Aplicação

MOBILIDADE – Informações Gerais Estudante Estrangeiro

A UNIFEI recebe estudantes estrangeiros através de Programas de Mobilidade e de Convênios de Cooperação, estabelecidos com outras universidades. Os alunos podem frequentar de um a três semestres acadêmicos no Brasil. O Grau é atribuído pela universidade de origem, sendo emitido um histórico escolar com o aproveitamento de disciplinas cursadas. Podem participar do intercâmbio estudantes de Graduação e de Pós-graduação, regularmente matriculados em instituição estrangeira de nível superior. Não é necessário que a instituição estrangeira tenha acordo com a UNIFEI.

Requisitos para a candidatura do aluno estrangeiro na UNIFEI:

  • Estar regularmente matriculado em instituição estrangeira de nível superior que tenha acordo de cooperação com a UNIFEI;
  • Ter proficiência oral e escrita em português, que o permita acompanhar as aulas na UNIFEI.

Após atender aos requisitos mencionados acima, a instituição parceira deve encaminhar à SRI, os seguintes documentos do estudante:

 

Datas para recebimento da documentação na SRI:

  • 15 de Novembro – para iniciar a mobilidade no primeiro semestre (março a julho);
  • 15 de Maio – para iniciar a mobilidade no segundo semestre (agosto a dezembro).

A DRI não poderá dar garantia a efetivação de matrícula do aluno que apresentar documentação fora do prazo.

 

Endereço para envio da documentação:

Universidade Federal de Itajubá

Diretoria de Relações Internacionais

Av. BPS, 1303 Bairro Pinheirinho

CEP: 37500-903- Itajubá MG – Brasil

 

Aceite na UNIFEI

A DRI emitirá a CARTA DE ACEITE da UNIFEI para os estudantes que atenderem a todos os requisitos mencionados anteriormente e que tenha enviados os documentos no prazo. A carta de aceite será encaminhada diretamente para o Escritório de Relações Internacionais da universidade de origem do estudante. Com a carta de aceite da UNIFEI, o aluno deverá providenciar o VISTO DE ESTUDANTE – ITEM IV junto ao serviço consular brasileiro mais próximo em seu país de origem. A UNIFEI não aceita alunos de mobilidade acadêmica que não tenham o visto de estudante.