Programa de Educação Tutorial – PET

 

O Programa de Educação Tutorial (PET) é vinculado à Secretaria da Educação Superior – SESu/MEC. Foi criado para apoiar atividades acadêmicas que integram ensino, pesquisa e extensão.

O PET conta com 842 grupos distribuídos entre 121 Instituições de Ensino Superior, distribuídas entre as diferentes áreas do conhecimento e as diversas regiões geográficas do país. De acordo com o estabelecido na Lei nº 11.180/2005, e regulamentado na Portaria MEC nº 976, de 27 de julho de 2010, atualizada pela Portaria MEC nº 434, de 24 de abril de 2013, o PET é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de formações em nível de graduação das Instituições de Ensino Superior do país, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

As atividades extracurriculares que compõem o Programa têm como objetivo garantir aos alunos do curso oportunidades de vivenciar experiências não presentes em estruturas curriculares convencionais, visando a sua formação global e favorecendo a formação acadêmica, tanto para a integração profissional quanto para o desenvolvimento de estudos em programas de pós-graduação.

Para mais informações sobre o Programa (Nacional) PET, acesse a página do MEC.

São objetivos do programa:

I – desenvolver atividades acadêmicas em padrões de qualidade de excelência, mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar;

II – contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação;

III – estimular a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica; IV – formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior no país;

V – estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pautada pela cidadania e pela função social da educação superior;

VI – introduzir novas práticas pedagógicas na graduação; (Incluído pela Portaria MEC nº 343, de 24 de abril de 2013)

VII – contribuir para a consolidação e difusão da educação tutorial como prática de formação na graduação; e (Incluído pela Portaria MEC nº 343, de 24 de abril de 2013)

VIII – contribuir com a política de diversidade na instituição de ensino superior-IES, por meio de ações afirmativas em defesa da equidade socioeconômica, étnico-racial e de gênero. (Incluído pela Portaria MEC nº 343, de 24 de abril de 2013)

Requisitos para o aluno participar do PET:

  • Estar regularmente matriculado como estudante de graduação;
  • Apresentar bom rendimento acadêmico de acordo com os parâmetros fixados pelo colegiado máximo de ensino de graduação da IES;
  • Ter disponibilidade para dedicar vinte horas semanais às atividades do programa.

Requisitos para ser Tutor do PET:

I – pertencer ao quadro permanente da instituição, sob contrato em regime de tempo integral e dedicação exclusiva;

II – ter título de doutor;

III – não acumular qualquer outro tipo de bolsa;

IV – comprovar atuação efetiva em cursos e atividades da graduação por três anos anteriores à solicitação ou à avaliação; e

V – comprovar atividades de pesquisa e de extensão por três anos anteriores à solicitação ou à avaliação.

  • 1º Para fins do disposto nos incisos IV e V do caput: (Redação dada pela Portaria MEC nº 343, de 24 de abril de 2013)

I – a atuação efetiva em cursos e atividades da graduação será aferida a partir de disciplinas oferecidas, orientação de monitoria, iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso, atuação em programas ou projetos de extensão, e participação em conselhos acadêmicos, os quais poderão ser comprovados mediante o currículo lattes documentado do candidato a tutor; e (Incluído pela Portaria MEC nº 343, de 24 de abril de 2013)

II – o período de exercício das atividades comprovadas não necessita ser ininterrupto, de tal forma que professores que tenham se afastado da instituição para realizar estágio ou outras atividades de ensino, pesquisa e extensão não estão impedidos de exercer a tutoria. (Incluído pela Portaria MEC nº 343, de 24 de abril de 2013)

  • 2º Excepcionalmente a bolsa de tutoria poderá ser concedida a professor com titulação de mestre, desde que devidamente justificado pelo CLAA e aprovado pela Comissão de Avaliação. (Redação dada pela Portaria MEC nº 343, de 24 de abril de 2013)

Fonte: MEC e Portaria MEC nº 976, de 27 de julho de 2010, atualizada pela Portaria MEC nº 434, de 24 de abril de 2013, republicada em 31 de outubro de 2013.

Para acessar os editais do PET, clique aqui.

Grupos do PET

PET Administração – Educação e Gestão Empreendedora

O PET Administração UNIFEI, foca na indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão. Com base nos conhecimentos adquiridos no curso de Administração, os alunos membros trabalham como monitores em disciplinas de Empreendedorismo ofertadas aos alunos dos demais cursos da UNIFEI e dão suporte aos professores das escolas públicas no desenvolvimento das técnicas empreendedoras de ensino. Todo esse conhecimento é organizado na forma artigos científicos.

Tutor: Professora Juliana Caminha Noronha

PET Energia, Petróleo, Gás e Meio Ambiente

Tutor: Professor Rogério José da Silva

PET Engenharia Ambiental (Itajubá)

Tutor: Professora Ana Paula Moni Silva

Para mais informações, acesse:

PET Engenharia Ambiental (Itabira)

Tutor: Professor James Lacerda Maia

Para mais informações, acesse:

PET Engenharia Elétrica

O PET Elétrica da Unifei surgiu em 1992 e atualmente conta com um grupo composto por um tutor, 12 bolsistas e 5 não-bolsistas. As atividades requerem dos alunos uma disponibilidade de 20 horas semanais.

Alguns exemplos de atividades realizadas pelo grupo incluem minicursos de MATLAB, o projeto de instalação de uma placa fotovoltaica no Campus da Unifei, monitorias, realização de workshops, entre diversas outras.

Tutor: Professor Thiago Clé de Oliveira

Para mais informações, acesse:

PET Engenharia Mecânica

Tutor: Professor Sebastião Simões da Cunha Júnior

PET Engenharia de Produção

Tutor: Professor Carlos Henrique Pereira Mello

Para mais informações, acesse: site

PET Física e Popularização da Ciência

Tutor: Professor Evandro Augusto de Morais

Para mais informações, acesse:

PET Formação de Professores em Ciências Exatas

O PET – Conexão de Saberes – Formação de Professores em Ciências Exatas surgiu com o objetivo de aprofundar o processo de integração dos cursos de formação de professores da Unifei e, sobretudo, envolver os alunos dos cursos de Física e Matemática Licenciatura em processos qualificados de ensino, pesquisa e extensão utilizando a infraestrutura do Espaço InterCiências. Um ambiente em que se pode aprender ciências de maneira lúdica, no qual foi especialmente projetado para oferecer ao público informação e conhecimento de modo interativo e inovador.

O Espaço InterCiências da Unifei é o centro de divulgação científica da universidade e está vinculado a este grupo PET.

O grupo conta com atividades que enriquecem a formação cultural da comunidade acadêmica da Unifei, com eventos como o CinePET e PETDoc, tendo a oportunidade de se debater acerca de diversos assuntos utilizando como pano de fundo filmes e documentários.

Tutor: Professor Agenor Pina da Silva

Para mais informações, acesse: site

PET Tecnologia em Eletrônica e Computação

Tutor: Professor Egon Luiz Müller Júnior