Avaliação de desempenho de servidores técnico-administrativos em educação – Conceitos, questões e pesos para cada avaliação

A avaliação de desempenho é composta por 18 questões, das quais 14 serão respondidas na autoavaliação, avaliação da chefia e da equipe de trabalho, enquanto as demais questões serão respondidas somente pelos usuários dos serviços do servidor avaliado.

  • Veja ao final da página a relação de todas as questões que compõem a avaliação.

Para responder a cada questão, será utilizada uma escala de pontuação equivalente aos seguintes conceitos:

1 – Nunca (Ruim); 2 – Raramente (Fraco); 3 – Às vezes (Regular); 4 – Frequentemente (Bom); 5 – Muito Frequentemente (Muito bom) e 6 – Sempre (Ótimo).

Para compor a nota final da avaliação, serão considerados os seguintes pesos por avaliador:

I – autoavaliação – peso 1;
II – avaliação pela equipe de trabalho – peso 1;
III – avaliação pelos usuários – peso 3;
IV – avaliação pela chefia da unidade – peso 5.

Além do peso definido na norma para cada avaliador, existe um peso específico para cada competência avaliada no questionário. O quadro abaixo apresenta isso em detalhes:

Avaliações Competências Número de questões Pesos
Autoavaliação, Avaliação da equipe e Avaliação da chefia Assiduidade 1 3
Pontualidade 2 1
Produtividade no trabalho 1 4
Qualidade no trabalho 1 5
Iniciativa 2 3
Trabalho em equipe 1 3
Organização do trabalho 1 2
Resiliência 2 2
Relacionamento Interpessoal 3 2
Avaliação dos usuários Prontidão no atendimento 1 2
Comunicação 1 2
Efetividade 1 3
Urbanidade 1 2

Clique aqui para ver um exemplo de como é calculada a pontuação da avaliação de desempenho.

 

QUESTÕES QUE COMPÕEM A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO:

ASSIDUIDADE: O servidor comparece regularmente e permanece no local de trabalho?
PONTUALIDADE: O servidor cumpre a carga horária definida para o cargo ocupado, mantendo a chefia sempre informada no caso de ausências?
Chega sempre pontualmente no trabalho?
PRODUTIVIDADE NO TRABALHO: O servidor tem facilidade para adequar o volume de trabalho em determinado prazo?
QUALIDADE NO TRABALHO: Os trabalhos executados pelo servidor apresentam exatidão e clareza, sendo necessárias poucas correções?
INICIATIVA: O servidor é proativo no âmbito de atuação, buscando garantir a eficiência e eficácia na execução dos trabalhos?
O servidor busca orientação para solucionar problemas e dúvidas diante de situações imprevistas?
TRABALHO EM EQUIPE: O servidor apresenta capacidade de desenvolver as atividades e tarefas em equipe, valorizando o trabalho conjunto na busca de resultados comuns?
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO: O servidor planeja e organiza adequadamente as atividades, materiais, documentos e outros utilizados para realização do seu trabalho?
RESILIÊNCIA: O servidor realiza seu trabalho de forma equilibrada e convive bem com adversidades, pressões, imprevistos, obstáculos e conflitos?
O servidor recebe bem críticas e as trata adequadamente, admitindo erros sem procurar culpados, apresentando baixo índice de desculpas ou pretextos?
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL: O servidor trata a todos com respeito e urbanidade independentemente da hierarquia, buscando um clima de confiança e cooperação?
O servidor demonstra paciência e capacidade de conviver com diferenças?
O servidor tem habilidade (polidez e clareza) para dizer “o que precisa ser dito” quando necessário?
PRONTIDÃO NO ATENDIMENTO: O servidor apresenta disposição para agir prontamente no cumprimento das demandas de trabalho?
COMUNICAÇÃO: O servidor escuta atentamente e expressa suas ideias de forma clara e objetiva, certificando-se do entendimento das mensagens transmitidas ou recebidas?
EFETIVIDADE: O servidor apresenta eficácia e eficiência no atendimento, ou seja, resolve os problemas ou encaminha a demanda ao servidor responsável com agilidade?
URBANIDADE: O servidor trata os usuários do seu serviço com respeito e cordialidade?