Antônio Ermírio

Antônio Ermírio

Antônio Ermírio de Moraes nasceu em São Paulo, no dia 4 de junho de 1928, filho dos pernambucanos José Ermírio de Morais e Helena de Morais e neto do imigrante português Antônio Pereira Inácio. Estudou no colégio Rio Branco e no Colorado School of Mines, nos Estados Unidos, onde formou-se Engenheiro Metalúrgico, em 1949. Foi casado com Maria Regina, com quem teve nove filhos.

Antônio Ermírio de Moraes foi membro de diversas organizações beneficentes, entre elas, a Associação Cruz Verde de São Paulo, a Fundação Antônio Prudente e a Beneficência Portuguesa de São Paulo, da qual foi presidente, em caráter filantrópico, de 1971 a 2008. Foi também presidente do Hospital São José do Paraíso.

A Votorantim, fundada em 1918 por seu avô materno, originalmente uma indústria têxtil, cresceu e se diversificou na gestão de seu pai, o engenheiro pernambucano José Ermírio de Morais. Sob o comando de Antônio Ermírio e seu irmão mais velho José Ermírio, o Grupo Votorantim tornou-se um dos maiores conglomerados do mundo. O marco da expansão foi a fundação da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), em 1955, a primeira processadora desse metal no país.

A presidência do grupo foi assumida por Antônio Ermírio em 1973, depois da morte do pai. Além do alumínio, o grupo atua nas áreas de cimento, celulose, zinco, aço e suco de laranja. Antônio Ermírio possuía também o Banco Votorantim e a BV Financeira, que já recebeu por três anos consecutivos o prêmio de melhor financeira do país, pela revista Exame. Em 1974, recebeu o Prêmio Engenheiro do Ano.

Antônio sempre manteve estreita ligação com a Universidade Federal de Itajubá (Unifei), onde foi paraninfo de seis turmas de formados pela instituição, sendo a primeira vez em 1963. Foi muito importante para a história da Universidade, especialmente na fase de transformação da então Escola Federal de Engenharia de Itajubá (EFEI) em Unifei.

O empresário, reconhecendo o potencial da então Escola Federal de Engenharia de Itajubá na formação de profissionais de excelência, foi uma das personalidades que utilizou o seu prestígio em nível nacional para convencer o então presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, a atender o pleito da instituição de enviar o projeto de lei de transformação de Escola para Universidade ao Congresso Nacional. A instituição, ao reconhecer os relevantes serviços prestados, agraciou o empresário paulista com a placa de Benemérito, em solenidade de instalação oficial da Unifei, realizada em 01 de junho de 2002.

Em 2008, Antônio Ermírio afastou-se do dia a dia da Votorantim, por questões de saúde. Em 2006, havia sido diagnosticado com Alzheimer e hidrocefalia. Antônio Ermírio de Moraes faleceu em São Paulo, de insuficiência cardíaca, no dia 24 de agosto de 2014, deixando uma coleção de façanhas e ensinamentos que todo empreendedor precisa conhecer.

Referência:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%B4nio_Erm%C3%ADrio_de_Moraes

https://www.ebiografia.com/antonio_ermirio_de_moraes/

https://2015.unifei.edu.br/outros/empres%C3%A1rio_ant%C3%B4nio_erm%C3%ADrio_mantinha_estreita_liga%C3%A7%C3%A3o_com_unifei