Serviço de Psicologia

Quem somos nós?

O Serviço de Psicologia da Unifei, Campus Sede, tem como objetivo propor ações de saúde e qualidade de vida aos discentes, servidores e a todos aqueles que integram ou participam da comunidade acadêmica. Dentre suas atribuições, reconhece e analisa o espaço educacional propondo intervenções pertinentes à dinâmica institucional. Prioriza estratégias de promoção de saúde, construindo espaços de explicitação, reflexão e elaboração de aspectos que afetam o bem-estar dos indivíduos e grupos presentes na universidade, a partir de abordagens individuais e coletivas.

Compete ao Serviço de Psicologia

  • Organizar e administrar o Setor de Psicologia;
  • Elaborar, executar e avaliar as atividades de assistência psicológica;
  • Elaborar e executar campanhas e programas de promoção e proteção à saúde emocional da comunidade acadêmica;
  • Acolher, orientar e  encaminhar a comunidade acadêmica aos setores responsáveis pela Saúde Mental da Prefeitura Municipal de Itajubá;
  • Colaborar para a compreensão do comportamento, das relações interpessoais e dos processos intrapessoais presentes na instituição, considerando as dimensões política, econômica, social e cultural envolvidas;
  • Colaborar com a apropriação, por parte da comunidade acadêmica, de conhecimentos da Psicologia que lhes sejam úteis na consecução crítica e reflexiva de seus papéis;
  • Apoiar as atividades e ensino, pesquisa e extensão, com ações pertinentes à ciência psicológica.

Conheça nossos projetos:

  • Oficinas Temáticas

O “Oficinas Temáticas” é um projeto de extensão coordenado pelo Serviço de Psicologia e o Apoio Pedagógico da Unifei que tem como objetivo colaborar com a criação de estratégias de enfrentamento das dificuldades vivenciadas pela comunidade acadêmica com intervenções a partir da temática escolhida pelos estudantes por meio de levantamentos online. A primeira edição do projeto ocorreu no ano de 2018 e atualmente, as oficinas são transmitidas pelo Canal do Serviço de Psicologia no Youtube. Os participantes recebem certificados de participação.

Público Alvo: Comunidade Acadêmica

Oficinas realizadas

  • Longe de Casa

O projeto de extensão “Longe de Casa” foi criado e realizado pela primeira vez na Universidade Federal de São João del-Rei. Atualmente, ele foi adaptado para outras universidades e, na Unifei, acontece desde 2017. A entrada na universidade constitui-se em um ponto chave para o ingresso na vida adulta, sendo que isso exigirá que o jovem tome conta de si, em termos de residência independente, manter-se e cuidar-se, ser responsável, além de manejar os diversos aspectos relacionados a esta transição. Ela é vivenciada pelo jovem de maneira ambivalente, uma vez que existem de um lado enormes expectativas sobre a conquista da liberdade e autonomia e, de outro, sentimentos de angústia e ansiedade frente aos desafios deste momento. Neste sentido, o Longe de Casa se propõe a trabalhar com o calouro temas pertinentes a esse momento da vida do discente, como as mudanças e adaptações exigidas a partir do ingresso na universidade.

Público-alvo: discentes ingressantes.

Horário e local: 1º semestre de cada ano, a divulgar.

Longe de Casa 2021 – Estratégias de Estudo para o Ensino Remoto – 06/05/2021

Longe de Casa Realizados

  • Plantão Psicológico

O plantão psicológico é uma modalidade de atenção psicológica que busca evitar a cronicidade de uma dificuldade psicológica circunstancial, oferecendo um espaço de acolhimento e escuta com caráter emergencial que privilegie a demanda emocional imediata e a busca espontânea por ajuda. Não se objetiva com esse tipo de atendimento o aprofundamento de aspectos pessoais como ocorre na psicoterapia, mas auxilia na busca do desenvolvimento e superação de questões que causam sofrimento. Apresenta-se com um enquadre diferenciado, sem necessidade de agendamento prévio e ocorrendo de acordo com a ordem de chegada. Caso necessário, a partir desse atendimento serão oferecidas outras abordagens e encaminhamentos. Durante a pandemia, o Serviço de Psicologia está disponível por e-mail (psicologia@unifei.edu.br) e por plantão pelos telefones (35) 1629-1793 e (35) 3629-1008 para orientações e apoio psicológico durante o período de suspensão das aulas presenciais e de distanciamento social. Esse acolhimento é oferecido às segundas, quartas e sextas-feiras, das 9h às 12h.

Público-alvo: discentes.

Nossas Publicações

A partir de 2020, um novo canal foi inaugurado entre o Serviço de Psicologia e a comunidade acadêmica. Considerando e observando a realidade social, institucional e condições emocionais de atores que compõem o cotidiano da universidade, são elaborados e publicados semanalmente textos reflexivos com conteúdos do campo psi. Seguindo uma das diretrizes do Serviço de Psicologia, o principal objetivo dessa intervenção é colaborar com a criação de estratégias de enfrentamento das dificuldades apresentadas pela comunidade acadêmica, compartilhando recursos acessíveis para a promoção e bem estar dos leitores.

Divulgações

  • Nos encontre nas redes sociais

@servicodepsicologiaunifei

https://www.instagram.com/servicodepsicologiaunifei/

https://www.youtube.com/channel/UC0CHckp7svp4t7vnWRqsMxw    

  • Fale conosco

Telefones: (35) 3629-1008 e (35) 3629-1793

E-mail: psicologia@unifei.edu.br

Equipe

Thamiris Daniel dos Santos

Psicóloga

E-mail: thamiris@unifei.edu.br

Telefone: (35)3629 – 1793

CRP 04/41.111

A psicologia entrou na minha vida muito cedo, pois tive como referência na área uma prima que eu sempre admirei, chamada Cleide. Me formei e me transformei na Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), em 2011. Por ser filha de professora, o ambiente e dinâmica escolar marcaram fortemente a minha identidade e referenciais, e desde o início da faculdade estive envolvida com a Psicologia em sua interface com a educação. Na iniciação científica, trabalhei com educação indígena junto ao povo Xakriabá. No mestrado em educação, que realizei também na UFSJ, pesquisei a política de educação inclusiva e os processos de exclusão de pessoas com deficiência na escola. Atualmente, curso doutorado na Unicamp me dedicando ao estudo do racismo e sofrimento psíquico de universitários negros. Sou itajubense e servidora na Unifei desde 2014.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5680552662755330 

Flávia Ludovico de Matos

Psicóloga

E-mail: flaviapsi@unifei.edu.br

(35) 3629 – 1008

CRP 04/34.621

Formada há 10 anos pela Universidade Federal de São João Del Rei, com formação em Gestão de Pessoas e em Psicologia Cognitivo Comportamental. Iniciei minha carreira como servidora pública em prefeituras nas áreas de saúde e educação. Em 2017 fui nomeada no Cefet-MG, onde trabalhei por um ano. Em um processo de redistribuição entrei na Unifei. Tive oportunidades de tentar ir para outras universidades, mas como já tinha morado em Itajubá e gosto muito da cidade, investi todo o meu esforço para entrar na Unifei e trabalho na universidade desde 2018.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1953759414297642

Data de revisão: 31/03/2021