Curso

Apresentação


MESTRADO EM ENGENHARIA DE ENERGIA
Campus Sede Itajubá – Curso Presencial
CAPES – Conceito 3

Título: Mestre em Ciências em Engenharia de Energia
Carga Horária Total Mínima: 360 horas

Coordenador: Prof. Dr. Electo Eduardo Silva Lora
Email do curso: een.pg@unifei.edu.br

O Curso 

O curso de pós-graduação em Engenharia de Energia foi criado em 1999 como resposta a uma demanda da sociedade por um curso abrangente, que focasse os aspectos técnicos relacionados à energia, sem abrir mão dos condicionantes que a cercam, a fim de que as soluções alcançadas encontrem real factibilidade.

Este objetivo só foi atingido através da união de grupos capacitados nas diversas áreas da energia: Grupo de Estudos Energéticos (GEE) atuante nas áreas de planejamento energético, direito da energia e uso racional da energia, Grupo de Energia (GEN) com estudos voltados à geração hidrelétrica e uso racional da água, Núcleo de Excelência em Geração Termelétrica e Distribuída (NEST) capacitados na área de geração termelétrica, energia solar e da biomassa, sustentabilidade dos biocombustíveis e correlatos, e do Grupo de Estudos em Ciências Ambientais (GECA) que além de outros temas, trata questões relacionadas aos impactos da geração e uso da energia sobre o meio ambiente. Centro Nacional de Referências em Pequenas Centrais Hidrelétricas (CERPCH), voltado para ao desenvolvimento de pesquisa e desenvolvimento tecnológico na geração hídrica de pequeno porte, hidrocinética fluvial e oceânica, maremotriz e de ondas.

A seleção para o mestrado é feita duas vezes por ano, mediante Comissão de Seleção nomeada para esse fim, por meio:

  • Histórico escolar;
  • Análise de currículo (modelo Lattes);
  • Submissão de Pré-projeto de dissertação (elaborado pelo candidato).

A Comissão também classifica os candidatos aceitos em ordem de prioridade para a concessão de bolsas de estudo. A notificação sobre a aceitação ou não dos postulantes é feita normalmente até o final do mês de agosto e janeiro.

Diversas agências de fomento de pesquisa e pós-graduação concedem bolsas de estudo aos melhores colocados no processo de seleção, que se dedicarem em período integral ao Programa.

As bolsas mais frequentes são concedidas pela CAPES, pelo CNPq e pela FAPEMIG (Fundação de Apoio a Pesquisa de Minas Gerais). Além dessas, podem também ser alocadas bolsas conferidas por empresas dentro de projetos de pesquisa específicos.

Alunos estrangeiros podem também concorrer a bolsas de estudos (PEC-PG) previstas exclusivamente para eles, tendo para tanto que procurar a Embaixada Brasileira ou um Consulado Brasileiro em seu país de origem, antes de se deslocarem até o Brasil.

 

Áreas de Concentração / Linhas de Pesquisa

1Energia Sociedade e Meio Ambiente – ESMA

Avaliação de sustentabilidade: Análise de Ciclo de Vida

Descrição: Estudos relativos ao uso da energia direta e indireta e das emissões desde a produção até o descarte final de um produto ou serviço. Indicadores de sustentabilidade no ciclo de vida. Estudo das diferentes tecnologias para a conversão energética de resíduos.

Energia, Recursos Hídricos e Meio Ambiente

Descrição: Estudos do nexo energia e meio ambiente, com preponderância sobre este último aspecto, dando destaque também para os interesses de curto e longo prazo da sociedade, incluindo as questões relativas às mudanças climáticas.

2-Sistemas energéticos – SE

Fontes Renováveis de Energia

Descrição: Estudos técnicos, econômicos e ambientais relativos às fontes renováveis de energia, com ênfase em bioenergia, considerando os biocombustíveis, bioeletricidade, energia solar e uso de resíduos urbanos.

Geração Hidrelétrica e Pequenas Centrais Hidrelétricas

Descrição: Estudos de concepção e planejamento de centrais hidrelétricas, de pequeno e grande porte, bem como os desenvolvimentos e estudos em equipamentos hidromecânicos, transitórios hidráulicos, controle, desenvolvimentos de técnicas de ensaios.

Geração Termelétrica, Cogeração e Geração Distribuída

Descrição: Estudos técnicos e econômicos de sistemas de geração com turbinas a vapor e a gás, motores de combustão interna. Estudos avançados sobre o potencial da biomassa e geração com cogeração, células a combustível, eólica, sistemas fotovoltaicos e outros.

3-Planejamento e Gestão de Sistemas Energéticos – PGSE

Monitoramento, Gestão e Regulação de Sistemas Energéticos.

Descrição: Trata do desenvolvimento de ferramentas de avaliação e acompanhamento de sistemas energéticos e recursos naturais empregando sistemas inteligentes, tecnologia da informação e indicadores de desempenho, incluindo instrumentação e sistemas de controle.

Planejamento Energético

Descrição: Estudos de planejamento energético, envolvendo temas relacionados à formação da demanda e otimização da oferta energética, bem como aspectos ambientais e econômicos.

 

[+] Saiba mais sobre as áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa deste curso

Processos Seletivos
Editais / Formulários de Inscrição / Consulta Situação / Resultados

Matrículas Iniciais