Concessão de Título de Professor Emérito

Definição

Em reconhecimento aos professores aposentados da UNIFEI, cujos serviços ao magistério e à pesquisa forem considerados de excepcional relevância, será outorgado o título de “Professor Emérito”.

Requisitos para a indicação

O indicado deverá ser um professor que tenha se dedicado à docência no mínimo 20 (vinte) anos, sendo pelo menos 10 (dez) anos à UNIFEI/Escola Federal de Engenharia de Itajubá/Instituto Eletrotécnico de Itajubá – IEI/Instituto Eletrotécnico e Mecânico de Itajubá – IEMI, e tenha, preferencialmente, mais de 40 (quarenta) anos de experiência profissional, incluindo docência e demais atividades na área.

O mérito do indicado deverá ser avaliado somente com base na sua produção estritamente acadêmica, entendendo esta como atividade de ensino e pesquisa, podendo também ser consideradas de extensão, ligadas às suas primeiras.

A relevância de seu trabalho levará em conta a importância singular de cada atividade para a UNIFEI, para a área do conhecimento e para a sociedade, considerando os respectivos momentos de elaboração das obras e reflexos delas ao longo do tempo:

  • cursos ou disciplinas de graduação, pós-graduação e extensão que criou ou ministrou e que tiveram caráter inovador, pioneiro ou consolidador de áreas, notadamente no âmbito nacional;
  • métodos, processos ou instalações pedagógicas relevantes para a instituição, que contribuíram para diferenciá-la no cenário acadêmico nacional;
  • estudos, projetos, métodos, programas computacionais, dentre outros de igual relevância, que tenham contribuído para as ciências ou para as áreas de conhecimento de seu domínio;
  • habilidade estrita da docência de grande reconhecimento por seus ex-alunos, entendendo-se esta, como a capacidade de ensinar e motivar, seja por qualquer meio; e
  • artigos técnico-científicos, livros técnicos e outras produções técnico-científicas relevantes, levando-se em consideração a realidade da época de suas elaborações.
  • Não poderão ser consideradas as atividades administrativas, políticas, representativas, mesmo que em instituições ou órgãos técnicos ou acadêmicos, independentemente de sua relevância.

Requisitos para a indicação

1. A indicação do nome deverá ser feita ao CONSUNI, ou pelo Reitor, ou por uma Unidade Acadêmica com aprovação da assembleia, ou por no mínimo 10 (dez) Professores Titulares, ou pela Associação dos Ex-Alunos, da Associação dos Diplomados da UNIFEI (AD-UNIFEI), desde que aprovada por no mínimo 100 (cem) membros de ex-alunos.

  • 1º A indicação deverá ser acompanhada por um memorial descritivo sobre a relevância do trabalho do indicado, dentro do estabelecido no art. 14, § 1º.
  • 2º O memorial deverá ser divulgado amplamente na comunidade universitária, incluindo ex-alunos, e deverão ser criados meios de receber comentários sobre a indicação.

2. O presidente do  CONSUNI, designará uma comissão de 3 (três) professores, membros do  CONSUNI, presidida por um Professor Titular, que também atuará como relator, que deverá:

  • sintetizar os comentários recebidos da comunidade;
  • avaliar a pertinência da candidatura com base no memorial e no estabelecido no art. 15 do Programa de Reconhecimento.
  • apresentar ao CONSUNI para deliberação.

3. A concessão de título de Professor Emérito se dará à proposta aprovada pelo  CONSUNI, em escrutínio secreto pelo voto de, no mínimo, dois terços de seus membros;

4. O Professor Emérito poderá colaborar, voluntariamente, nas atividades acadêmicas da UNIFEI, e gozará das mesmas prerrogativas do “Professor Voluntário”.

5. O Professor Emérito receberá um diploma da UNIFEI e uma placa comemorativa a ser afixada em local definido pela Reitoria, preferencialmente junto ao ambiente onde o homenageado trabalhou, facultando-se a colocação de sua fotografia no mesmo local.

6. As homenagens deverão ser em sessão solene do CONSUNI, preferencialmente na semana comemorativa do aniversário da UNIFEI.

7. A colaboração do Professor Emérito, dar-se-á mediante plano de trabalho a ser submetido ao CEPEAd, elaborado de comum acordo com a Direção da Unidade Acadêmica na qual pretende atuar, que se encarregará do seu encaminhamento.

Fundamento legal

Programa de Reconhecimento de Servidores no Âmbito da Unifei

Data de revisão: 02/09/2021