
Selecione as opções de Termo de Uso, Não sou robô e clique no botão Continuar

Serão disponibilizadas quatro formas para realizar o cadastro. Identifique qual é a melhor opção e siga as etapas:
1. Cadastro por meio do Aplicativo gov.br
- Clique no botão Gerar QR CODE

- O QR-CODE para criação da conta será apresentado em tela.

- Abra o aplicativo gov.br e clique no botão Ler QR Code

- Aponte o celular para tela do computador com intuito de ler o QR-CODE

- Clique no botão Fazer Reconhecimento Facial.

- Posicionar o rosto de frente para câmera celular, clique no botão azul com figura de câmera e siga as orientações de piscar os olhos e sorrir até sistema validar as informações.

- Clique no botão OK e continue o processo no computador

- Confirme as informações de CPF e NOME e clique no botão Continuar

- Selecione a opção deseja ativar conta (email ou sms), preenche o conteúdo da opção (conta de email ou telefone celular) e clique no botão Continuar.

- Digite o código de acesso e clique no botão Continuar

- Preencha com senha escolhida e clique no botão Continuar para finalizar o cadastro.

2. Cadastro por meio dos Bancos Credenciados
- Tenha em mãos as informações do banco credenciado deseja utilizar.
- Clique na imagem do banco credenciado desejado para cadastrar a conta.

- Siga as orientações do banco credenciado desejado para cadastrar a conta.
- Confirme as informações de CPF e NOME e clique no botão Continuar

- Selecione a opção deseja ativar conta (email ou sms), preenche o conteúdo da opção (conta de email ou telefone celular) e clique no botão Continuar.

- Digite o código de acesso e clique no botão Continuar

- Preencha com senha escolhida e clique no botão Continuar para finalizar o cadastro.

3. Cadastro por meio do Internet Banking dos bancos conveniados
- Existem alguns bancos conveniados para permitir a criação da conta por meio da geração de uma senha temporária. A senha deverá ser trocada no primeiro acesso. Para isso, acesse o passo a passo de cada banco presente no link acesse o passo a passo de cada banco.
- De posse da senha temporária, retorne tela inicial, digite o CPF e clique no botão Proxima. Existem senhas temporárias que precisam de 24h a 48h para ativação pelos bancos.

- Digite senha temporária, senha definitiva e marque opção Não sou robô. Após, clique no botão Concluir para criação da conta

4. Cadastro com as informações básicas do cidadão
- Responda as perguntas relacionadas às suas informações pessoais. Clique no botão Continuar.

- Confirme as informações de CPF e NOME e clique no botão Continuar

- Selecione a opção deseja ativar conta (email ou sms), preenche o conteúdo da opção (conta de email ou telefone celular) e clique no botão Continuar.

- Digite o código de acesso e clique no botão Continuar

- Preencha com senha escolhida e clique no botão Continuar para finalizar o cadastro.

Acesse o aplicativo SouGov.br e, na tela inicial, você já visualizará o item Solicitações, onde são disponibilizados diversos serviços.
1) Para iniciar a solicitação, clique em Auxílio Funeral:
2) Em seguida, clique em Solicitar Auxílio Funeral, caso não possua uma solicitação de auxílio funeral em análise:
3) Informe o CPF do servidor falecido e clique em Avançar. Selecione o vínculo do servidor para o qual deseja solicitar o benefício e o tipo de relacionamento com o falecido: terceiro, filho, cônjuge, companheiro ou dependente econômico. Preencha os demais campos obrigatórios e clique em Avançar:
4) Após preencher todos os campos obrigatórios, é necessário anexar os documentos comprobatórios, conforme perfil do solicitante:
a) Cônjuge, companheiro ou dependente econômico: é obrigatória a inclusão de pelo menos três documentos comprobatórios;
b) Companheiro ou dependente econômico: devem ser apresentados documentos conforme art. 4º da Orientação Normativa SRH/MPOG nº 9, de 5 de novembro de 2010;
c) Familiar do falecido: documentação que comprove a condição de familiar do servidor.
5) Após conferir a solicitação e os documentos anexados, clique em Avançar e depois em Confirmar para que o seu pedido seja enviado para análise:
6) Clique em Aceito os termos para concluir a sua solicitação:
Pronto! a sua solicitação foi enviada para análise da unidade de gestão de pessoas de vinculação do servidor falecido.
Para acompanhar o andamento do seu pedido, clique em Minhas Solicitações, disponível na tela principal do SouGov:
Data de revisão: 30/11/2021