Professor José Rocha de Carvalho

Admissão em 01/05/1967 – Aposentadoria em 05/09/1995

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (1966), com Especialização em Técnica Desportiva de Atletismo, Técnica Desportiva de Basquetebol e Técnica Desportiva em Ginástica Olímpica pela Escola Superior de Educação Física de Cruzeiro (1972, 1973 e 1974).

Trabalhou como professor de Educação Física no Instituto Nacional de Telecomunicações de Santa Rita do Sapucaí (INATEL); na Escola Federal de Engenharia de Itajubá, hoje UNIFEI; na Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa (ETE) em Santa Rita do Sapucaí/MG; no Colégio Estadual Major João Pereira, em Itajubá/MG. Foi Técnico de Voleibol e Preparador Físico do Clube Atlético Mineiro, em Belo Horizonte/MG, e Técnico de Futebol do Santa Rita Esporte Clube, de Santa Rita do Sapucaí/MG. Compôs a mesa diretora da Federação Universitária Mineira de Esportes – FUME. Foi Organizador dos Jogos Universitários Brasileiros por muitos anos, em muitos Estados. Foi Representante da Confederação Brasileira de Desportos Universitários, levando a Equipe Universitária Brasileira nos Jogos Universitários Mundiais em Israel. Foi atleta profissional de futebol do América Futebol Clube – Belo Horizonte/MG. Organizador e coordenador dos jogos de Inverno e Primavera, desde a sua criação. Idealizador das Fantásticas Olimpíadas Operárias, Coordenador dos Saudosos Desfiles de Sete de Setembro.

Nas escolas onde lecionou Educação Física, imprimiu um novo estilo de ensinar e um novo olhar para a área esportiva. Dedicou-se integralmente ao desenvolvimento do esporte e levou as equipes desportivas dessas escolas a atingirem um nível competitivo da maior qualidade no estado de Minas Gerais e no país. Dentre os prêmios conquistados, estão: Honra ao Mérito Esportivo – Liga Itajubense (1982); Taça Erlande Gustafson – Federação Paulista de Handbol (1982); Menção Honrosa – Escola Estadual Sinhá Moreira – Santa Rita do Sapucaí (1981); Moção Congratulatória – Of. 268/79 – Câmara Municipal de Itajubá (1980); Moção Congratulatória – Of. 22/80 – Câmara Municipal de Itajubá (1980); Personalidade do Ano – Setor de Esportes – Prefeitura Municipal de Itajubá (1973); Cidadão honorário Itajubense (2004).