Discentes

Perguntas frequentes

Para encontrar rapidamente o que procura, sugerimos uso de ferramentas de busca do seu navegador ou uso das telas CTRL + F

 

Quais são as normas ou regulamentos que regem a vida acadêmica do(a) aluno regular matriculado em mestrado ou doutorado na UNIFEI?

Todos os discentes regulares matriculados em programas de pós-graduação stricto sensu da universidade são regidos pela Norma dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UNIFEI. Todos os procedimentos acadêmicos estão descritos nesse documento. Clique aqui para acessá-lo.


Como é possível ficar sabendo das datas importantes ou prazos para as atividades acadêmicas na pós-graduação ?

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação publica anualmente, normalmente no mês de janeiro, o seu calendário didático, disponibilizado aqui. Nele, estão todas as datas e prazos estabelecidos para diversas atividades no ano corrente. O documento é atualizado sempre que necessário, portanto é importante ficar sempre atento às suas atualizações.


Como funciona a matrícula em disciplinas ou atividades para os alunos regulares da pós-graduação da UNIFEI ?

A matrícula em disciplinas/atividades é feita exclusivamente online, pelo próprio aluno, no início de cada semestre. Para se matricular, o aluno regular deve acessar o SIGAA UNIFEI, nos prazos estabelecidos pelo Calendário Didático da Pós-Graduação e se matricular nas disciplinas/atividades que desejar. Essa matrícula, após aprovada. é válida por um semestre. DICA: Sempre que se matricular no SIGAA, salve o comprovante de matrícula apresentado ao final do procedimento!


Como saber se a minha solicitação de matrícula no SIGAA foi aprovada?

As solicitações de matrícula podem ser acompanhadas pelo aluno através do próprio SIGAA. Quando uma matrícula é solicitada seu status é “SUBMETIDA”. Após aprovação, seu status muda para “MATRICULADO(A)”. As matrículas dos alunos que ainda não possuem um Plano de Trabalho de Dissertação ou Tese aprovado e registrado pela secretaria do seu curso são analisadas e aprovadas diretamente pela Coordenação do Programa de Pós-Graduação. Já os alunos regulares que possuem Plano de Trabalho de Dissertação ou Tese aprovado e registrado tem suas matrículas analisadas e aprovadas pelo seu orientador de dissertação ou tese.


Como posso ter acesso aos horários semestrais dos cursos de pós-graduação?

Os horários semestrais com as disciplinas oferecidas pelos cursos de pós-graduação são divulgados pelas secretarias dos programas sempre no início de cada semestre. Essa divulgação é feita através dos sites dos cursos, cuja lista pode ser encontrada aqui.


Sendo aluno regular de mestrado ou doutorado em um determinado curso, é possível cursar uma disciplina ou atividade de outro curso de pós-graduação na UNIFEI?

Sim. No entanto, a análise desta solicitação de matrícula deverá ser aprovada também pela Coordenação do Programa de Pós-Graduação do outro curso, responsável pela disciplina na qual foi manifestado o interesse. Normalmente, as disciplinas cursadas em outro programa são contabilizadas como carga horária optativa do aluno regular.


O que é o Plano de Trabalho de Dissertação ou Tese?

Após o ingresso no programa de pós-graduação, por norma, todo aluno regular precisa submeter à secretaria do seu curso, no prazo máximo de 6 (seis) meses a partir de sua matrícula inicial, o documento chamado Plano de Trabalho de Dissertação ou Tese. É através deste documento que, oficialmente, será registrado: 1. O projeto principal que o aluno regular desenvolverá no curso de pós-graduação, seja sua dissertação (mestrado) ou tese (doutorado); 2. Quem será o docente orientador e/ou coorientador do aluno; dentre outras informações importantes. Todo plano de trabalho, para se tornar válido, precisa ser aprovado pela Assembleia do Programa de Pós-Graduação. Sempre que houver qualquer alteração das informações contidas num plano de trabalho já aprovado, o documento precisa ser re-submetido e reaprovado, durante toda a vida acadêmica do discente no programa de pós-graduação, até a obtenção do seu título. O modelo do plano pode ser obtido aqui.


O que é o Acompanhamento do Plano de Trabalho de Dissertação ou Tese?

É obrigatório a todo aluno regular se matricular, a cada semestre, na atividade chamada “Acompanhamento do Plano de Dissertação” para alunos de mestrado e “Acompanhamento do Plano de Tese” para alunos de doutorado, de acordo com o semestre a ser cursado, enquanto o discente possuir vínculo com o programa de pós-graduação. Exemplo: “Acompanhamento do Plano de Dissertação 1” refere-se ao primeiro semestre de ingresso do aluno; “Acompanhamento do Plano de Dissertação 2” refere-se ao segundo semestre após a data de ingresso do aluno; e assim por diante. Ao final de cada semestre, esta atividade é avaliada por meio de um relatório, cujo modelo é disponibilizado pela secretaria do curso de pós-graduação, o qual deverá ser preenchido em parte pelo aluno, e em parte por seu orientador de dissertação ou tese, caso possua. Se o aluno ainda não possuir plano de trabalho aprovado, ou seja, não possuir orientador formalmente registrado, ele deverá, ainda assim, preencher o relatório e encaminhá-lo à secretaria do seu programa de pós-graduação. O calendário didático anual prevê data limite para entrega do relatório de acompanhamento semestral, portanto é importante estar atento, visto que o relatório recebe nota e é passível de reprovação. 


Como obter informações quanto à bolsas de mestrado ou doutorado, auxílios ou recursos financeiros na pós-graduação da UNIFEI?

O setor responsável por assuntos relativos a bolsas de estudo e recursos financeiros a estudantes da pós-graduação da UNIFEI é a CFB – Coordenação Financeira e de Bolsas da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.


O que é a Proficiência em Língua Estrangeira e quando ela é necessária?

A Proficiência em Língua Estrangeira é uma atividade obrigatória a todos os alunos regulares dos programas de pós-graduação stricto sensu. Cada programa define seu próprio regulamento quanto aos critérios mínimos exigidos em proficiência, seja com relação aos tipos de exame aceitos, qual a pontuação mínima para aprovação do aluno na atividade, dentre outros. Não há um período específico para apresentação da comprovação da proficiência em língua estrangeira e a matrícula nesta atividade pode ser realizada há qualquer momento durante o curso, desde que anteriormente à defesa final de dissertação ou tese, para a qual ela é pré-requisito obrigatório. A entrega do resultado do exame de proficiência deve ser feita à secretaria do programa de pós-graduação.


O que é o Exame de Qualificação nos cursos de mestrado ou doutorado?

A contar da data de seu ingresso no programa de pós-graduação stricto sensu, o aluno de mestrado tem 18 meses (3 semestres) e o de doutorado tem 30 meses (5 semestres) para realizar o Exame de Qualificação de Dissertação ou Tese. Se o referido prazo não for respeitado, será computada reprovação na atividade Qualificação. A solicitação de banca de qualificação deve ser feita com, pelo menos, 30 dias de antecedência à data de realização da mesma, à coordenação do programa de pós-graduação, mediante preenchimento de formulário online específico pelo discente e orientador. Todas as bancas de qualificação pública aprovadas para serem realizadas na pós-graduação stricto sensu da UNIFEI são divulgadas na Agenda de Defesas da PRPPG. Atenção! Nem todos os programas tem a qualificação de dissertação ou tese como obrigatória. Sugerimos que a necessidade em qualificar o projeto seja verificada com as secretarias ou coordenações dos cursos. Para outras informações sobre o Exame de Qualificação, acesse a Norma de Programas de Pós-Graduação da UNIFEI.


O que preciso fazer para realizar minha defesa final de dissertação ou tese?

Para solicitar a defesa de dissertação ou tese é necessário que o aluno regular tenha cumprido todos os requisitos obrigatórios para conclusão do curso. A solicitação deve ser feita com, pelo menos, 30 dias de antecedência à data de realização da banca, à coordenação do programa de pós-graduação, mediante preenchimento de formulário online específico pelo discente e orientador. Todas as bancas de defesa pública aprovadas para serem realizadas na pós-graduação stricto sensu da UNIFEI são divulgadas na Agenda de Defesas da PRPPG.

 


É possível trancar disciplinas ou atividades em que estou matriculado?

Somente é possível trancar disciplinas, não atividades. O trancamento é possível se você é aluno regular do programa de pós-graduação, não sendo permitido aos alunos da modalidade Matrículas em Disciplinas Isoladas. Para os alunos regulares, o trancamento é autorizado desde que solicitado em período definido pelo Calendário Didático da PRPPG, normalmente em até 4 semanas após o início das aulas. Toda solicitação de trancamento deve ser feita através do SIGAA, e precisa ser aprovada pela coordenação do programa de pós-graduação para ser efetivada. É possível acompanhar a solicitação de trancamento através do próprio SIGAA. Na dúvida, consulte sempre o seu histórico escolar. Recomenda-se o uso do navegador Mozila Firefox para realização de trancamento no SIGAA.