Quando o solicitante do auxílio funeral não é servidor público:

Caso ainda não possua, é necessário criar uma conta de acesso no gov.br.
Acesse https://acesso.gov.br, digite o CPF e clique no botão Continuar.

Selecione as opções de Termo de Uso, Não sou robô e clique no botão Continuar

 

Serão disponibilizadas quatro formas para realizar o cadastro. Identifique qual é a melhor opção e siga as etapas:

1. Cadastro por meio do Aplicativo gov.br

  • Clique no botão Gerar QR CODE
  • O QR-CODE para criação da conta será apresentado em tela.
  • Abra o aplicativo gov.br e clique no botão Ler QR Code
  • Aponte o celular para tela do computador com intuito de ler o QR-CODE
  • Clique no botão Fazer Reconhecimento Facial.
  • Posicionar o rosto de frente para câmera celular, clique no botão azul com figura de câmera e siga as orientações de piscar os olhos e sorrir até sistema validar as informações.
  • Clique no botão OK e continue o processo no computador
  • Confirme as informações de CPF e NOME e clique no botão Continuar
  • Selecione a opção deseja ativar conta (email ou sms), preenche o conteúdo da opção (conta de email ou telefone celular) e clique no botão Continuar.
  • Digite o código de acesso e clique no botão Continuar
  • Preencha com senha escolhida e clique no botão Continuar para finalizar o cadastro.

2. Cadastro por meio dos Bancos Credenciados

  • Tenha em mãos as informações do banco credenciado deseja utilizar.
  • Clique na imagem do banco credenciado desejado para cadastrar a conta.
  • Siga as orientações do banco credenciado desejado para cadastrar a conta.
  • Confirme as informações de CPF e NOME e clique no botão Continuar
  • Selecione a opção deseja ativar conta (email ou sms), preenche o conteúdo da opção (conta de email ou telefone celular) e clique no botão Continuar.
  • Digite o código de acesso e clique no botão Continuar
  • Preencha com senha escolhida e clique no botão Continuar para finalizar o cadastro.

3. Cadastro por meio do Internet Banking dos bancos conveniados

  • Existem alguns bancos conveniados para permitir a criação da conta por meio da geração de uma senha temporária. A senha deverá ser trocada no primeiro acesso. Para isso, acesse o passo a passo de cada banco presente no link acesse o passo a passo de cada banco.
  • De posse da senha temporária, retorne tela inicial, digite o CPF e clique no botão Proxima. Existem senhas temporárias que precisam de 24h a 48h para ativação pelos bancos.
  • Digite senha temporária, senha definitiva e marque opção Não sou robô. Após, clique no botão Concluir para criação da conta

4. Cadastro com as informações básicas do cidadão

  • Responda as perguntas relacionadas às suas informações pessoais. Clique no botão Continuar.
  • Confirme as informações de CPF e NOME e clique no botão Continuar
  • Selecione a opção deseja ativar conta (email ou sms), preenche o conteúdo da opção (conta de email ou telefone celular) e clique no botão Continuar.
  • Digite o código de acesso e clique no botão Continuar
  • Preencha com senha escolhida e clique no botão Continuar para finalizar o cadastro.

 

Acesse o aplicativo SouGov.br e, na tela inicial, você já visualizará o item Solicitações, onde são disponibilizados diversos serviços.

1) Para iniciar a solicitação, clique em Auxílio Funeral:

2) Em seguida, clique em Solicitar Auxílio Funeral, caso não possua uma solicitação de auxílio funeral em análise:

Tela3 Auxílio Funera_Configurada.jpg

3) Informe o CPF do servidor falecido e clique em Avançar. Selecione o vínculo do servidor para o qual deseja solicitar o benefício e o tipo de relacionamento com o falecido: terceiro, filho, cônjuge, companheiro ou dependente econômico. Preencha os demais campos obrigatórios e clique em Avançar:

Tela4 Auxílio Funeral_Configurada.jpg Tela5 Auxílio Funeral_Configurada.jpg Tela6_Auxílio Funeral_Configurada.jpg

4) Após preencher todos os campos obrigatórios, é necessário anexar os documentos comprobatórios, conforme perfil do solicitante:

a) Cônjuge, companheiro ou dependente econômico: é obrigatória a inclusão de pelo menos três documentos comprobatórios;

b) Companheiro ou dependente econômico: devem ser apresentados documentos conforme art. 4º da Orientação Normativa SRH/MPOG nº 9, de 5 de novembro de 2010;

c) Familiar do falecido: documentação que comprove a condição de familiar do servidor.

Tela7_Auxílo Funeral_Configurada.jpg Tela7_Auxílo Funeral_Configurada.jpg Tela8_Auxílo Funeral_Configurada.jpg

Tela9_Auxílo Funeral_Configurada.jpg Tela10_Auxílio Funeral_Configurada.jpg Tela11_Auxílio Funeral_Configurada.jpg

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5) Após conferir a solicitação e os documentos anexados, clique em Avançar e depois em Confirmar para que o seu pedido seja enviado para análise:

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6) Clique em Aceito os termos para concluir a sua solicitação:

ultimatela

Pronto! a sua solicitação foi enviada para análise da unidade de gestão de pessoas de vinculação do servidor falecido.

Para acompanhar o andamento do seu pedido, clique em Minhas Solicitações, disponível na tela principal do SouGov:

Tela16_Auxílio Funeral_Configurada.jpg Tela17_Auxílio Funeral_Configurada.jpg Tela18_Auxílio Funeral_Configurada.jpg

Data de revisão: 30/11/2021