Antônio Rodrigues

Antônio Rodrigues

Antônio Rodrigues d’Oliveira nasceu em 15 de janeiro de 1904, na cidade de Itajubá-MG, filho de Sebastião Rodrigues d’Oliveira e Cândida Rodrigues d’Oliveira.

Fez todos os seus estudos, primário, secundário e superior em sua cidade natal. Aos 20 anos, graduou-se Engenheiro Eletricista-Mecânico pelo Instituto Eletrotécnico e Mecânico de Itajubá (IEMI, atual Unifei) pela turma de 1924. Concluído o curso de engenharia, o jovem Antônio dedicou-se ao magistério, lecionando nos diversos estabelecimentos de ensino da cidade de Itajubá.

Recebeu e aceitou o convite do Dr. Theodomiro Santiago para lecionar Cálculo Infinitesimal e Geometria Analítica no IEMI, empenhando-se na formação de engenheiros de alto nível. Trabalhou no IEMI e no IEI – Instituto Eletrotécnico de Itajubá (nome que recebeu o IEMI a partir de 1936) por 32 anos, assumindo, inclusive, os cargos de diretor e vice-diretor. Dr. Antônio, como era conhecido, foi sempre dedicado ao ensino e à escola de engenharia, chegando a lecionar até oito disciplinas simultaneamente. Teve grande influência do Dr. Theodomiro, a quem muito admirava.

Fundou uma instituição de ensino, denominada Escola de Comércio de Itajubá, que, posteriormente, passou a se chamar Colégio de Itajubá, onde atuou como diretor e professor de Matemática e Desenho. Em 1938, juntamente com uma turma de alunos do colégio, recebeu a medalha de ouro em matemática na Maratona Intelectual entre os educandários brasileiros.

Em 1958, Dr. Antônio aposentou-se do IEI. No mesmo ano, como reconhecimento à sua contribuição à cultura científica do Estado de Minas Gerais e à formação matemática dos itajubenses, foi laureado com a Medalha de Honra da Inconfidência do Governo. Além disso, na cidade de Itajubá, duas instituições de ensino receberam seu nome (CARO Objetivo – Curso Antônio Rodrigues d’Oliveira e Escola Estadual Professor Antônio Rodrigues d’Oliveira). Ele também dá nome ao Auditório Antônio Rodrigues d’Oliveira (AARO), localizado no Complexo Histórico e Cultural da Unifei.

Em 31 de dezembro de 1972, faleceu na cidade de Itajubá-MG.

Referência:

Livro Azul UNIFEI

http://www.osuldeminas.com/osuldeminas/Pagina.do;jsessionid=1b1nydyf5vw2z?idSecao=54&idNoticia=13518

http://www.espacointerciencias.com.br/semanadamatematica/professor.html