Perguntas Frequentes

1. O que é o programa de mobilidade internacional (intercâmbio estudantil)?

É um programa exclusivo para alunos devidamente vinculados à Unifei. Os alunos que participam desse programa podem realizar estudos numa instituição estrangeira conveniada pelo período de 1 a 2 semestres acadêmico ou obter o duplo diploma conforme o referente acordo.

2. Quais são os pré-requisitos para participar da mobilidade?

Consulte a Norma de Mobilidade Acadêmica Internacional Unifei – Art. 8º, na página Mobilidade Acadêmica da SRI.

3. Receberei algum auxílio da Unifei?

Conforme acordos de cooperação entre a Unifei e as instituições estrangeiras, o aluno brasileiro tem isenção de taxas acadêmicas nas universidades estrangeiras. Porém, algumas instituições limitam as vagas. No caso do número de candidatos ser superior ao número de vagas, haverá um processo seletivo feito pela SRI. O aluno fica responsável pelo pagamento das despesas de alojamento, passagem aérea, transporte local, alimentação, entre outras despesas pessoais.

Lembrando que o aluno terá que pagar as despesas de alojamento, passagem aérea, transporte local, alimentação, etc.

4. Há algum programa de bolsa para realizar intercâmbio no exterior na graduação?

Acesse o link

5. Quanto gastarei por mês para realizar o intercâmbio?

Os custos mensais variam conforme a cidade e país. As capitais e cidades grandes geralmente possuem um custo elevado. Antes de viajar pesquise sobre o custo de vida do local e se possível pergunte a algum aluno que já morou na cidade pretendida.

6. Como é o procedimento de inscrição no programa de mobilidade estudantil?

Entre em contato com a Secretaria de Relações Internacionais.

7. O que devo providenciar após a chegada da minha carta de aceitação.

Após receber a carta de aceitação o aluno deve providenciar o visto de estudo diretamente no consulado do país pretendido. Cada consulado tem sua própria lista de documentos a serem apresentados, pelo aluno, para a emissão do visto. O aluno também deve providenciar o seguro saúde e cumprir todos os procedimentos solicitados pela instituição de acolhimento.

8. Quem deve solicitar o visto de estudo? O aluno ou a Unifei?

O Visto de estudo é responsabilidade do aluno. Mesmo antes da carta de aceitação chegar, o aluno pode obter informações no site do consulado do país de acolhimento e dar início aos procedimentos para a obtenção do visto. Lembre-se que para obter o visto de estudo é necessário ter o passaporte.

9. Onde solicito o passaporte?

O passaporte é emitido pela Polícia Federal. Acesse o site da Polícia Federal para mais informações: http://www.pf.gov.br/servicos/passaporte

10. Quando devo comprar a minha passagem?

Recomendamos que os alunos só comprem a passagem ao receberem a carta de aceitação, pois até a chegada da mesma o seu intercâmbio ainda não foi confirmado.

11. Estou no exterior e quero ficar mais 1 semestre. Como devo proceder?

O aluno deve entrar em contato com a SRI e pedir o formulário de Renovação da Mobilidade que consiste em refazer o plano de estudos para mais 1 semestre. Esse novo plano será analisado pelo Coordenador de Curso e caso ele esteja de acordo o aluno estará apto a permanecer no exterior.

12. Como devo proceder no retorno para a Unifei?

O aluno deve trazer, caso seja possível, o histórico das disciplinas cursadas no exterior mais a ementa e dar entrada junto a Coordenação do Curso para dar procedimento à validação das disciplinas. Algumas universidades não entregam essa documentação aos alunos, e sim enviam para a SRI. Quando essa documentação chegar, entraremos em contato com os alunos.

13. Como faço para validar as disciplinas realizadas no exterior?

Para validar as disciplinas realizadas no exterior, o aluno deve apresentar à Pro-Reitoria de Graduação (PRG):

  • Formulário de Aproveitamento de Estudos realizados no Exterior;
  • Cópia do histórico escolar emitido pela instituição estrangeira, acompanhado da via original;
  • Comprovante dos conteúdos das disciplinas cursadas, preferencialmente em inglês;
  • Documento emitido pela instituição estrangeira que comprove, em horas ou hora/aula, a carga da disciplina e os critérios para aprovação;
  • O coordenador deverá processar a equivalência concedida no histórico do aluno (Portal Acadêmico) e devolver o processo à PRG, que encaminhará para arquivo na DRA.