Curso


MESTRADO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Campus Sede Itajubá – Curso Presencial
CAPES – Conceito 4

Título: Mestre em Ciências em Engenharia de Produção
Carga Horária Total Mínima: 360 horas

Coordenador: Prof. Dr. Renato da Silva Lima
Email do curso: epr.pg@unifei.edu.br
 

O Curso 

Caracteriza-se como uma Engenharia de Métodos, Processos e Produto, que se propõe a planejar, projetar, implantar e controlar sistemas produtivos visando à integração e otimização dos fatores da produção. Seus métodos e técnicas aplicam se a todos os tipos de atividades dos setores primário, secundário ou de serviços, embora sua implementação ocorra principalmente no setor industrial e na prestação de serviços.

As atividades do programa estão organizadas em disciplinas, seminários e orientação de trabalhos visando à pesquisa e dissertação científica. O objetivo do Programa de Mestrado em Engenharia de Produção é contribuir para a preparação de profissionais de nível superior das áreas de ciências exatas e administração em áreas do conhecimento já consolidadas, bem como aquelas na fronteira das modernas investigações da tecnologia e gestão de sistemas produtivos. Já o objetivo do Programa de Doutorado em é formar pesquisadores para atuar na fronteira das modernas investigações de modelagem, otimização e controle.

O resultado final esperado é permitir aos futuros mestres e doutores tomarem imediata responsabilidade no planejamento, gestão e operação de sistemas de produção, bem como fornecer os fundamentos para a pesquisa científica nas áreas do programa. A Pós-graduação em engenharia de produção foi implantada na Universidade Federal de Itajubá em 1994, inicialmente em nível de mestrado e a partir de 2012, também como doutorado, tendo formado até julho de 2013, 01 doutor e XXX mestres em Engenharia de Produção.

A seleção para o mestrado é feita uma vez por ano, em geral a inscrição ocorre nos meses de julho a dezembro, mediante Comissão de Seleção nomeada para esse fim, por meio:

  • Teste ABEPRO, que é um exame nacional, realizado pela Associação Brasileira de Engenharia de Produção, para ingresso em programas de pós-graduação;
  • Análise de currículo (modelo Lattes);
  • Submissão de Pré-projeto de dissertação (formulário próprio).

A seleção para o doutorado é feita por meio de fluxo continuo, em geral a inscrição ocorre nos meses de janeiro a dezembro, mediante Comissão de Seleção nomeada para esse fim, por meio:

  • Análise do Projeto de Pesquisa

A Comissão também classificam os candidatos aceitos em ordem de prioridade para a concessão de bolsas de estudo. A notificação sobre a aceitação ou não dos postulantes é feita normalmente até o final do mês de janeiro para o mestrado e para o doutorado no final de cada período (meses de janeiro, maio e agosto). Diversas agências de fomento de pesquisa e pós-graduação, concedem bolsas de estudo aos melhores colocados no processo de seleção, que se dedicarem em período integral ao Programa.

As bolsas mais frequentes são concedidas pela CAPES, pelo CNPq e pela FAPEMIG (Fundação de Apoio a Pesquisa de Minas Gerais). Além dessas, podem também ser alocadas bolsas conferidas por empresas dentro de projetos de pesquisa específicos. Alunos estrangeiros podem concorrer a bolsas de estudos (PEC-PG) previstas exclusivamente para eles, tendo para tanto que procurar a Embaixada Brasileira ou um Consulado Brasileiro em seu país de origem, antes de se deslocarem até o Brasil.

Áreas de Concentração / Linhas de Pesquisa

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

  • Modelagem, Otimização e Controle
  • Qualidade e Produtos
  • Sistemas de Produção e Logística

[+] Saiba mais sobre as áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa deste curso

Processos Seletivos
Editais / Formulários de Inscrição / Consulta Situação / Resultados

Matrículas Iniciais