Curso

Apresentação


MESTRADO EM ENGENHARIA ELÉTRICA
Campus Sede Itajubá – Curso Presencial
CAPES – Conceito 5

Título: Mestre em Ciências em Engenharia Elétrica
Carga Horária Total Mínima: 360 horas

Coordenador: Prof. Dr. Tales Cleber Pimenta
Email do curso: eel.pg@unifei.edu.br

O Curso 

Histórico:

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UNIFEI, PPG-E, hoje vinculado aos Institutos de Sistemas Elétricos e Energia (ISEE) e Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologias da Informação (IESTI), é constituído pelos Cursos de Mestrado e de Doutorado.

O Programa de Pós-Graduação foi implantado em 1968, e caracterizou-se, em seus primeiros anos, pela ênfase em Sistemas Elétricos de Potência, especificamente nas áreas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, tendo se consolidado como um dos mais desenvolvidos do País nesta área.

Em 1985 o Curso de Mestrado passou a ser oferecido também na área de Sistemas Elétricos Industriais, um dos únicos do país à época e, em 1986, na área de Eletrônica. Em 1992, a área de Eletrônica passou a ser denominada Automação e Controle Industrial, nome mais adequado ao elenco das disciplinas então oferecidas e às linhas de pesquisa das dissertações que estavam sendo desenvolvidas.

A partir de 1993, devido à forte interação existente entre as áreas de Automação e Controle Industrial e de Sistemas Elétricos Industriais, as duas áreas foram unificadas, com a denominação de Automação e Sistemas Elétricos Industriais.

Em 1995 teve início o Curso de Doutorado em Engenharia Elétrica, originalmente na área de concentração Sistemas Elétricos de Potência e, em 2005, em Automação e Sistemas Elétricos Industriais e, mais recentemente, a partir de 2010, na área de Microeletrônica.

O programa atende às demandas por pós-graduação em engenharia elétrica de uma importante região situada no Sul do Estado de Minas Gerais e Vale do Paraíba (Estados de São Paulo e Rio de Janeiro), abrangendo uma região localizada num raio de 180 km tomando como referência a cidade de Itajubá.

Nos últimos quinze anos (desde 1998) foram defendidos 82 teses de doutorado e 322 dissertações de mestrado, totalizando 404 trabalhos, o que constata a consolidação do programa.

Objetivo:

Vale destacar que os objetivos do programa, através das 2 modalidades de atuação (cursos de Mestrado e Doutorado) e através das 3 áreas de concentração (Sistemas Elétricos de Potência, Automação e Sistemas Elétricos Industriais e Microeletrônica) podem ser sintetizados em:

  • Desenvolver nos mestrandos a habilidade de executar pesquisas, dominar a metodologia científica aplicada e aprofundar o conhecimento profissional e acadêmico do aluno no tema escolhido para a dissertação;
  • Desenvolver nos doutorandos a capacidade de conduzir pesquisas originais e formar líderes para o País nas suas respectivas áreas de atuação.

Estrutura do Curso:

Para alcançar seus objetivos, o Currículo do Programa é atualmente constituído por 39 disciplinas de formação geral e 5 componentes curriculares, sendo eles: estudos orientados para os cursos de mestrado e doutorado, trabalho de dissertação, preparação para qualificação, trabalho de tese e estágio docência.

Uma característica da estrutura curricular é que as disciplinas oferecidas são pertencentes ao Programa de Pós-Graduação, sem caracterizá-las como sendo específicas do curso de mestrado ou de doutorado, com exceção dos estudos orientados, que têm regulamentação diferente para os dois cursos. No mestrado, permite-se que aluno curse o estudo orientado apenas uma vez e no doutorado, duas vezes. Os estudos orientados possuem conteúdo variável e relacionado ao tema do trabalho, ajustável de acordo com o interesse do orientador e do aluno e em consonância com o tema de pesquisa a ser desenvolvido.

O estágio de docência na graduação é uma atividade curricular obrigatória para os alunos bolsistas de doutorado e opcional para os alunos não-bolsistas. Os alunos bolsistas de doutorado devem se matricular e participar das atividades do estagio docência no mínimo duas e no máximo três vezes durante o doutoramento.

Para a conclusão do mestrado é necessária à integralização de 24 créditos, o que equivale a 8 disciplinas. Para o doutorado são necessários 36 créditos, sendo que até 24 créditos podem ser aproveitados do mestrado.

O prazo para a conclusão do curso é de 12 a 36 meses para o mestrado e de 24 a 72 meses para doutorado.

Ao final do curso, após as defesas de mestrado ou doutorado, o aluno receberá os títulos de mestre e doutor em Engenharia Elétrica, respectivamente.

Áreas de Concentração / Linhas de Pesquisa

AUTOMAÇÃO E SISTEMAS ELÉTRICOS INDUSTRIAIS

  • Controle e Automação de Processos
  • Técnicas de Manutenção em Equipamentos Elétricos

MICROELETRÔNICA

  • Projetos de Circuitos Integrados e suas Aplicações

SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIA

  • Economia do Setor Eletro-Energético
  • Geração, Transmissão e Distribuição da Energia Elétrica
  • Métodos de Análise, Planejamento e Operação de Sistemas Elétricos.
  • Proteção, Qualidade e Condicionamento da Energia Elétrica

[+] Saiba mais sobre as áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa deste curso

Processos Seletivos
Editais / Formulários de Inscrição / Consulta Situação / Resultados

Matrículas Iniciais