[OPORTUNIDADE PESQUISA] Novas Chamadas do Programa Horizonte 2020

A DRI divulga oportunidades para pesquisadores desenvolverem pesquisas com instituições europeias.

A UE promove a cooperação internacional em pesquisa e inovação (P&I) por meio do programa Horizonte 2020. Este é o maior programa de pesquisa e inovação da UE com cerca de 80 milhões de euros de financiamento disponíveis ao longo de 7 anos (2014 a 2020).

Para 2020, último ano do programa, há 11 bilhões de euros para cobrir diversas áreas de P&I com mais de 40 chamadas prioritárias de cooperação internacional. Tal programa promete mais descobertas e inovações ao levar grandes ideias do laboratório para o mercado.

As principais áreas de interesse para cooperação envolvem: pesquisa marinha, saúde, transporte e aviação, espaço, nanotecnologia, urbanização sustentável, energias renováveis, TICs, pesquisa ambiental e inovação.

Esta é uma boa oportunidade para Pesquisadores ativos do Brasil, doutorando, que estão realizando pesquisas em universidades, institutos ou centros de pesquisa brasileiros terem o contato com pesquisadores de Instituições Europeias, a fim de estimular novas parcerias e articulações referentes às Novas Chamadas do Programa Horizonte 2020.

Para mais informações, clique aqui.