Herbert Lindenbein

Herbert Lindenbein

Professor do Instituto Eletrotécnico e Mecânico de Itajubá (IEMI, atual Unifei), Herbert Lindenbein nasceu na França no dia 05 de maio de 1893. Filho dos alemães Reinaldo Lindenbein e Emy Lindenbein, fez seus primeiros estudos em Bordeaux, mudando-se depois para Genebra, na Suíça, onde completou o colegial. Diplomou-se Bacharel em Ciências Naturais e, em seguida, foi nomeado Assistente de Química Analítica do renomado Professor Duparc, para fazer o levantamento geológico da região plantífera da Sibéria Ocidental.

Jovem e tenaz, formou-se Engenheiro Químico e tornou-se doutor em Ciências Físicas. Logo depois, o jovem Lindenbein iniciou sua carreira como Engenheiro Assistente numa usina alemã. Trabalhando com dedicação, uma promissora carreira já se delineava para ele. Entretanto, era fascinado pelo estudo da geologia e da natureza e, assim, tomou a decisão mais importante de sua vida: após trabalhar dois anos na siderúrgica alemã, desligou-se da empresa e partiu para o Brasil em 1922.

Lindenbein foi morar no Paraná, mas, por intermédio de um amigo francês radicado no Brasil, tomou conhecimento da existência do Instituto Eletrotécnico e Mecânico de Itajubá (IEMI). Viajou para Minas Gerais e foi contratado para lecionar no IEMI, tornando-se professor do instituto em 1923. Deu aulas de Topografia, Física, Química, Geologia e Metalurgia até sua aposentadoria, em 1958.

Foi também professor de Ciências no Colégio Itajubá por 5 anos, onde organizou laboratórios de Física, Química e Geologia.

Amava a agricultura, sobretudo a pomicultura (cultivo de árvores frutíferas), que praticava durante as folgas de seus afazeres de mestre. Organizou em pouco tempo uma coleção de tipos de rochas existentes no Brasil. Junto com o professor europeu, Fritz Hoffmann, e com o Prof. Rodrigues Seabra, formavam um trio de alta competência na formação de engenheiros.

Faleceu em 7 de novembro de 1962, aos 69 anos de idade.

Referência:

http://www.oguiadeitajuba.com.br/Personalidades/Pers_H/Herbert-Lindenbein.php

http://www.osuldeminas.com/osuldeminas/Pagina.do;jsessionid=1r1q0p1ir89yg?idSecao=54&idNoticia=13376