioculturais e econômicas, públicas ou privadas, integrando-os em função das contingências da atual realidade mundial.

As atividades do Programa estão organizadas em disciplinas, seminários, debates científicos com pesquisadores experientes e reconhecidos na área multidisciplinar, reuniões das linhas e dos grupos e orientações de trabalhos visando à pesquisa e à dissertação científica.

Espera-se permitir aos futuros mestrandos a produção de conhecimentos, informações, estratégias e ações sobre desenvolvimento, tecnologias, tecnologias sociais, cidade, cultura, trabalho, educação e identidade em diferentes campos do conhecimento, integrando-os em função de uma visão multidisciplinar.

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade foi recomendado pela CAPES em 2011 e implantado na Universidade Federal de Itajubá em 2012, contando com mais de 40 alunos inscritos, cujas primeiras defesas estão programadas para o 1º semestre de 2014.

A seleção para o mestrado é realizada uma vez por ano, normalmente as inscrições ocorrem entre os meses de setembro e de outubro. O processo é organizado por uma Comissão de Seleção nomeada para esse fim, mediante Edital, seguindo as seguintes etapas:

  • Primeira Etapa – Exame escrito, em que o candidato deve mostrar sua capacidade de entendimento e problematização sobre a temática do Desenvolvimento e das Tecnologias, centrais à proposta do PPG.
  • Segunda Etapa – Análise e arguição do Currículo Lattes e Projeto de Pesquisa.

Compete ao Conselho do Programa, seguindo aos critérios estabelecidos na Resolução Interna nº 01/2012 (Regulamentação de Bolsas), a classificação dos candidatos aceitos em ordem de prioridade para a concessão de bolsas de estudo.

O candidato classificado à concessão de bolsa de estudo deverá ter dedicação em período integral ao Programa, mediante plano de trabalho junto com seu orientador, cuja notificação sobre a aceitação ou não dos postulantes é feita até o final do mês de janeiro.

As bolsas mais frequentes são concedidas pela CAPES, pelo CNPq e pela FAPEMIG (Fundação de Apoio a Pesquisa de Minas Gerais). Além dessas, podem também ser alocadas bolsas de diversas agências internacionais de pesquisa, prefeituras, secretarias estaduais e ministérios, dentro de projetos de pesquisa de interesses específicos.

Alunos estrangeiros podem concorrer a bolsas de estudos, previstas exclusivamente para eles. Para tanto devem procurar a Embaixada Brasileira ou um Consulado Brasileiro em seu país de origem, antes de se deslocarem até o Brasil.

Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade

Áreas de Concentração / Linhas de Pesquisa

DESENVOLVIMENTO, TECNOLOGIAS E SOCIEDADE

  • Desenvolvimento e Sociedade
  • Desenvolvimento e Tecnologias

[+] Saiba mais sobre as áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa deste curso

Processos Seletivos

Editais / Formulários de Inscrição / Consulta Situação / Resultados

  • Matrículas Iniciais