MESTRADO ACADÊMICO EM MEIO AMBIENTE E RECURSOS HÍDRICOS
Conceito: CAPES – Conceito 4
Título: Mestre em Ciências em Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Carga Horária Total Mínima: 360 horas
COORDENAÇÃO: (A partir de 02/05/2019)
Coordenadora: Daniela Rocha Teixeira Riondet-Costa
E-mail da Coordenação: memarh.pg@unifei.edu.br
COLEGIADO: (A partir de 02/05/2019)
Prof.ª Dr.ª Daniela Rocha Teixeira Riondet-Costa (Presidente);
Prof.ª Dr.ª Fabrina Bolzan Martins;
Prof. Dr. Fernando das Graças Braga da Silva;
Prof. Dr. Luiz Felipe Silva;
Prof.ª Dr.ª Michelle Simões Reboita;
Rafael Arcanjo de Oliveira (Representante Discente).
SECRETARIA
Secretária: Yascara Fabrina Fernandes
Telefone: (35) 3629.1966/ -1122

E-mail: posgrad.irn@unifei.edu.br
Local: Secretaria do Instituto de Recursos Naturais (IRN), Bloco M3, andar superior

Horário de atendimento: Quintas e Sextas-feiras, das 09:30h às 11:30h

O CURSO

Partindo-se da perspectiva de indiscutível relevância com a qual se observa a questão ambiental na atualidade, e através da constatação da necessidade de formação continuada e qualificada de profissionais preparados para abordar esta dimensão de modo crítico e analítico, com compreensão multidisciplinar, foi idealizado o Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Recursos Hídricos (MEMARH) da Universidade Federal de Itajubá.

O programa, atualmente funcionando a nível de mestrado, é voltado para graduados em diferentes áreas de formação, como engenharias, ciências atmosféricas, ambientais, exatas, biológicas e formações correlatas; seu objetivo é formar pesquisadores e docentes capazes de gerar e disseminar conhecimento acerca dos seguintes temas: clima, meio ambiente, recursos hídricos e desenvolvimento sustentável.

[+] Saiba mais sobre as áreas de concentração e linhas de pesquisa.

A pluralidade do MEMARH também se estende ao seu corpo docente, composto por pesquisadores que atuam nas áreas: Ciências Atmosféricas, Ciências Biológicas, Agronomia, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Florestal, Saúde Pública, Recursos Hídricos e Ecologia.

[+] Saiba mais sobre o corpo docente.

Em concordância com o Plano de Internacionalização da UNIFEI, o MEMARH acolhe também discentes e docentes estrangeiros(as), os quais podem ingressar no programa por meio de processo seletivo, de ingresso (discentes) e contratação (docentes).

[+] Saiba mais sobre os últimos processos seletivos e critérios de avaliação.

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO:
Meio Ambiente e Recursos Hídricos
LINHAS DE PESQUISA:

Clima e Sustentabilidade – Visa à formação de profissionais e pesquisadores que desenvolvam trabalhos, metodologias e pesquisas que contribuam para mitigação e adaptação da sociedade aos efeitos das mudanças do clima;

Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Visa à capacitação de profissionais como agentes de controle e gestão de atividades potencialmente degradadoras do ambiente na sua área de influência, com vistas à sustentabilidade ambiental.

PROCESSOS SELETIVOS

PROCESSOS SELETIVOS EM ANDAMENTO

Nenhum processo seletivo em andamento.

PROCESSOS SELETIVOS FINALIZADOS
[+] Saiba mais sobre os processos seletivos finalizados

ORIENTAÇÕES PARA MATRÍCULAS INICIAIS
[+] Orientações sobre matrículas iniciais