Professor Ariosto Bretanha Jorge

Admissão em 29/12/1995 – Aposentadoria em 29/12/2016

Pós-Doutorado (Visiting Scholar) e Doutorado (em Applied Mechanics) pela Vanderbilt University, Nashville, Estados Unidos; Mestrado em Techniques Hélicoptère pela ENSICA, Toulouse, França, e Graduação em Engenharia pelo ITA, São José dos Campos/SP, onde recebeu o prêmio Belzer de melhor aluno do curso de Engenharia Mecânica-Aeronáutica. Foi Professor da UNIFEI, Consultor da Fundação de Pesquisa e Assessoramento à Indústria – FUPAI e Consultor Ad-Hoc do CNPQ, sendo Bolsista de Produtividade em Pesquisa Nivel 2 de 03/2007 a 02/2016, na área Engenharias III (Eng. Mecânica e Aeronáutica). Publicou diversos artigos em periódicos especializados e trabalhos em anais de eventos internacionais. Traduziu dois livros de engenharia e atuou como revisor de trabalhos em periódicos internacionais. Orientou diversas teses, dissertações, trabalhos de iniciação científica e tecnológica, trabalhos de conclusão de curso de graduação, além da orientação de pesquisadores-bolsistas DTI (Desenvolvimento Tecnológico e Industrial). Participou de diversas bancas de defesa de trabalhos de conclusão de curso, no Brasil e no exterior, e de diversas bancas de concursos de admissão à carreira docente. Foi professor convidado do ITA na disciplina Projeto de Helicópteros pelo convênio ITA-Sikorsky, em 2015.

Participa/coordena projetos de pesquisa financiados por agências de fomento, nas áreas de mecânica, aeronáutica e produção, envolvendo parcerias e colaborações com pesquisadores de universidades e instituições no Brasil e no exterior, em linhas de pesquisa relacionadas a tecnologias de helicópteros, vibrações mecânicas, mecânica computacional, métodos numéricos (elementos de contorno, elementos finitos), otimização, confiabilidade, estruturas aeronáuticas, mecânica da fratura, problemas inversos de identificação de parâmetros, detecção de danos, monitoramento e diagnóstico de falhas.

Na UNIFEI, idealizou, implementou e foi coordenador de cursos na área de aeronáutica, de graduação em Engenharia Mecânica-Aeronáutica e de pós-graduação (Especialização) em Manutenção Aeronáutica. Idealizou, elaborou projetou e coordena o Programa Centro de Tecnologias de Helicópteros – CTH, que atua como um núcleo para implementação do Centro Nacional de Tecnologias de Helicópteros – CNTH. Participou na elaboração, e é coordenador, pela UNIFEI, de projeto de P&DI intitulado Avaliação de Impactos do Acordo de Compensação e Cooperação Industrial do Programa H-XBR. Foi representante da UNIFEI no Conselho Técnico Científico do Condomínio Temático Aeroespacial. Idealizou e coordena a participação da UNIFEI como beneficiária de projeto de transferência de tecnologia em Health and Usage Monitoring Systems – HUMS.