Núcleo de Acessibilidade e Inclusão

O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão – NAI da Unifei foi criado em 2014, com o objetivo promover ações que viabilizem o acesso de alunos com deficiência a todas as atividades oferecidas pela universidade. Composto por uma equipe multidisciplinar, o NAI atua na inclusão de alunos com os diversos tipos de deficiência, com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Altas Habilidades e Superdotação, no âmbito dos cursos de graduação e pós-graduação. Além de realizar ações nos segmentos de ensino, pesquisa e extensão, o NAI também visa elaborar políticas e práticas de apoio à acessibilidade e inclusão dos técnicos administrativos e docentes com deficiência.

O NAI/Unifei tem um espaço próprio no campus de Itajubá e um no de Itabira.

As linhas de frente principais de trabalho do Núcleo, hoje, são:

• Articular informações e ações, no âmbito da universidade, no que se refere às culturas, políticas e práticas de inclusão, de modo a identificar e superar barreiras enfrentadas pelas pessoas com deficiência e por aqueles que com estas convivem;
  • Sistematizar ações de apoio pedagógico às Unidades acadêmicas como forma de orientar a todos no tocante a perspectiva inclusiva, conforme previsto em Lei;
  • Coordenar o serviço de apoio de tradutores – intérprete de Libras;
  • Desenvolver atividades relacionadas a extensão e pesquisa;
  • Promover encontros de formação para a comunidade acadêmica e eventos especializados na temática da inclusão, por meio dos quais o NAI coloca os participantes em contato com profissionais e pesquisadores atuantes na área de inclusão.

EQUIPE NAI

Itajubá:

Coordenadora: Profa. Dra. Paloma Alinne Almeida Rodrigues (docente)

Comunicação: Profa. Ms. Betânia Mafra (docente)

Orientação Pedagógica: Ms. Cibele Cunha (pedagoga)

Administração: Eliane Fowler (Stae)

Estagiário Itajubá: Matheus Rufino (SI)

Itabira:

Administrativo: Aparecida Jacomé (Stae)

Orientação Pedagógica: Ana Amélia Souza (pedagoga)

Apoio técnico: Maxwell de Souza (Stae)

Como nos encontrar?

Campus Itajubá: Prédio localizado atrás do Ginásio Poliesportivo, antigo “Postinho”.

Telefone: (35) 3629 – 1962

Campus Itabira: Prédio 1 – 1° Andar – 828