Acordos Internacionais

A DRI proporciona aos estudantes, professores e pesquisadores oportunidades para o aperfeiçoamento de habilidades e competências no âmbito das redes internacionais de ensino, pesquisa e extensão com as quais a UNIFEI mantém acordos de cooperação técnico-acadêmica.

A abordagem colaborativa da Universidade Federal de Itajubá na internacionalização é formalizada através de acordos entre entidades e países em todo o mundo.

Nossas parcerias de sucesso são baseadas em fortes conexões entre instituições e guiadas pelo conhecimento e pelos professores, servidores e alunos da universidade. Uma das prioridades da Universidade Federal de Itajubá é a de desenvolver sua presença internacional, alcançada em parte pela colaboração com outras instituições de excelência.

Nós o convidamos a enviar um pedido de parceira e/ou contatar diretamente a Diretoria de Relações Internacionais (DRI) para discutir seus interesses em estabelecer um acordo internacional através de um de nossos endereços eletrônicos:

relacoesinternacionais@unifei.edu.br

internacional.acordos@unifei.edu.br

Nossos acordos internacionais abrangem uma ampla variedade de atividades. Entre elas, destacamos os programas de mobilidade acadêmica, que oferecem aos alunos da UNIFEI a oportunidade de realizar um intercâmbio nas universidades parceiras. Há também os acordos que não envolvem programas de intercâmbio, apenas projetos de pesquisas entre professores e pesquisadores de ambas instituições. De maneira geral, a DRI possui as seguintes modalidades de acordo:

Memorando de Entendimento (MOU) ou Protocolo de Intenções

Trata-se de uma declaração de intenções, uma base para qualquer colaboração futura. Este documento não especifica condições para uma colaboração planejada. Para se obter uma colaboração concreta, é necessário firmar acordos específicos de colaboração.

Acordo de Parceria Estratégica

Um acordo cooperativo mais robusto que o Memorando de Entendimento e que reconhece e aprofunda formalmente uma parceria institucional, detalhando mais sobre o suporte colaborativo e as atividades acadêmicas.

Acordo de Parceria de Pesquisa

Um acordo que especifica campos de conhecimento em comum para desenvolvimento de pesquisas em conjunto e atividades envolvendo estudantes, servidores e/ou professores em pesquisas, palestras, oficinas e intercâmbio de dados de pesquisa em geral.

Acordo de Mobilidade Estudantil

Um acordo bilateral ou multilateral que detalha sobre o intercâmbio de estudantes entre os parceiros em apoio ao ensino e pesquisa internacionalmente integrados.

Acordo de Programa Acadêmico Conjunto (Graduação Sanduíche)

Um acordo bilateral com uma universidade parceira que facilita o progresso acadêmico para formação de graduação dupla ou integrada. Programas de formação acadêmica em conjunto são definidos pelo número de anos que o estudante irá comparecer em cada instituição (p.e. 2+2 ou 3+1+1).

Acordo de Cotutela

Um acordo bilateral para facilitar que estudantes de doutorado realizem cursos e conduzam pesquisas em ambas as instituições. A tese de doutorado é supervisionada de forma conjunta por ambas as instituições e, ao completar os requisitos de formação nas duas, o estudante recebe dois diplomas.

Acordo de Encaminhamento

Um acordo bilateral de parceria com colegiais, escolas técnicas e universidades que define critérios de admissão e equivalência de disciplinas para facilitar o progresso acadêmico dos estudantes e a obtenção de um diploma na Universidade Federal de Itajubá.

Integram o quadro de instituições parceiras da DRI os seguintes países: