Novo editor do WordPress

O site da UNIFEI utiliza o WordPress como plataforma. Desde a versão 5.0 o WordPress passou a utilizar o Gutenberg como editor padrão de conteúdo.

Como o novo editor do WordPress funciona

O novo editor, chamado de Gutenberg, é baseado em blocos de conteúdo. Estes blocos podem ser qualquer coisa: um parágrafo, lista, tabela, imagem, título.

Experimente o novo editor no site do WordPress e veja do que ele é capaz.

­Você pode usar apenas um único bloco de conteúdo e fazer tudo nele como era antes, para isto basta usar um bloco de parágrafo no modo clássico conforme a imagem.

Contudo utilizar diversos blocos irá te proporcionar mais recursos tais como:

Adicionar blocos

Um bloco pode ser adicionados de diversas formas:

Botão de adição de blocos localizado na parte superior do editor

1

Clicando na bolinha com sinal de + no na parte superior do editor

2

Ao posicionar o mouse na linha da extremidade superior do bloco, uma bolinha com sinal de + aparecerá na sua parte superior. Ao clicar nela um novo bloco será adicionado antes deste.

Botão de adição de blocos localizado na extremidade superior de um bloco
Botão de adição de bloco localizado no menu de contexto situado acima de um  outro bloco.

3

Ao clicar dentro de um bloco, um ícone de três pontos dispostos verticalmente, clicando neste ícone, um menu de contexto se abrirá com opções de adição de blocos acima ou abaixo deste.

Remover Blocos

Para remover um bloco, clique dentro dele e depois acesse o menu de contexto que aparecerá em um dos cantos superiores, cujo o ícone são três pontos verticais, e selecione a opção “Remover Bloco”

Movimentação de um bloco

Ao se passar o mouse na extremidade esquerda de um bloco, aparecerá alguns botões (setas) de controle com as quais será possível mover todo o bloco de conteúdo para cima ou para baixo de outros blocos de conteúdo.

Botão de movimentação do bloco para cima ou para baixo localizado na extremidade esquerda

­Melhor posicionamento

­Com os novos elementos de conteúdo, como mídia e texto, coluna, espaçador, etc., disponíveis possível ter mais controle no posicionamento do conteúdo.

Mídia e Texto

Este é um exemplo de como do componente “Mídia e Texto” onde é possível ter duas colunas, uma com uma imagem e outra com um título e um parágrafo, por exemplo.

 

 

 

 

 

Outro elemento é o componente “Colunas” que possibilita a divisão do conteúdo em duas colunas de texto de de outros conteúdos.

E em cada coluna você pode adicionar diversos tipos de conteúdo:

  1. Títulos
  2. Parágrafos
  3. Listas
  4. Imagens
  5. Tabelas

Menos cliques

Todo elemento sobre o qual você clicar, suas propriedades dele irão aparecer na barra lateral direita. Nela você poderá configurar detalhes do elemento de forma simples e intuitiva.

­Mais intuitivo

O sistema de blocos deixa o visual mais limpo e organizado e dispõe à mão as principais características dos elementos no momento que se clica sobre eles.

 

 


Mais informações também em www.icloud.com.br.