Validação de Documento Traduzido

A Diretoria de Relações Internacionais – DRI disponibiliza, tanto para o corpo discente como para o corpo docente da UNIFEI, a Validação de Documento Traduzido, atestando a veracidade da tradução para a língua inglesa dos seguintes documentos emitidos por órgãos internos e externos.

Abaixo encontram-se modelos em Inglês dos seguintes documentos:

  1. Histórico Escolar
  2. Atestado de matrícula de graduação e de pós-graduação
  3. Atestado de previsão de formatura
  4. Atestado de previsão de obtenção do grau de mestre ou doutor
  5. Atestado de conclusão de graduação
  6. Atestado de conclusão de pós-graduação, acusando a defesa do trabalho
  7. Atestado de participação em projetos de pesquisa e afins
  8. Declaração de Vínculo
  9. Diploma
  10. Relatório de Índices Acadêmicos

Não compete à Diretoria de Relações Internacionais a tradução destes documentos, ficando a responsabilidade pela versão do documento em língua inglesa por conta da pessoa interessada.

Portaria Nº 1.083

 

Atenção Universitários:

Aos alunos que desejam participar dos programas de Mobilidade Acadêmica, ou outra atividade que necessite do Histórico Escolar UNIFEI, a DRI oferece no item Monte o seu Histórico, um modelo desse documento e também a tradução, em inglês, das grades mais recentes dos cursos da nossa Universidade, nos Campi de Itajubá e de Itabira.

 

Procedimentos para a Validação:

Para a validação de documentos traduzidos em Inglês, o interessado deverá enviar os seguintes documentos para relacoesinternacionais@unifei.edu.br (Itajubá) ou sci.itabira@unifei.edu.br (Itabira)

  • Documento original;
  • Documento traduzido.

O documento a ser validado passará primeiro por uma análise de formatação (revisão técnica), devendo estar adequadamente preenchido conforme os modelos disponibilizados pela DRI.

Caso haja algum problema na formatação, o documento será devolvido ao solicitante para que faça as devidas adequações.

Se o documento estiver corretamente preenchido, ele será encaminhado para a validação.

Caso haja algum problema com a tradução para a língua inglesa, o documento será devolvido ao solicitante para as devidas adequações.

No caso de devolução do documento sem a validação, o interessado deverá fazer nova solicitação.

 

Prazos:

O prazo para a revisão técnica e a validação é de até 10 (dez) dias úteis, para cada documento, a contar da data de solicitação e preenchimento do protocolo.

Quando houver a devolução de documento, por quaisquer problemas, o prazo passará a ser contado a partir da nova solicitação de validação.

 

Consulta de Documento via SIPAC

Concluído o processo de validação, será emitido um documento via Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC). As informações detalhadas deste documento serão enviadas para o e-mail do aluno interessado.

OBS: O documento só estará disponível para visualização pelo aluno no SIPAC após assinatura do responsável pela validação.

Com os detalhes do documento em mãos, siga o procedimento abaixo:

    • Acesse a página inicial do SIPAC: https://sipac.unifei.edu.br/sipac/
    • Entre com o Login Institucional (mesmo utilizado para acessar o SIGAA Discente).
    • Concluído o login, acesse diretamente o seguinte link: https://sipac.unifei.edu.br/sipac/protocolo/consulta/consulta_documento.jsf
    • Preencha o Protocolo do documento e faça a busca. O documento encontrado aparecerá ao final da página.
    • Selecione o ícone de lupa: uma nova guia será aberta em seu navegador.
    • Ao fim dessa nova guia, encontra-se o botão “Visualizar Documento”, pelo qual é possível ter acesso ao documento na íntegra.

Para instruções mais detalhadas do procedimento, confira o tutorial completo.

 

Serviço:

 

Horário de atendimento da DRI:

De segundas a sextas-feiras

Das 08:00 às 12:00 e das 13:30 às 17:00

email:relacoesinternacionais@unifei.edu.br

 

Horário de atendimento da CRI:

De segundas a sextas-feiras

Das 07:30 às 11:00 e das 13:30 às 16:30