Curso

Apresentação


MESTRADO EM MATERIAIS PARA ENGENHARIA
Campus Sede Itajubá – Curso Presencial
CAPES – Conceito 4

Título: Mestre em Ciências em Materiais para Engenharia
Carga Horária Total Mínima: 360 horas

Coordenador: Prof. Dr. Demétrio Artur Werner Soares
Email do curso: me.pg@unifei.edu.br

O Curso 

O Programa de Pós-graduação em Materiais para Engenharia da UNIFEI – Campus Itajubá, visa a formação de profissionais qualificados para os desafios impostos pelas tecnologias do Século XXI. A atuação de forma interdisciplinar com docentes que desenvolvem pesquisas em Engenharia de Materiais agregando conhecimentos de Química, Física, Metalurgia e Biologia permite o desenvolvimento de novos materiais que possam atender as demandas qualificadas da ciência e tecnologia, do ensino superior, bem como as do mercado de trabalho que estão em constante evolução. A região do sul de Minas Gerais tem uma vocação tecnológica de longa história. Além de diversas indústrias que atuam no setor eletro/eletrônico, temos indústrias que atuam em setores que demandam tecnologia de ponta, no setor de autopeças, helicópteros, eletro-eletrônicos, etc.

» Objetivos

1)Investir  na  capacitação  de  pessoas para suprir a demanda  de profissionais capacitados tanto para atuar em indústrias e centros de pesquisa e desenvolvimento públicos ou privados quanto para a formação de profissionais para a docência no ensino superior, sobretudo na área de Engenharia de Materiais.    Essa atuação visa tanto o mercado de trabalho regional quanto nacional. Estamos inseridos numa região do estado de Minas Gerais conhecida como o vale da eletrônica onde já existe um parque industrial e tecnológico bem estabelecido, incluindo algumas indústrias de grande porte e de capital transnacional

2) A inter- e multidisciplinaridade como forma de propiciar a formação de profissionais que possam trabalhar com problemas científicos de áreas do conhecimento distintas de forma a produzir conhecimento novo, bem na fronteira do conhecimento científico atual. A Engenharia de Materiais é uma área por definição interdisciplinar, no entanto, em nosso Programa exploramos essa característica ao extremo.

3)Atuar no desenvolvimento de pesquisas visando a produção e caracterização de materiais metálicos, cerâmicos, poliméricos, compósitos semicondutores, isolantes, com aplicações como sensores, dispositivos, atuadores e biomateriais.

A seleção para mestrado e doutorado é feita duas vezes por ano e as inscrições geralmente ocorrem nos meses de julho e novembro, sendo que o processo realizado no mês de novembro seleciona os novos alunos para iniciarem o curso no ano posterior. O processo seletivo é executado por uma Comissão composta por membros do Colegiado do Programa e consiste das seguintes etapas:

  • Análise curricular
  • Exame escrito
  • Apresentação de projeto de Pesquisa (somente para os candidatos ao doutorado)

A atribuição de bolsas de estudo é feita de acordo com a nota obtida no exame escrito. Só poderão receber bolsas os candidatos que atenderem aos critérios das agências de fomento. Diversas agências de fomento de pesquisa e pós-graduação concedem bolsas de estudo aos melhores colocados no processo de seleção que se dedicarem em período integral ao Programa.

As bolsas mais frequentes são concedidas pela CAPES e pela FAPEMIG (Fundação de Apoio a Pesquisa de Minas Gerais). Além dessas, podem também ser alocadas bolsas conferidas por empresas dentro de projetos de pesquisa específicos.

Alunos estrangeiros podem concorrer a bolsas de estudos juntamente com os candidatos brasileiros e seguindo os mesmos critérios de seleção, tendo para tanto que procurar a Embaixada Brasileira ou um Consulado Brasileiro em seu país de origem, antes de se deslocarem até o Brasil.

Maiores detalhes sobre o processo de seleção podem ser encontrados nos Editais lançados geralmente com 1 mês antes do início das inscrições e que podem ser acessados na página do Programa.

Áreas de Concentração / Linhas de Pesquisa

METAIS

  • Corrosão
  • Ligas Metálicas

NÃO METAIS

  • Biomateriais
  • Modelagem Computacional
  • Polímeros e Cerâmicas
  • Reologia
  • Semicondutores e Isolantes

[+] Saiba mais sobre as áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa deste curso

Colegiado:
Prof. Dr. Marcelos Lima Peres
Profa. Dra. Maria Virgínia Gelfuso
Profa. Dra. Daniela Sachs

Processos Seletivos

Matrículas Iniciais