Programa de Estudantes – Convênio de Graduação

O Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) oferece oportunidades de formação superior a cidadãos de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais. Desenvolvido pelos ministérios das Relações Exteriores e da Educação, em parceria com universidades públicas e particulares, o PEC-G seleciona estrangeiros, entre 18 e preferencialmente até 23 anos, com ensino médio completo, para realizar estudos de graduação no país. O aluno estrangeiro selecionado cursa gratuitamente a graduação. Em contrapartida, deve atender a alguns critérios, entre eles, o compromisso de regressar ao seu país e contribuir com a área na qual se graduou.

Os estudantes do PEC-G em universidades federais podem receber bolsas de estudo do Governo brasileiro em alguns casos específicos. Há 2 tipos de bolsa concedidas diretamente pelo Ministério de Relações Exteriores, pelo período de um semestre (seis meses), passível de renovação. São elas:

  • Bolsa Mérito: concedida a estudantes-convênio que apresentem notável rendimento acadêmico. Além de bolsa mensal, o bolsista Mérito recebe passagem aérea de retorno ao seu país, após o término da graduação.
  • Bolsa Emergencial: concedida em caráter extraordinário, nos casos em que o estudante se veja em situação de extrema dificuldade financeira de ordem imprevista. Obtenha mais informações.

O MEC também concede bolsas de estudo para estudantes do PEC-G de universidades federais. Trata-se do Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior (Promisaes). Essa modalidade de bolsa pode ser requerida diretamente na universidade.

Contato:
(35) 3629- 1965
dae@unifei.edu.br